Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

5 passos para ter uma equipe de sucesso 🎯

Uma equipe de sucesso é constituída por pessoas motivadas, que conhecem os objetivos da empresa e são engajadas em ajudar a alcançá-los. Apesar disso, formar e gerir times assim nem sempre é uma tarefa simples.

Para ajudar você nessa missão, vamos explicar os desafios que precisam ser superados, as características desses times, assim como a importância da liderança e da motivação ao longo do processo. Além disso, apontaremos algumas dicas para a formação de uma equipe de sucesso. Se você desejar se aprofundar mais no mundo do empreendedorismo, separamos este artigo que mostra quais atitudes vencedoras te levam ao sucesso!

Equipes de alta performance apresentam algumas características-chave. Nos próximos tópicos, explicamos melhor 5 delas.

1. Alinhamento de objetivos e esforços para ter uma equipe de sucesso


Reunir a equipe para alinhar os objetivos e os esforços que devem ser realizados para alcançá-los é uma decisão que ajuda a unificar o time e permite que os membros saibam bem quais são suas responsabilidades.

Assim, use as metas (e os resultados desejados) para oferecer uma direção clara para o grupo, mostre qual é o desempenho esperado e ofereça flexibilidade para que os profissionais escolham a melhor maneira de chegar lá.

2. Confiança entre a equipe


A confiança entre membros e líderes é um dos principais alicerces de uma equipe de sucesso. Quando ela não está presente, é um sinal de que falta transparência, entendimento a respeito do trabalho, das expectativas e dos motivos pelos quais algumas regras e práticas existem. Isso é prejudicial para a produtividade e para o progresso dos resultados.

3. Uma equipe de sucesso precisa de um clima organizacional agradável


O clima organizacional tem total influência sobre o nível de satisfação, a motivação profissional e a produtividade dos colaboradores. Assim, pode-se dizer que equipes de alta performance trabalham em um ambiente no qual a liderança preza pelo bem-estar, pela confiança e pela eliminação de ruídos na comunicação.

4. Reconhecimento da equipe


Quando se trabalha em equipe, o sucesso alcançado nunca é mérito apenas dos líderes e gestores. Por isso, é preciso lembrar que, por trás de tudo, existe uma equipe empenhada em alcançar os resultados que foram almejados na fase de planejamento.

É aí que está a importância de reconhecer o esforço do time e elogiar os esforços empregados na execução. Essa é uma forma de manter as pessoas motivadas e cada vez mais engajadas com o desempenho da organização.

5. Autonomia dos colaboradores gera equilíbrio para uma equipe de sucesso


Oferecer mais autonomia para os colaboradores permite que eles atuem de maneira mais independente e flexível. Assim, evitar uma microgestão, na qual as tarefas são centralizadas, pouco delegadas e os líderes estão o tempo todo cobrando e supervisionando o trabalho, é um ponto essencial.

Este tipo de liberdade está bem pautado na confiança, na transparência e no reconhecimento do valor que cada membro tem dentro do time. Como se vê, todas as características de equipes de sucesso estão interligadas de alguma forma.

E como montar uma equipe de sucesso?


Existem alguns passos básicos que podem ser adotados para a formação de uma equipe de sucesso. A seguir, listamos algumas dicas para ajudar você nesse objetivo.

Incentive os feedbacks


Os feedbacks fazem parte de um momento importante para a gestão, no qual líderes e gestores podem mostrar para os colaboradores os pontos fortes e de melhoria no trabalho. Sendo assim, é sempre bom ressaltar que, além dos pontos que precisam ser aprimorados, deve-se também dar destaque para os aspectos positivos, fator fundamental para manter a motivação.

Porém, o ideal é que esta seja uma via de mão dupla. Assim como a liderança avalia os colaboradores, eles também precisam ter liberdade para avaliar aspectos relacionados aos processos e à gestão. Esta também é a base para estabelecer relações de transparência e confiança.

Ofereça segurança psicológica


Para que uma equipe seja bem-sucedida, precisa de um ambiente em que exista confiança e valorização, de forma que os profissionais possam compartilhar seus sentimentos e suas opiniões sem medo de julgamentos (e até mesmo retaliações). Neste cenário, as contribuições sempre importam para o desempenho do setor e da empresa.

Organizações que priorizam ambientes psicologicamente seguros podem aumentar suas taxas de retenção de talentos, além de terem mais chances de alcançar o sucesso.

Priorize a transparência nas relações


A transparência está diretamente ligada à clareza com que as equipes sabem dos objetivos e dos motivos pelos quais os processos devem ser realizados. Isso também diz respeito às responsabilidades de cada colaborador e a forma como eles podem executar o trabalho.

Por meio disso, consegue-se aumentar a confiança entre os membros, o que, como dito, é uma característica fundamental para se formar equipes de sucesso.

Desenvolva metas e desafios claros para a equipe


A clareza nas metas e nos desafios é primordial para que todos saibam onde se espera chegar e qual é o caminho a ser percorrido para isso. Desta forma, fica mais fácil definir as responsabilidades e os papéis de cada um dentro da equipe.

Como você pôde ver, existem algumas questões bem claras ligadas à formação de equipes de sucesso dentro de uma empresa. Entretanto, de maneira geral, tudo gira em torno de motivação, propósito e transparência nas relações.

Gostou das nossas dicas? Que tal se especializar em cursos ligados à gestão de processos e de pessoas? Conheça a nossa área de cursos de Administração!