Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

7 filmes sobre gastronomia

Quando falamos de profissões, uma das coisas que nos ajudam muito a decidir que caminho seguir são os filmes e as séries de televisão. Quando o assunto é a Gastronomia então, opções não faltam de entretenimento ligados à este segmento. São programas de TV com receitas, realitys de culinária ou confeitaria, filmes que contam a história de personalidades famosas na Gastronomia.

E cá entre nós, nada mais inspirador do que ver filmes sobre gastronomia quando você está pensando em abrir o seu próprio negócio, elaborando cardápio ou, simplesmente, quer passar um tempo com a família sem deixar de lado o amor pela comida.

Neste artigo do Instituto Mix de Profissões, buscamos 7 filmes de gastronomia que são um verdadeiro encanto e darão o tempero que falta para você tirar suas ideias do papel e finalmente investir em um negócio com a sua cara. Vamos conferir?

1. O primeiro da nossa lista de filmes: “Festa de Babette”


Babette foge da França para a Dinamarca, por conta da repressão durante a Comuna de Paris, e começa a trabalhar como faxineira e cozinheira na casa de um pastor.

Após doze anos de trabalho, descobre ter ganhado uma fortuna na loteria e, em vez de voltar para sua terra de origem, decide fazer um jantar, já que o pastor para quem trabalha está completando 100 anos.

2. Na lista de bons filmes está “Toast: A História de uma Criança com Fome”


Baseado na biografia do jornalista culinário Nigel Slater, Toast conta a história de um garoto que cultivava um grande amor pela comida. O problema é que o único prato que sua mãe sabia cozinhar eram torradas. Quando ela morre, seu pai se casa com uma mulher que era exímia cozinheira.

Como Nigel também se interessa pela cozinha, começa a competir com a madrasta pela atenção do pai. Um belíssimo filme para quem ama comer e cozinhar.

3. Outra opção pra quem ama gastronomia é “Soul Kitchen”


Soul Kitchen é um desses filmes que nos mostram que nem tudo está perdido. Zinos é dono de um restaurante, mas, assim como os negócios não estão indo bem, sua vida pessoal está em crise. A namorada decide se mudar para Xangai, seu irmão acaba de sair da prisão e ele pensa, seriamente, em deixar tudo para ir atrás da mulher que ama.

Porém, pouco antes de abandonar o restaurante, Zinos contrata um excelente chefe, que dá um novo frescor e maior refinamento para o cardápio. Ao mesmo tempo, contrata um DJ, que transforma o restaurante em um lugar muito mais alegre. Ou seja, será mesmo que vale a pena jogar tudo para o alto.

4. O sucesso entre os filmes de culinária: “Ratatouille”


Aquelas misturas inesperadas que só o cinema pode fazer: um rato e a cozinha. O filho do chef Auguste Gusteau, Alfredo Linguini, recria, junto com o rato Rémy, a receita de uma sopa que torna o restaurante o mais conhecido da cidade.

5. O famoso “Julie & Julia”


A jornalista Julie decide realizar, no prazo de um ano, as 524 receitas que Julia Child compilou em seu livro e registrar tudo em um blog na internet. Uma empreitada que a desafiará como cozinheira, mas também a tornará conhecida por ser uma excelente escritora.

6. Vale a pena ver o “Sem Reservas”


A rigorosa chef Kate precisa lidar, ao mesmo tempo, com a morte da irmã, com o fato de ter de criar a sobrinha e com o chef bem-humorado Nick, com quem passa a dividir a cozinha, mas possui um estilo muito diferente do dela.

Um filme que mostra o dia a dia de uma cozinha e as diferenças que podem existir entre cozinheiros.

7. Pra fechar a lista “As Férias da Minha Vida”


Após descobrir que tem apenas seis meses de vida, Georgia Byrd deixa seu emprego de vendedora e viaja para Praga, onde se hospeda em um luxuoso hotel. O chef do restaurante é Didier, com quem se torna amiga e tem ótimas conversas sobre comida. No final, Georgia realizará seu sonho de se tornar uma chef de cozinha.