Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix | 27 de março de 2019 Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos.

Se alimentar sempre foi algo comum para todos nós, mas comer nem sempre é ser saudável, não é mesmo? E por que ser saudável?

É comprovado que uma alimentação balanceada melhora o organismo, e em conjunto com a prática de exercícios pode diminuir o risco de doenças cardíacas em até 80%. Ainda aumentando a expectativa de vida, melhorando o sono, o humor, o sistema imunológico e o funcionamento de todo o resto do corpo. Há apenas ganhos.

Ser saudável não é comer besteiras de vez em quando, mas é mudar hábitos, é controlar o sal e o açúcar que é colocado na sua comida. É se acostumar com alimentos que fazem bem. É trocar um arroz branco por um integral, é ingerir mais frutas e verduras e respeitar os horários de se alimentar, sendo sempre pequenas refeições. E não apenas por um tempo, mas levar isso para a vida.

Começar uma vida saudável não é nem um pouco fácil e exige muita disciplina, aprendendo a balancear as coisas, ter limites e comer em horários certos. Um importante passo para chegar lá é obedecer a quantidade necessária de macronutrientes e micronutrientes que o nosso corpo necessita. Para você entender melhor:

Macronutrientes – são as proteínas, como carnes e ovos, lipídios, como óleos vegetais, e carboidratos, trazendo energia em pães e frutas. Os macronutrientes são necessários em maior quantidade.

Micronutrientes – são os minerais, como potássio e zinco, e vitaminas, são encontrados nas vitaminas do complexo B e outros. São necessários em pequena quantidade.

Muitos alimentos são essenciais para que se alcance uma vida saudável, entre eles estão: o chocolate amargo, peixe e alho que reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL), amendoim, nozes e variadas oleaginosas possuem grande quantidade de gordura boa e também são indicados.

Uma valiosa lição é que em tudo há um limite, até mesmo em frutas, que são saudáveis. No entanto, elas podem ser bastante calóricas e podem possuir muito açúcar, por isso, é importante se alimentar respeitando as porções de 3 a 5 frutas por dia. E evitar produtos industrializados e com conservantes é de extrema importância, pois sempre se deve dar preferência aos alimentos naturais.

Um ponto importante a citar é nunca pular refeições, pois este ato, quando contínuo, traz grandes prejuízos para a nossa saúde, dificulta a perda de peso, aumenta os riscos de doenças, também aumentando o colesterol.

Separamos uma receita encontrada no site Tudo Gostoso, de torta integral de atum deliciosa que abrange o que falamos, para inspirar esse comportamento nos nossos leitores, que pode ser encontrada nesse site.

Ingredientes:

Recheio:

Modo de preparo:

Massa – Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento e bata tudo até ficar bem homogêneo. Depois, acrescente o fermento e bata rapidamente só para misturar a massa com o fermento.

Recheio – Misture todos os ingredientes numa tigela e mexa até todos se incorporarem. Em uma forma média, unte com azeite, coloque metade da massa e espalhe o recheio todo por ela, acrescente o restante da massa, se quiser, polvilhe orégano por cima para dar um gostinho especial. Leve ao forno médio por mais ou menos 40 a 45 minutos.

Gostou? Esperamos que você tente em casa!

Mas não esqueça a importância dos exercícios físicos, que em complemento com a alimentação, fazem apenas bem ao nosso corpo. Ache algo que você goste de fazer, pratique esportes, dance, faça academia, mas não faça por obrigação, faça porque seu corpo merece. Se hidratar também é inevitável e essencial, não apenas em épocas de calor mas durante todo o ano, beba no mínimo 2 litros de água por dia.

Muitas dietas prontas são facilmente encontradas na Internet, no entanto, é importante ressaltar que cada um tem um corpo e um organismo diferente. Ser saudável é importante, mas não é recomendado tentar emagrecer sem o acompanhamento de um nutricionista, pois apenas um profissional pode dizer o que é melhor para você. Vá aos médicos e mantenha sempre os exames em dia. Respeite seu corpo e se cuide.

O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!