Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Aprenda a fazer um esfoliante facial caseiro

mascara facial

Cuidados com a pele são essenciais para uma boa aparência e também para a saúde deste que é o maior órgão do corpo humano e ter um bom esfoliante é fundamental. No verão, por exemplo, a pele fica mais exposta ao sol, as pessoas tendem a sair mais para locais públicos e o resultado pode ser uma pele castigada pelos raios solares e a poluição das ruas, sujeiras minúsculas que se alojam em nossos poros sem serem convidadas e, na maioria das vezes nem sentimos todo esse material acumulado nos poros. No inverno e no outono uma pele bem cuidada garantem a hidratação e a saúde.

Benefícios da esfoliação

Com tantos “bombardeios” em nossa pele no dia a dia é fundamental que tomemos alguns cuidados básicos para ajudá-la a sofrer menos com os impactos do sol e da sujeira das ruas. Esfoliantes são uma das alternativas mais indicadas para quem deseja ficar com uma pele radiante.

Um dos primeiros benefícios da esfoliação é a remoção da camada de pele morta que fica acumulada no rosto ou em qualquer outro local do corpo. Pode soar estranho ou até meio mórbido, mas é um processo natural do nosso organismo. A pele está em constante renovação, mudando as células antigas e castigadas pelo tempo por células novinhas em folha, com mais colágeno, esse é um dos primeiros benefícios e um dos mais importantes, por sinal.

Com a esfoliação você vai notar quase que imediatamente um outro processo fundamental para a pele, a circulação sanguínea no local. No processo de esfoliação o atrito com no rosto provoca um aumento na circulação de sangue, o que é muito importante para a saúde da pele, pois, como nós sabemos, o sangue é o combustível do corpo, trazendo vitaminais, sais e outros benefícios.

Esfoliação é sinônimo de uma pele sem acnes e os temíveis cravos, ela ajuda a limpar os poros, melhorando a textura da pele, desobstruindo os poros e por consequência expelindo todas essas impurezas acumuladas no rosto. Vale lembrar que esfoliações regulares ajudam a diminuir a oleosidade na pele.

Fazer esfoliação com certa frequência auxilia também a prevenir as temíveis marcas de expressão, atenuando o aparecimento delas ao longo dos anos, vale destacar ainda que com a esfoliação os poros ficar mais receptivos a hidratação, ou seja, cremes e outros produtos são melhores absorvidos pelo organismo, já que as peles mortas e as toxinas não estão mais no caminho.

Como fazer?

Nessa altura você deve estar se perguntando sobre o porquê de isso ainda não ser uma rotina na sua vida não é mesmo? Não se preocupe, vamos te ajudar a se programar para realizar uma esfoliação.

Primeiramente é muito importante ter em mente que cada pessoa tem um tipo de pele, uns têm uma pele mais oleosa, outros mais seca, outros têm peles sensíveis. O importante é sempre ficar atento ao tipo de tratamento que você deve fazer e de quanto em quanto tempo.

Para as pessoas que têm uma pele mais oleosa, aquelas que chegam a brilhar e que causam, inclusive, certos desconfortos por causa do excesso, o indicado nessas situações é que a esfoliação seja realizada de duas a três vezes por semana, se forem utilizados produtos naturais ou suaves a frequência pode ser maior. O importante é não deixar o óleo se acumular na face, pois isso irá criar cravos com mais intensidade.

Quando o assunto são as peles opostas, secas, o ideal é que o procedimento não ultrapasse duas vezes na semana. As peles mais secas demoram mais para se restaurarem e a esfoliação em excesso pode prejudicar as células do rosto, causando um detrimento na pele e, por consequência, uma aparência não muito desejada, use sempre o bom senso e busque notar quais os limites da pele do seu rosto.

Há também um outro grupo de pessoas, aquelas que possuem uma pele mais sensível, que em muitos casos quando irritada provoca os mais variados tipos de reações. Nesses casos a orientação mais uma vez é cautela. Se sua pele se enquadra nesse padrão, mais sensível, comece realizando esfoliações a cada 15 dias e siga observando os resultados.

Falando em sensibilidade, peles com muitas acnes, principalmente jovens na fase da puberdade, é necessário redobrar a atenção. Esfoliação nesse tipo de pele, com muitas acnes não é muito indicado, e se houver a necessidade só com orientação médica. Isso porque as acnes são como pequenas feridas e a ruptura de camadas da superfície da pele em uma acne pode causar infecções nas glândulas sebáceas. Esfoliações nesse caso só com hidratantes suaves ou, como já mencionamos, com acompanhamento de um médico ou especialista.

Para as peles mais maduras, de quem já tem alguns aninhos na conta, a dica é moderação na hidratação. Pois o organismo já não tem o mesmo metabolismo. O processo de renovação das células é mais lento. Por isso o adequado é a esfoliação facial de no máximo duas vezes na semana.

Açúcar e mel

Nem só de produtos químicos e industrializados vive o homem, não é mesmo? Vamos te ajudar a planejar uma esfoliação facial com produtos naturais e um deles, que faz o maior sucesso, é o de açúcar e mel.

A esfoliação com açúcar e mel, além de limpar o rosto, hidrata a pele. Você pode fazer com uma colher de sopa de mel e uma colher de açúcar, o ideal é o açúcar grosso. Basta misturá-los em um recipiente e aplicar na face em movimentos circulares por aproximadamente 10 minutos. Após o processo enxague o rosto com água morna.

Sal marinho

Tão famoso quanto a esfoliação de açúcar e mel é a de sal marinho. Ele também faz bastante sucesso entre o pessoal. A facilidade e o baixo custo são um dos fatores. Você pode optar por fazer a esfoliação com sal comum, de cozinha, ou outros tipos de sal. Entre eles o sal grosso, sal marinho, sal rosa da himalaia, sal do mar morto ou sal amargo. Embora o mais indicado para todos os tipos de pele seja o sal fino, pois atinge melhor os poros.

Muita gente aproveita para misturar o sal com outros produtos, como óleos por exemplos. Entre os mais utilizados estão os óleos de coco, amêndoas, nozes e de vegetais. A mistura dos ingredientes é simples e a aplicação semelhante em todos os processos. Espalhe com movimentos circulares pelo rosto e após a aplicação enxague com água morna. Nesse caso, em que você usa o sal, redobre a atenção com os olhos.

Bicarbonato de sódio

Outro tipo de esfoliante que faz sucesso entre o pessoal é o que envolve bicarbonato de sódio, porém é necessário cautela no uso. O bicarbonato aplicado no rosto sob orientação de um especialista pode funcionar bem e combinado a outros ingredientes pode render bons resultados para a pele.

Isso porque a substância pode ajudar a “frear” a propagação das acnes, controlando a dor e a inflamação da pele devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. Mas, em quantidade mínima! Mesmo assim a dica é optar pelo uso de produtos menos agressivos.

Finalização: hidratante

Seja por meios naturais ou por meio de produtos especializados em cosmética, o ideal depois de uma esfoliação é terminar o processo com um hidratante. Você vai estar com a pele novinha em folha, tendo retirado todas as células mortas de pele, limpado as impurezas e aberto os poros, então nada melhor que finalizar o processo com um bom hidratante para dar aquela rejuvenescida e deixar sua pela macia e hidratada.