Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

6 maneiras de usar o décimo terceiro salário

Convenhamos, a “maré não está para peixe”. As famílias brasileiras estão endividadas, e em muitos casos porque o preço de tudo subiu (inflação) e o salário não acompanhou os aumentos. Boa parcela dos brasileiros espera ansiosamente pelo décimo terceiro salário para colocar algumas contas em dia. Nós separamos 6 maneiras de utilizar o seu décimo terceiro da melhor maneira possível.

1. Pagar dívidas deverá estar no topo da lista de prioridades!


Adiante com o décimo terceiro parcelas do financiamento, se livre do cheque especial, quite o crédito pessoal. Não importa que tipo de dívida você tenha, use o décimo terceiro salário para deixar de pagar os juros inerentes ao crédito. Matematicamente, este é o uso mais inteligente do benefício de fim de ano.

2. Pondere sobre os gastos de fim de ano


Claro, nem só de matemática se faz a vida financeira. O dinheiro extra às vezes pode ser uma oportunidade de fazer a compra de algo necessário ou até de presentear.

Planeje os gastos de fim de ano para evitar extrapolar. Não compre por impulso e crie um teto de gastos pessoal para a data. O ideal é que o teto não ultrapasse mais que 20% do salário. Adapte o preço dos presentes a essa realidade.

3. Lembre-se que as contas já estão esperando em janeiro de 2022!


Começo do ano é momento de gastos com contas, com matrícula de escola (para quem estuda no particular), inscrição em cursos, compra de material didático para estudantes, pagamento de IPVA e IPTU, etc.

Por isso, tente programar pelo menos uma parte do dinheiro para as despesas extras de janeiro.

4. Lembre-se de deixar uma reserva de emergência do seu décimo terceiro 


Se ainda não tem reserva de emergência, o benefício é uma ótima oportunidade para montá-la. É a lição número um das finanças. Deixe o dinheiro disponível para eventualidades, situações que fujam do seu controle e orçamento.

Para quem já tem, talvez seja um momento para deixá-la maior. Em tempos de crise, é importante ter um pouco mais de dinheiro para imprevistos. (Lições da pandemia, não é?)

5. Busque realizar investimentos!


Claro que não podíamos deixar de aconselhar nossos leitores a investir. Esta é uma maneira de fazer seu dinheiro valer ainda mais no futuro. Não precisa ser todo o valor do décimo terceiro, mas pelo menos um tantinho deve ir para investimentos.

É a maneira mais inteligente de usar o dinheiro, especialmente se você não tem dívidas.

6. Invista em educação com seu décimo terceiro salário


Educação é sempre um investimento que lhe renderá resultados a curto, médio e longo prazo. E em tempos de economia, os cursos profissionalizantes, como os do Instituto Mix de Profissões, são os mais recomendados. Além de caberem no seu bolso, são cursos que unem teoria e prática. Te deixando apto para atuar no mercado de trabalho!