Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

4 Dicas úteis para ser um bom profissional de construção civil

Os profissionais da área de construção civil envolvem muitos âmbitos, desde os engenheiros, arquitetos até os mestres de obra e pedreiros. Todos são extremamente importantes para o desenvolvimento de uma construção de qualidade.

Para uma obra desenvolver de forma leve e eficiente, existem regras que devem ser seguidas. E isso abrange todos os profissionais em todos as fases do processo. Isso para agradar o seu cliente e mostrar que seu serviço possui qualidade e competência. Por isso, trouxemos para você, seja qual for sua área de trabalho, dicas para ter sucesso no mercado e no seu serviço.

Evite o retrabalho

Quando você se propõe a prestar um trabalho a um cliente, ele espera um certo nível de qualidade pelo preço pago, seja ele qual for. No entanto, você também se encontra com o empecilho do prazo de entrega. Isso leva muitos trabalhadores a apressarem seus serviços para não ultrapassar este tempo estipulado, o que será como diz o ditado “o tiro sair pela culatra”. Mas por quê?

Bom, quando você faz as coisas sem a atenção necessária que o serviço demanda, elas não ficam bem feitas. E vale mais você entregar algo um pouco atrasado do que fazer mal e ter que fazer novamente, já que você não entregará ao seu cliente algo mal-feito. É disso que se trata evitar o retrabalho, é você se preservar de ter que repetir uma função desnecessariamente, seja pelo tempo, pela procrastinação, etc.  Mas não se preocupe, você evitará o retrabalho com um detalhe muito importante: o planejamento. Nós falaremos dele em seguida.

Faça um bom planejamento

O planejamento servirá para que você evite o retrabalho citado acima, além de aumentar a eficiência do serviço e o rendimento do trabalho de todos os funcionários e colegas de ofício. Você irá também fugir da improdutividade, ou seja, terá apenas benefícios com isso.

Com um bom planejamento, você conseguirá cumprir prazos, sendo eles mais curtos do que o esperado. Pois já já iremos falar da importância na rapidez porém qualidade da entrega do seu serviço.

Acerte nos prazos

No mundo corrido em que vivemos, prazos são muito importantes. Cada vez mais as pessoas querem as coisas para ontem. No entanto, elas também procuram pela qualidade, essa a qual não pode ser esquecida. Com o planejamento já citado, você irá unir eficiência e qualidade.

Hoje em dia, o respeito pelo prazo de entrega vem sendo levado muito a sério pelo cliente, pois ele também possui os próprios planejamentos. Se você conseguir se planejar para entregar seu serviço antes do prazo, você ganhará ainda mais pontos extras. Sem falar da praticamente garantia de que procurarão seu serviço novamente em uma futura necessidade.

Tenha um diferencial

As pessoas nos dias atuais procuram coisas novas e diferentes, querem sair do básico e do clássico. Saiba o que é tendência, estude, aprofunde seu conhecimento sobre os assuntos. Não se baseie apenas no raso.

Um exemplo ótimo para isso são cursos profissionalizantes. E para você que se interessa em saber mais, o Instituto Mix possui variados cursos na área da construção civil. Lá você irá aprender na prática, além de estar ligado em tudo que faz sucesso pelas aulas teóricas.

Esteja sempre atualizado

A melhor forma de chamar a atenção de novos clientes, conquistar os que você já tem e se manter fiel e estabilizado em uma empresa, é se atualizando. Saiba mais sobre sustentabilidade, realidade aumentada e robótica. Todos esses fatos estão em alta e chamam muita atenção do cliente. Independemente de qual área da construção civil que você trabalha, ela será importante para o processo. Por isso então, se você é um mestre de obras, esteja ligado no que o arquiteto está fazendo e trabalhando. Da mesma forma, o contrário também deve acontecer. 

Mas se atualizar vai muito além de saber o que está na moda para decoração ou formatos de casa. Você deve sempre aprimorar o seu conhecimento, procure sempre por uma especialização ou profissionalização, como já dito anteriormente.  

E tendo novamente como exemplo um mestre de obras, temos um artigo aqui no blog com tudo de mais importante que você precisa saber para seguir nessa carreira, é só clicar aqui.