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Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.

aprenda a vender mais

Todos sabem que para seguir com sucesso na área de vendas a inovação é imprescindível. Permanecer na rotina e na zona de conforto dificilmente irá fazer você vender mais. Existem diversas opções para quem pretende sair da comodidade. Desde uma equipe verdadeiramente preparada até o investimento em novos horizontes para o seu negócio, até treinamentos para o seu time e em pessoas qualificadas para o serviço.

A vontade de mudar já é um importante primeiro passo. Para ajudar com que você repare seus métodos que não vem dando muito certo, trouxemos 3 regras que são indispensáveis para o mercado de trabalho de vendas.

Conheça o produto

Você deve realmente conhecer sobre o produto que está vendendo, ter uma profunda noção do que é o seu material e quais os benefícios que ele trará ao consumidor. Para assim, ter discernimento do que você está oferecendo ao público.

A partir do momento que o seu cliente desconfia do produto que você está oferecendo, geralmente é porque sua relação como vendedor não está passando a devida credibilidade. E isto é um dos erros mais comuns entre os vendedores. Pesquisar e estudar a área em que se trabalha, a de vendedor, e sobre o produto que se vende, nunca é demais, com certeza, seguindo essas dica, você irá deslanchar nas vendas e vender mais. 

Entenda o público-alvo

público alvo

No entanto, conhecer apenas o seu produto não é o suficiente. Também é de extrema importância saber com quem você está conversando, que público deseja atingir. Para isso, você possui dois meios: o seu público-alvo e a persona.

Mas o que seria isso? Bem, o seu público-alvo é um grupo de pessoas das quais o seu produto pode interessar, para você saber para quem está oferecendo a venda. Relatando sua faixa de idade, seus interesses, área de profissão, etc. No entanto é um grupo, logo, muito mais abrangente. Então nem sempre atingirá sucesso completo.

A persona é um termo utilizado na área de marketing que se refere a uma personalidade específica fictícia que também demonstrará o seu público de interesse. No entanto, ela será muito menos abrangente. Iremos dar um exemplo para você entender a diferença:

Público Alvo:

Homens, de 20 à 40 anos, trabalham na área de marketing, possuem renda entre R$1,500 e R$3,000, praticam esportes.

Persona:

André, 25 anos, consultor de marketing em uma grande empresa, possui renda de R$2,000, surfa nos finais de semana e sonha em casar e ter dois filhos.

Perceberam a diferença? Fica muito mais fácil conquistar um público que você realmente conhece. Com ele, você saberá desenvolver as melhores formas de abordá-lo. Além de o entendê-lo, você deve ter simpatia com o mesmo e, assim, conseguirá vender mais.

Lembre-se daquela máxima, de que o cliente sempre está certo, e que você depende dele para atingir o sucesso. Pois sozinho você provavelmente ficará no mesmo patamar financeiro. Crie um vínculo com o seu comprador e fornecedores também, a partir dessa relação, você conquistará a confiança e ganhará credibilidade e respectivamente sua empresa também.

Aplique PNL

A Programação Neurolinguística, ou PNL, foi desenvolvida por Richard Bandler e John Grindernos nos Estados Unidos, nos anos 70 e está em uso até os dias de hoje. Se trata de um conjunto de técnicas e ferramentas que abrangem comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia. A PNL é sobre compreender os nossos processos, nos conhecermos profundamente, entender o funcionamento da nossa mente e a partir dela, programar um melhor funcionamento de si mesmo.

Mas no que isso me ajuda a vender mais? Bom, a partir dos seus erros você descobre os seus possíveis acertos. As suas melhorias, ou seu melhor desempenho profissional, vêm com a percepção das mudanças que devem ser feitas das ações que você fazia errado. Quanto melhor você se conhecer, melhor você saberá lidar consigo mesmo e potencializar suas qualidades. Se um líder de vendas é alguém capaz, seus negócios tendem a ser um sucesso em todos os sentidos.

Como aplicar PNL

Mas como aplicar PNL? Então, para quem se interessa realmente no assunto existem até mesmo cursos com dicas valiosas para aprender a lidar com a técnica. Mas, de maneira mais superficial, iremos lhe ajudar hoje a entender a importância de implantar a PNL na sua rotina.

Você deve lembrar que a Programação Neurolinguística é dividida em três áreas, sendo elas; a linguagem, a fisiologia e os processos cognitivos. A junção delas é extremamente importante e uma depende da outra, logo, quando uma é afetada as outras também são. Se a partir da linguagem eu lhe falar sobre chocolate, você irá não só pensar nele, você pode pensar em diferentes tipos de chocolate, marcas e sabores e até mesmo ficar com fome. Isso acontece porque um processo ativado “chamará” o outro.

A partir de exercícios, testes e experiências você consegue aumentar a sua percepção sobre si mesmo. Com a PNL você descobre o porquê suas ações são do jeito que são, como aquele comportamento se estrutura. E com essa informação, você consegue mudar esses comportamentos, te levando a melhora no desempenho. Conseguindo ainda estimular sua equipe e ser um líder melhor.

Tudo com PNL se trata de percepção, da sua vida e do seu comportamento e também do outro. E a partir do momento que você enxerga a estrutura do comportamento do seu cliente você irá entender melhor suas questões e necessidades, o ajudando e resolvendo o problema do seu consumidor. E claro, irá vender mais.

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