Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Ar-condicionado: identificando vazamentos

Muita gente esquece que o ar-condicionado, como qualquer outro aparelho, tem desgastes de uso. Fora isso existem vários pontos que devem ser observados, como a limpeza constante do aparelho.

Um dos pontos que muitas pessoas desconhecem, é que o ar-condicionado utiliza um gás especial para fazer a refrigeração, e esse gás às vezes escapa por alguns fatores, como a quebra ou trincas no tubo por onde ele passa, peças mal ajustadas ou instalações mal feitas de modo geral.

Quando você chega em casa e liga seu aparelho condicionador de ar e ele já não tem a mesma potência e não funciona como deveria, atenção! Esse é um sinal de que algo está errado com o seu aparelho. E o vazamento de gás do ar-condicionado pode ser o motivo.

Principal “sintoma” da falta de gás: perda de poder de refrigeração


O gás refrigerante do ar-condicionado tem a função de absorver calor e o liberar para fora do ambiente, fazendo uma troca térmica. Dessa forma, se há um vazamento, o calor permanecerá no espaço e demorará mais para que o local seja resfriado.

Os gases mais comuns são o R-22 e o R-410a, que se transformam em líquido e depois voltam novamente ao estado gaseificado. Desse modo, eles são feitos para não acabar. Se há perda da refrigeração, provavelmente há um vazamento de gás.

Sons estranhos no aparelho de ar-condicionado


Se o seu aparelho está emitindo sons como assobios, esse é um sinal que podem haver furos ou rachaduras na tubulação. São nesses tubos de cobre que o gás circula no sistema de climatização e, quanto maior o dano, maior será o barulho.

Quando o gás está vazando há um certo período de tempo, o desempenho do aparelho piora e é necessário fazer uma troca ou reposição. No entanto, esse serviço só deve ser realizado por um profissional.

Outro ponto a ser observado em um vazamento do gás refrigerante, é que pode alterar a circulação nas serpentinas do evaporador, que se tornam insuficientes e não conseguem absorver todo o calor. Quando isso acontece, há uma condensação e as peças de cobre podem congelar. Depois desse congelamento, o gelo derrete e começa a pingar.

Por vezes não é dada a devida atenção para esse problema. Contudo, o gelo constante na serpentina da evaporadora pode ser muito danoso a longo prazo, resultando em um prejuízo maior como, até mesmo, a necessidade de troca de todo o sistema.

Preste atenção ao aumento no consumo de energia


Geralmente os problemas do aparelho de ar-condicionado só são percebidos quando chega a conta de energia com um valor acima do esperado. A perda do gás do equipamento resulta em mais dificuldade para que o ambiente seja refrigerado, o que faz com que ele fique ligado por mais tempo. Além disso, como a refrigeração não é eficiente, é comum que a temperatura seja diminuída, o que gasta ainda mais energia.

Portanto, conferir com regularidade como está a sua conta e fazer a comparação com períodos anteriores é uma forma simples de identificar se há algum problema.

O vazamento de gás do ar-condicionado pode dar sinais mais sutis, mas é preciso sempre ter atenção e fazer a manutenção preventiva. O teste de estanqueidade, ou “teste de vazamento”, é a melhor alternativa para verificar se há algo errado para tomar as medidas necessárias.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, nós separamos o Curso de Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado do Instituto Mix de Profissões.