Instituto Mix lança campanha em apoio ao Novembro Azul | Instituto Mix de Profissões
Matrícula online

Instituto Mix lança campanha em apoio ao Novembro Azul

 

Este mês é marcado pela campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde. O câncer de próstata é o principal tema do período.

O tumor na próstata é o segundo tipo de neoplasia que mais atinge a população masculina, atrás apenas do câncer de pele. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que quase 70 mil novos casos deverão surgir em 2018, o que equivale a aproximadamente sete diagnósticos por hora.

Além do câncer, a próstata pode ser afetada por outras duas doenças como a prostatite (inflamação) e a hiperplasia (aumento) prostática benigna (HPB). Estas três enfermidades podem ser diagnosticadas com o exame de toque retal e a dosagem do PSA no sangue.

“Buscamos sempre alertar os homens que uma alteração nestes dois exames pode não ser nada de grave. Não tentem interpretar os resultados. É preciso procurar o urologista para receber uma orientação adequada”, afirma Alfredo Canalini, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

A partir dos 50 anos, os homens devem se consultar anualmente com um urologista. Mas aqueles que têm casos de câncer de próstata em parentes próximos (pai, irmãos ou tios) precisam procurar atendimento com um especialista aos 45 anos, porque fazem parte do grupo de risco, assim como os negros, que segundo estudos são propensos a desenvolver esse tipo de câncer mais cedo.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa e não apresenta sintomas alarmantes. Por isso, é importante ir frequentemente ao urologista para desta forma diagnosticar a doença no começo.

Instituto Mix e seu compromisso social

O Instituto Mix de Profissões adere todos os anos ao Outubro Rosa, que visa chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama e da mesma forma engaja-se na campanha Novembro Azul.

Nosso objetivo com essa campanha é promover em nossos alunos, colaboradores e a população em geral, a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e diabetes”, afirma a Gerente do Setor de Mídias Sociais da rede Natasha Eliza.

Ela enfatiza ainda que “por meio de parcerias, muitas escolas pelo Brasil têm a possibilidade de promover e participar de ações sociais com foco em homens a partir dos 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros. O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e mesmo assim ainda é um tema cercado de muito preconceito”, destaca a gerente.

O público masculino pode procurar mais informações a respeito do exame de próstata e diabetes nas Unidades Básicas de Saúde do seu município, nas Unidades de Pronto Atendimento e Hospitais, pois quanto antes o câncer for diagnosticado maior a chance de cura.

Categorias

Fique por dentro

Seja nosso aluno!

Acompanhe tudo que acontece na rede Instituto Mix

Palavra do presidente
Plantão Maior
Resumo Maior
Revista IM
Cases de sucesso
Ensino didático
Eu, franqueado
im360

Instituto Mix
tem realidade aumentada!

Aprender agora ficou mais divertido!
Experimente essa nova e sensacional
maneira de tornar seus estudos mais
dinâmicos e interativos.

Baixe agora nosso aplicativo
e viva essa experiência.

Nós Ligamos para você

Preencha o formulário abaixo e nós ligaremos para você!