Todos sabem que para seguir com sucesso na área de vendas a inovação é imprescindível. Permanecer na rotina e na zona de conforto dificilmente irá fazer você vender mais. Existem diversas opções para quem pretende sair da comodidade. Desde uma equipe verdadeiramente preparada até o investimento em novos horizontes para o seu negócio, até treinamentos para o seu time e em pessoas qualificadas para o serviço.
A vontade de mudar já é um importante primeiro passo. Para ajudar com que você repare seus métodos que não vem dando muito certo, trouxemos 3 regras que são indispensáveis para o mercado de trabalho de vendas.
Você deve realmente conhecer sobre o produto que está vendendo, ter uma profunda noção do que é o seu material e quais os benefícios que ele trará ao consumidor. Para assim, ter discernimento do que você está oferecendo ao público.
A partir do momento que o seu cliente desconfia do produto que você está oferecendo, geralmente é porque sua relação como vendedor não está passando a devida credibilidade. E isto é um dos erros mais comuns entre os vendedores. Pesquisar e estudar a área em que se trabalha, a de vendedor, e sobre o produto que se vende, nunca é demais, com certeza, seguindo essas dica, você irá deslanchar nas vendas e vender mais.
No entanto, conhecer apenas o seu produto não é o suficiente. Também é de extrema importância saber com quem você está conversando, que público deseja atingir. Para isso, você possui dois meios: o seu público-alvo e a persona.
Mas o que seria isso? Bem, o seu público-alvo é um grupo de pessoas das quais o seu produto pode interessar, para você saber para quem está oferecendo a venda. Relatando sua faixa de idade, seus interesses, área de profissão, etc. No entanto é um grupo, logo, muito mais abrangente. Então nem sempre atingirá sucesso completo.
A persona é um termo utilizado na área de marketing que se refere a uma personalidade específica fictícia que também demonstrará o seu público de interesse. No entanto, ela será muito menos abrangente. Iremos dar um exemplo para você entender a diferença:
Público Alvo:
Homens, de 20 à 40 anos, trabalham na área de marketing, possuem renda entre R$1,500 e R$3,000, praticam esportes.
Persona:
André, 25 anos, consultor de marketing em uma grande empresa, possui renda de R$2,000, surfa nos finais de semana e sonha em casar e ter dois filhos.
Perceberam a diferença? Fica muito mais fácil conquistar um público que você realmente conhece. Com ele, você saberá desenvolver as melhores formas de abordá-lo. Além de o entendê-lo, você deve ter simpatia com o mesmo e, assim, conseguirá vender mais.
Lembre-se daquela máxima, de que o cliente sempre está certo, e que você depende dele para atingir o sucesso. Pois sozinho você provavelmente ficará no mesmo patamar financeiro. Crie um vínculo com o seu comprador e fornecedores também, a partir dessa relação, você conquistará a confiança e ganhará credibilidade e respectivamente sua empresa também.
A Programação Neurolinguística, ou PNL, foi desenvolvida por Richard Bandler e John Grindernos nos Estados Unidos, nos anos 70 e está em uso até os dias de hoje. Se trata de um conjunto de técnicas e ferramentas que abrangem comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia. A PNL é sobre compreender os nossos processos, nos conhecermos profundamente, entender o funcionamento da nossa mente e a partir dela, programar um melhor funcionamento de si mesmo.
Mas no que isso me ajuda a vender mais? Bom, a partir dos seus erros você descobre os seus possíveis acertos. As suas melhorias, ou seu melhor desempenho profissional, vêm com a percepção das mudanças que devem ser feitas das ações que você fazia errado. Quanto melhor você se conhecer, melhor você saberá lidar consigo mesmo e potencializar suas qualidades. Se um líder de vendas é alguém capaz, seus negócios tendem a ser um sucesso em todos os sentidos.
Mas como aplicar PNL? Então, para quem se interessa realmente no assunto existem até mesmo cursos com dicas valiosas para aprender a lidar com a técnica. Mas, de maneira mais superficial, iremos lhe ajudar hoje a entender a importância de implantar a PNL na sua rotina.
Você deve lembrar que a Programação Neurolinguística é dividida em três áreas, sendo elas; a linguagem, a fisiologia e os processos cognitivos. A junção delas é extremamente importante e uma depende da outra, logo, quando uma é afetada as outras também são. Se a partir da linguagem eu lhe falar sobre chocolate, você irá não só pensar nele, você pode pensar em diferentes tipos de chocolate, marcas e sabores e até mesmo ficar com fome. Isso acontece porque um processo ativado “chamará” o outro.
A partir de exercícios, testes e experiências você consegue aumentar a sua percepção sobre si mesmo. Com a PNL você descobre o porquê suas ações são do jeito que são, como aquele comportamento se estrutura. E com essa informação, você consegue mudar esses comportamentos, te levando a melhora no desempenho. Conseguindo ainda estimular sua equipe e ser um líder melhor.
Tudo com PNL se trata de percepção, da sua vida e do seu comportamento e também do outro. E a partir do momento que você enxerga a estrutura do comportamento do seu cliente você irá entender melhor suas questões e necessidades, o ajudando e resolvendo o problema do seu consumidor. E claro, irá vender mais.