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Alimentos saudáveis que a liberar hormônios da felicidade

Durante anos, pesquisadores trataram o que comemos com um papel importante em nossas emoções e, de fato, a Ciência provou que o que colocamos em nossa boca afeta o modo como nos sentimos. Certos alimentos são reconfortantes, outros servem como fonte de prazer e têm o poder de melhorar o humor e aumentar a felicidade.

Em 2008, pesquisadores da Universidade da Califórnia revisaram 160 estudos sobre como a comida afeta o cérebro e determinaram que uma dieta balanceada, juntamente com exercícios, pode combater distúrbios mentais, como a depressão.

O que acontece é que ingerir certos alimentos faz com que nosso organismo libere hormônios naturais responsáveis pela felicidade. Um exemplo são as comidas picantes, como pimentas ricas em capsaicinas, um princípio que causa sensação de euforia. Além disso, elas estimulam as terminações nervosas da língua, intensificando a produção de endorfina, o hormônio do prazer.

Como não é todo mundo que gosta de comidas picantes, selecionamos outros alimentos e substâncias apontados pela Ciência como ótimos veículos de felicidade. Confira:

Espinafre

O Journal of Physiology explica porque esse vegetal folhoso pode considerado um aliado da felicidade. Segundo o periódico, por conter ácido fólico e potássio, o espinafre ajuda a aliviar a depressão e a reduzir a tristeza. Quando esses elementos faltam no organismo, há chances de a pessoa apresentar fadiga e apatia.

Bananas



Além de serem ricas em potássio, as bananas também estão cheias de triptofano, um produto químico do cérebro que ajuda a regular o humor. As banana também são ricas em vitamina B6, bem como fibras, vitamina C, magnésio e potássio. A falta de B6, por exemplo, causa irritabilidade e insônia.

Cogumelos

Baixos níveis de vitamina D têm sido associados à depressão e mau humor, de acordo com um estudo da Universidade de Melbourne. Por isso, é interessante acrescentar cogumelos na alimentação, pois eles são surpreendentemente ricos nessa vitamina.

Chá verde



A teanina, aminoácido presente na bebida, está relacionada com a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade. Seu benefício já ficou comprovado por um estudo japonês que descobriu que o estresse psicológico era menor em indivíduos que bebiam cinco ou mais xícaras de chá verde por dia.

Mel

O mel tem uma ação calmante e melhora a função da serotonina no cérebro. Ele é uma ótima alternativa ao chocolate para mulheres que sofrem de TPM, pois ele ajuda a reduzir a irritação típica do período pré-menstrual.

Chocolate amargo



O cacau presente no chocolate amargo é rico em magnésio, essa substância contribui para o balanço químico do cérebro e é associada à felicidade.

Açafrão

De acordo com um estudo publicado na revista científica American Journal of Geriatric Psychiatry, incluir o açafrão-da-Índia todos os dias na alimentação contribui significativamente com o bem-estar humano, e tudo graças ao seu alto poder antioxidante. A especiaria também contém curcumina, um composto ativo que aumenta o humor e combate a depressão.

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