Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Barman: como se tornar um?

Se tornar um bartender pode ser uma grande decisão para alguém que ama fazer coquetéis. Um barman, outro termo usado para os bartenders, precisa ter boas habilidades de escuta, uma boa memória e resistência física, pois eles têm que preparar bebidas e servi-las o mais rápido possível.

Uma excelente qualidade de serviço também é importante, uma vez que boa parte dos ganhos de um bartender vem das gorjetas pelo bom trabalho. Mas o que é preciso para ser um barman? No artigo do Instituto Mix de Profissões nós te damos algumas dicas, confira:

Dicas essenciais para quem quer ser um barman


O trabalho de um bartender consiste em preparar e servir bebidas alcoólicas ou não alcoólicas para clientes em bares, restaurantes, boates, e outros estabelecimentos comerciais e locais.

Bartenders são responsáveis pelo recolhimento de pagamentos, organização de inventário, e manter a sua área de bar limpa para clientes que queiram beber e comer. Embora não haja qualquer educação formal exigida para esses profissionais devido à natureza prática da profissão, existem programas de treinamento formal para barman, os quais são excelentes diferenciais na hora da contratação.

Requisitos mínimos de idade também se aplicam, pois menores de idade não podem manusear bebidas alcoólicas.

Um barman precisa também conhecer a fundo sobre marketing pessoal. Sem esse conhecimento, é bem difícil crescer nessa carreira. Quanto mais trabalho de marketing com qualidade, maiores são as chances do barman ser reconhecido e ganhar mais com isso.

Cabe destacar a importância de uma qualificação profissional, o Instituto Mix de Profissões conta atualmente com o curso de Barman e Bartender

Quanto posso ganhar como barman ou bartender? 


O salário de um bartender varia de acordo com o renome do profissional, o conhecimento, a qualidade do trabalho, o local, e o tipo de relação de emprego que o bartender tem com a empresa (CLT, freelancer, autônomo, MEI).

Por exemplo, em eventos fechados, um bartender vai ganhar mais pelo evento do que uma noite de trabalho. Bartenders de temporada, em hotéis, cruzeiros, e pousadas, também podem esperar gorjetas melhores. Casas noturnas e restaurantes de alto nível ou muito frequentados também terão uma maior gorjeta para o bartender.

O salário médio esperado para um barman é de dois salários mínimos, podendo aumentar de acordo com a experiência, conhecimento, e marketing pessoal do profissional.

Ao fazer eventos fechados juntamente com um emprego fixo, o bartender pode esperar pelo menos dobrar esse ganho mensal, podendo até quadruplicar no caso de abrir uma empresa própria de serviços de barman para eventos.

Por dentro da profissão! 


Um barman prepara, serve e lida com uma variedade de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, oferecendo-as a clientes em estabelecimentos que sirvam álcool. As bebidas servidas geralmente incluem coquetéis, vinho, bebidas quentes, e cerveja. Bartenders devem ser capazes de preparar bebidas rapidamente e eficientemente, utilizando ferramentas manuais e elétricas para tal finalidade.


Bartenders que também recebem dinheiro dos clientes, ou um barman que atenda a eventos particulares, deve saber bem como lidar com dinheiro e fluxo de caixa, bem como ter discernimento para verificar a identidade de certas pessoas para confirmar a idade.

Bartenders também tem de prestar atenção para os clientes que estão bêbados demais e parar de servir bebidas para eles. Muitas vezes, um bom barman deve ser capaz de providenciar assistência ao cliente que exagerou no álcool. Bartenders também podem servir comida aos clientes, em alguns casos.

Um barman precisa de conhecimentos de controle de estoque e inventário, sabendo da quantidade de bebidas e materiais disponíveis no bar para o serviço, bem como canudos e outros enfeites de coquetéis. Um bartender é responsável também por lavar copos e manter uma boa condição de limpeza no balcão do bar.

Um barman pode aprender alguns truques de flair e mixologia. O primeiro são os malabarismos com copos e garrafas, algo que cria uma atração visual atraente. Ao conhecer a mixologia, o bartender aprende como combinar cores, sabores, e criar coquetéis visualmente bonitos, além de truques como coquetéis em duas, três, ou mais fases.

Quer saber mais? Acesse o link do nosso curso deBarman e Bartender!