Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

5 dicas para entrar no segmento da saúde

Muita gente deseja trabalhar na área da saúde por ela ser bem valorizada socialmente, ter constantemente oportunidades de emprego e, geralmente, não sofrer os impactos do mercado em épocas de crise como acontece com outros setores. Além disso, há o fato dela cumprir um importante papel para promover o desenvolvimento e bem-estar coletivo.

No entanto, é comum termos dúvidas sobre como começar a carreira de maneira produtiva e bem-sucedida em um ramo cheio de desafios. Por essa razão, o Instituto Mix de Profissões, que tem uma área especial de cursos voltados para a saúde, separou 5 dicas para ajudá-lo a se planejar para o seu futuro profissional na saúde.

 

1. Pesquisa as principais profissões dentro do segmento da saúde


A primeira dica é ficar por dentro das principais profissões da saúde. Tenha em mente que esse é um ramo muito vasto e com diversas possibilidades de carreira, algumas você ainda nem conhece. Portanto, é hora de mudar esse cenário!

Com o apoio da internet e, em especial, dos nossos cursos do IM, faça um levantamento dos principais segmentos. Alguns exemplos são a enfermagem, a nutrição, a medicina, a psicologia, a educação física e a cosmética e estética.

A partir daí, comece a explorá-las, pesquisando quais os objetivos e métodos de trabalho de cada uma, quantos profissionais existem nelas (inclusive, quais são graduados, técnicos, profissionalizantes e auxiliares), qual o nível de empregabilidade nesses segmentos, qual a média salarial de cada setor, se há algum campo que tem crescido mais nos últimos anos e o motivo e por aí vai.

 

2. Pratique habilidades indispensáveis para a área da saúde


Para ser um futuro profissional da saúde é importante desenvolver algumas habilidades essenciais a fim de facilitar o trabalho e aperfeiçoar a relação com os colegas e, em especial, pacientes. Um bom exemplo é a empatia, ou seja, a capacidade de entender a situação do outro, se colocar no lugar das pessoas, além de refletir sobre o que cada indivíduo precisa e como você pode ajudá-lo.

Lembrando que o mercado está em busca de profissionais com várias habilidades comportamentais, ou as chamadas soft skills. Por isso, se você nem sabe o que é isso, hora de estudar mais sobre este tema para se destacar no mercado.

Outra habilidade necessária é a comunicação clara, para que você saiba repassar informações aos demais sem erros, distorções ou dificuldades de adaptação, o que pode causar problemas para você, ou quem o escutar.

 

3. Faça cursos profissionalizantes no Instituto Mix de Profissões


Se você tem interesse em trabalhar na área da saúde, quanto antes der os primeiros passos na sua carreira melhor será. Para isso, um curso profissionalizante pode ser uma excelente escolha, afinal, ele conta com uma duração curta (entre um a dois anos), aulas em turnos diversificados e mensalidades com valor reduzido para facilitar e estimular os seus estudos.

Para completar, é possível fazê-lo em diversos segmentos da saúde, o que amplia as suas chances de empregabilidade e permite que você tenha uma capacitação profissional diversificada.

 

4. Troque uma ideia com profissionais que já atuam no segmento da saúde


A quinta dica é conversar com quem trabalha no ramo em que você deseja atuar. A razão disso é simples: ninguém melhor para deixá-lo a par dos desafios e das tendências do mercado do que quem já passou por várias seleções de emprego, teve diferentes experiências profissionais e conhece a rotina da rede privada e pública de saúde no país.

Imagine, por exemplo, que você deseja ser técnico de enfermagem. Ao ter um momento de interação com essas pessoas, será possível tirar suas dúvidas sobre como é a jornada de trabalho, o plano de carreira nas empresas, as atividades realizadas, os equipamentos mais usados pelos profissionais e muito mais.

Isso sem mencionar, é claro, a oportunidade de você saber em primeira mão sobre vagas disponíveis e até receber indicações para entrevistas de cargos fixos e temporários.

 

5. Estude para novas oportunidades no mercado

 

Por fim, informe-se sobre concursos públicos para a área da saúde. Afinal eles garantem não só bons salários e benefícios, mas também uma carreira estável ao longo da vida.

O melhor de tudo é que esse campo do mercado conta com um grande volume de seleções todos os anos por conta da alta demanda das instituições que atendem por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como hospitais, postos, unidades básicas, prontos-socorros, centros de vacinação e muito mais.

E então, gostou das dicas de como trabalhar na área da saúde? Pois comece a segui-las a partir de hoje! Garanta já sua matrícula em um dos cursos de saúde do Instituto Mix de Profissões.