Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix | 27 de março de 2019 Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos.

Fazer networking significa construir relacionamentos de longo prazo e manter uma boa reputação perante outros profissionais. Essa é uma ação fundamental para o crescimento na carreira. Porém, não basta entrar nas redes sociais e adicionar todas as pessoas ou distribuir cartões de visitas indiscriminadamente.

Para desenvolver e administrar uma rede de bons relacionamentos, é importante ouvir e focar a atenção em pessoas que apresentam um potencial de relacionamento para futuros negócios, seja como fornecedor, sócio ou mesmo funcionário. Isso inclui familiares, amigos, colegas de trabalho e até membros de grupos aos quais você pertence.

Neste artigo você vai ficar sabendo sobre a importância do networking para sua carreira e quais as oportunidades e vantagens que podem ser obtidas com uma rede de relacionamentos. Continue a leitura para ficar atualizado!

A importância de fazer networking

O networking é uma ação estratégica para trocar experiências e conquistar oportunidades profissionais. Mas é fundamental observar que o mais importante é quem você conhece, não a quantidade de pessoas com quem se relaciona.

Conhecer diferentes profissionais que compartilham suas ideias e anseios e adicioná-las à rede de relacionamentos é essencial para conseguir um emprego ou vaga de estágio, além de contribuir para a convivência social.

Oportunidades e vantagens do networking

Um dos principais benefícios do networking são as inúmeras oportunidades que podem surgir. Quando você participa ativamente e mantém essas redes de contato, aumenta as probabilidades de ficar próximo a pessoas com influência na área, o que não ocorreria no isolamento.

Uma rede de relacionamentos pode também contribuir para novos conhecimentos e indicação para aquela sonhada promoção no ambiente de trabalho. Além disso, o networking proporciona as seguintes vantagens:

Como as vantagens do networking ajudam no crescimento profissional

Estudos já comprovaram que o sucesso na carreira tem uma ligação direta com os relacionamentos que cultivamos ao longo do tempo. Assim, o networking é imprescindível para o fortalecimento das relações profissionais, pois a convivência com pessoas inspiradoras é uma oportunidade para o aprimoramento das ideias e um estímulo ao crescimento do potencial criativo.

Dessa forma, manter-se conectado proporciona oportunidades de desenvolvimento profissional e melhora os conhecimentos para alcançar os objetivos estabelecidos. Entretanto, o networking não deve ser visto apenas como um meio para obter benefícios pessoais — ele se fundamenta em uma da troca de informações, conhecimentos e experiências.

Outro aspecto positivo é que ao construir uma boa rede de contatos e alimentar um bom relacionamento profissional, também se obtém qualidade de vida e satisfação no trabalho.

Como verificamos, fazer networking é uma estratégia fundamental que pode proporcionar oportunidades para colocações no mercado, crescimento profissional e pessoal. Assim, é importante analisar a sua rede de relacionamentos e verificar se ela tem pessoas qualificadas que possam contribuir para a sua carreira e estimular as trocas de informações.

Gostou do artigo? Então siga as nossas redes sociais para acompanhar as postagens sobre esse e outros assuntos que tratam de crescimento profissional. Estamos no FacebookLinkedInInstagram e Youtube!

O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!