Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.

Os alongamentos são essenciais para o corpo, pois melhoram o funcionamento das articulações e dos músculos, facilitando os movimentos.

É muito comum ocorrer a perda de mobilidade e flexibilidade com o passar dos anos, contudo, ao se alongar, você evita que ocorra a falta de lubrificação no organismo, reduzindo as chances de lesões.

Além disso, você consegue aumentar a sensação de relaxamento, aprimorando a qualidade da respiração e da postura, minimizando tensões e aumentando a consciência corporal.

Alongamentos são para o dia a dia!

O alongamento se faz necessário não apenas antes dos exercícios físicos, mas no dia a dia para permitir que todo o seu corpo seja beneficiado.

O importante é que qualquer pessoa, independentemente da idade, pode aprender essa prática e fazer em casa, mesmo quem tem algum tipo de limitação, respeitando sempre o limite de intensidade.

Não precisa ser um atleta profissional para começar a fazer um alongamento. Tudo o que você precisa é de alguns minutos, um pouco de espaço e disposição.

Benefícios dos alongamentos para o corpo

Existem muitas vantagens ao acrescentar o alongamento na sua rotina. Dentre os principais benefícios estão o aumento da flexibilidade muscular.

Quando seus músculos recebem estímulos se tornam mais flexíveis. Isso permite que eles funcionem mais adequadamente, aumentando o seu desempenho para funções básicas diárias, como andar e agachar, mesmo com a idade mais avançada.

Também são muito importantes para quem procura praticar alguma atividade física que exige um pouco mais de esforço.

Corpo fica mais resistente a tensões 

O alongamento permite que seu corpo fique mais preparado para aguentar as tensões que atividades físicas trazem, pois aumenta a amplitude de movimento dos músculos, evitando que a sobrecarga cause lesões e dores na lombar e em outras partes.

Sempre que você se alonga, também reduz o estresse corporal que geralmente provoca desconforto nas costas, pescoços e em outras partes.

Sendo assim, você fica mais relaxado, aliviando as tensões que possam afetar seu organismo e sua mente, reduzindo a fadiga e a sobrecarga e ajudando na própria meditação. Vale lembrar ainda que o alongamento faz com que seu sangue percorra mais facilmente os músculos, ajudando-os na recuperação após os esforços.

Alongamentos ajudam a melhorar a postura

Alongar o corpo faz com que você diminua as tensões, como foi falado acima. No entanto, isso permite não só minimizar dores nas costas e lesões, mas também a melhorar sua postura, já que permite um estiramento muscular que traz uma reação postural mais firme e correta. Dessa forma, você evita situações ruins que a má postura causa.

Sugestões de atividades diárias

Existem algumas técnicas que ajudam a praticar essa atividade natural, sem muito esforço ou ajuda de um profissional. Entretanto, há atividades que trazem mais conforto e segurança. Dentre as dicas mais importantes estão:

 

Crescem oportunidades na área da saúde

O segmento da saúde é indispensável na sociedade, por isso, cada vez mais, são precisos profissionais capacitados para atuar nesta área.

Por isso destacamos alguns cursos da área da saúde que podem auxiliar você a começar um negócio próspero, destacando o curso de Massagem Profissional. Você sabia que é possível ganhar muito bem com essa profissão?

Se você gosta da área de saúde, busque mais informações de cursos deste segmento aqui

Powered by Rock Convert
O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!