Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

5 Erros que podem falir seu salão de beleza

Todo empreendedor tem um sonho: abrir o seu próprio negócio. E muitos chegam lá, no entanto, nem todos conseguem permanecer. São muitos os casos de microempreendedores que abriram o seu salão de beleza, porém, foram à falência por falta de alguns cuidados.

E para evitar que isso aconteça com você e com o seu sonho, trouxemos os 5 principais e mais comuns erros que acometem os que abrem o próprio negócio. Vamos lá?

Gestão Financeira  

O primeiro ponto que iremos citar é um dos mais importantes e mais comuns de ser um empecilho para o empreendedor. A falta de gestão financeira pode levar o seu negócio ao declínio em pouco tempo, quer saber o por quê?

O dinheiro pode não ser tudo, mas é uma parte muito importante da sua empresa. Você deve saber fazer o seu planejamento financeiro a longo prazo, e independentemente do quão pequeno é o seu negócio, nunca misturar suas finanças pessoais com as da empresa. Mesmo que seu salão de beleza comece nos fundos de casa.

O blog Erp Flex possui um artigo muito completo listando 8 erros comuns de gestão financeira dentro das empresas e explica cada um, sendo eles: 

  1. Falta de atualização na área;
  2. Desconsiderar o planejamento estratégico da gestão financeira;
  3. Desconsiderar a inadimplência;
  4. Perder o controle do fluxo de caixa;
  5. Não calcular corretamente preço de venda por desconhecimento de seus custos e despesas;
  6. Não automatizar o faturamento;
  7. Não fazer um planejamento tributário corretamente;
  8. Não ter indicadores e KPIs.

Medo de mudar

O jogador de hockey Wayne Gretzky diz que: “Você perde 100% dos tiros que nunca dá”. E claro que não poderia haver uma frase mais certa do que esta para começarmos a falar sobre o medo de mudar dentro da sua empresa. Seja mudar a forma de trabalho ou mudar a equipe ou adicionar um treinamento a rotina dos seus funcionários. A questão é que mudanças são necessárias. E com a globalização e a velocidade em que o mundo está hoje em dia, seus clientes também buscam que você esteja inovando tão rápido quando o mundo está mudando. E você está?

Quando você vira um empreendedor e abre um negócio, ele deve ser sua prioridade. E pela nossa prioridade, riscos devem ser tomados. No entanto, de forma alguma você pode se deixar ser tomado pelas inseguranças. Elas serão muito comuns em período de mudança, é normal você sentir medo ao estar fora da sua zona de conforto. Porém, você deve lembrar que as mudanças vêm para uma melhoria, um enriquecimento dentro da sua empresa.

A melhor forma de superar o medo de mudar e de fazer isso com segurança e com os pés no chão, é utilizando do planejamento. Como já citado em vários artigos aqui no nosso blog, o planejamento é essencial para o sucesso do seu negócio e deve ser seu melhor amigo dentro da empresa. Será a partir dele que você irá crescer e expandir a sua empresa com segurança.

Não saber fazer o marketing

O que sabemos sobre o marketing nas empresas é que ele é muito mais do que apenas as vendas da sua empresa. Hoje em dia, este serviço te ajudará a analisar o seu cliente e pesquisar o que você precisa ter. Com um bom serviço de marketing você saberá atender a real necessidade do seu consumidor, podendo chegar no seu maior ponto de necessidade. Além de elaborar técnicas muito eficazes de campanhas a ações para você colocar em prática na sua empresa.

Não saber cobrar pelo serviço

No seu serviço estará todo seu trabalho e esforço de tempos, e ele deve ser valorizado. Mesmo que no começo da profissão. Por isso, você deve saber cobrar um preço justo pelo serviço prestado. Você não pode cobrar um preço muito baixo pois não haverá lucro nenhum para a sua empresa. E se o seu valor cobrado for muito acima do mercado, ninguém irá se interessar em comprá-lo. 

Mas como saber quanto cobrar? Existem muitos sites que ensinam através de planilhas e aplicativos o valor que você deveria apresentar para os clientes. O blog SigeCloud possui um artigo explicativo sobre como lidar com uma planilha de valores e disponibiliza uma para download para você montar os preços do seu salão de beleza, vale conferir! 

Falta de Capacitação

A importância da capacitação vem se mostrando cada vez mais, visto que as pessoas estão procurando serviços de pessoas com experiência ou que tenham um vasto conhecimento da área.

E a capacitação não deve ser apenas da sua parte, mas também de todos os seus funcionários. Pois a sua empresa não é formada apenas por você, mas sim por todos que auxiliam de alguma forma. Com a capacitação a sua equipe se sentirá mais motivada a trabalhar e você sairá à frente dos seus concorrentes. E o mais importante, ganhará mais fácil a confiança do seu cliente. E é claro, você oferecerá o melhor produto.

Conheça o curso de Cabeleireiro do Instituto Mix

No Instituto Mix nós pensamos muito além do seu conhecimento. Nós temos estrutura de qualidade e garantia de aprendizado. Aqui, além de você sair profissional na área em que escolher, sai preparado para o mercado de trabalho e pronto para abrir o seu salão de beleza.

Você aprenderá as mais inovadoras técnicas e como fazer os cortes e tratamentos mais pedidos pelas cliente. E ainda sairá da escola com um certificado reconhecido. Para mais informações sobre o nosso curso de Cabeleireiro Profissional, acesse aqui.