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7 dicas para você abrir um negócio de alimentação saudável

 


As pessoas estão mais preocupadas com a qualidade dos alimentos que consomem, prova disso é o aumento de estabelecimentos que ofertam em seu cardápio opções de alimentação saudável. Claro que o fast food sempre vai continuar existindo e fazendo sucesso. Mas os alimentos não processados e sem conservantes devem ganhar ainda mais destaque nos próximos anos.


Neste artigo do Instituto Mix, vamos te dar 7 dicas de como você pode ingressar neste mercado promissor e abrir um negócio de alimentação saudável. Te garanto que vai ter público e te garanto que vai ser um sucesso! Bem, para abrir um delivery de comida saudável, é necessário ter um entendimento sólido desse tipo de gastronomia, além de compreender os passos indispensáveis para montar um restaurante.

Por isso, antes de mais nada, já indicamos um de nossos cursos de Gastronomia, o Instituto Mix é uma das empresas com mais propriedade neste segmento, e você irá aprender desde o básico da alimentação em geral, passando pelas comidas saudáveis até como abrir o seu próprio negócio.

É possível ter um estabelecimento de alimentação saudável e lucrar muito!


Investir em um restaurante natural é uma boa opção para quem quer apostar em um novo negócio, e sair do “mais do mesmo”. Além disso, essa modalidade evita gastos mais altos, como em um restaurante a la carte ou self-service, o que lhe permite abrir um negócio com pouco dinheiro.

No entanto, desenvolver um cardápio rico em nutrientes e com baixa caloria pode ser uma boa estratégia se você quiser atingir um público específico, tendo um restaurante fitness. Contemplando assim as pessoas que vão procurar os seus serviços de alimentação. Então confira as dicas para que seu delivery de comida saudável seja um sucesso.

Como você já percebeu, vem muitas dicas por aqui, então preste atenção em tudo que preparamos para você que quer abrir um delivery de comida saudável!

1. Alimentação saudável pede alimentos de procedência!


Se você quer abrir um delivery de comida saudável, seja ele um restaurante pequeno, ou não, precisa entender que quem procura ter esse tipo de alimentação, quer comer de uma forma diferenciada, e valoriza a origem dos ingredientes.

Portanto, sempre que possível, é interessante utilizar alimentos orgânicos, e se puder informar a procedência, é ainda melhor. Seguindo essa linha, seu negócio ainda pode buscar matéria prima de pequenos agricultores, ou até mesmo produtos cultivados por você.

Isso porque, este tipo de ação aumenta a credibilidade do seu estabelecimento, e passa ao cliente um sentimento que é a base para crescer: a confiança!

2. Como em qualquer negócio tenha um bom plano definido


Fazer um plano de negócio para a sua empresa é essencial para que tudo fique organizado e você tenha uma visão ampliada dos processos que estão sendo desenvolvidos.

Não importa se você quer abrir um bar, uma lanchonete ou um delivery, esse passo é fundamental. Por que assim será possível visualizar também a questão econômica: o quanto você tem para investir e, detalhadamente, uma prévia do que está sendo gasto.

Mas, o que colocar no seu plano de negócios? Costumamos dizer que ele é uma espécie de mapa para lhe levar até a obtenção dos seus objetivos. Pensando nisso, é fundamental inserir o máximo de informações. Entre elas, o valor disponível para investimento, dados referentes aos funcionários, custos mensais, metas, visão e valores do negócio, público alvo, entre outros.

3. Escolha um local estratégico para vender sua alimentação saudável!


Por mais que a comida seja vendida por telefone ou por meio dos aplicativos de delivery, é importante você escolher um bom local de trabalho, principalmente quando falamos de alimentação saudável.

Isso porque, a localização do seu ponto pode influenciar nas suas vendas. Além disso, a divulgação dos seus pratos é essencial para o faturamento do empreendimento. Ter uma cozinha adequada, que facilita o preparo dos alimentos, com uma estrutura limpa, arejada e clara, é indispensável, e impacta na qualidade dos seus pratos.

4. Propaganda é a alma do negócio


O marketing é muito importante para o desenvolvimento do seu estabelecimento. Por ser um mercado muito concorrido, o ideal é fazer os seus serviços fidelizar os clientes. Conseguir isso pode não ser muito fácil, mas com a ajuda da divulgação, é possível. Portanto, invista bastante nas redes sociais.

O Instagram é uma ótima mídia social para esse tipo de ponto gastronômico. Publique fotos dos seus pratos, elas chamam a atenção e podem conquistar o seu público.

Além do mais, você pode utilizá-las como uma forma de mostrar o seu cardápio do dia. Será um canal de contato com o seu cliente. Com a postagem de fotos, é possível usar o stories, que é uma ferramenta que o Instagram oferece, para apresentar a rotina do seu restaurante.

É importante interagir com o público que segue o seu perfil nas suas redes sociais, fazendo enquetes, stories com perguntas e principalmente vídeos, que são, atualmente, o meio de melhor impactar a rede.

5. Um bom serviço de alimentação saudável pede alguns utensílios


Os equipamentos para restaurante delivery são simples. Muitos empreendedores, no início, utilizam até a sua cozinha de casa. Mas caso você pense em utilizá-la também, é preciso separar a sua área de atuação, da particular. Não misture o pessoal com o profissional.

Além disso, seu empreendimento necessita de alguns utensílios, que não costumam estar em uma cozinha residencial.

Por isso, confira quais são os equipamentos são indicados para o seu delivery:

  • Fogão industrial (seis bocas);
  • Freezer horizontal;
  • Multiprocessador de alimentos;
  • Cortador de frios;
  • Extrator de sucos industrial;
  • Forno de microondas;
  • Liquidificador industrial;
  • Geladeira;
  • Marmiteiro.

6. Reforce a sua marca sempre que possível


Esse ramo gastronômico é um nicho muito específico de vendas. Por isso, perceber qual o seu público-alvo pode ajudar na consolidação da identidade da sua marca.

Após a finalização da identidade visual do seu estabelecimento, utilize muito esse conteúdo nas redes sociais e nos panfletos de promoção. Realizar a divulgação do delivery de alimentação saudável através dos seus entregadores também é uma boa estratégia para mostrar os seus serviços.

Cole adesivos nos veículos com a identidade visual e as redes sociais da sua empresa. Além disso, lembre-se que é importante deixar sua marca registrada também nas embalagens. Feito isso, você precisa compreender que a maneira que entrega seu produto, também é importante para um delivery de comida saudável. Embalagens biodegradáveis e sustentáveis são uma ótima pedida.

7. Tenha uma tele-entrega organizada!


Ter um sistema para delivery é fundamental para qualquer negócio que trabalha com entregas a domicílio.

Tenha sempre o controle de vendas, estoque, caixa, emissão de cupom fiscal, pedido online, e outros itens. Certifique-se de que seus alimentos chegarão com a mesma qualidade e boa apresentação até o consumidor.

Busque profissionais qualificados para ajudar no processo de delivery, afinal este é um dos processos que fazem com que aconteça a fidelização do cliente. Gostou das nossas dicas? Acesse a nossa família de cursos da área da gastronomia e veja um curso que se encaixe na sua realidade! Sucesso!