Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Saiba como vencer o desafio de estudar à noite e ser mais produtivo

Estudar à noite é um grande desafio. Afinal de contas, nesse período, o aluno já está um pouco cansado de atividades anteriores e as aulas tendem a exigir mais disposição. O diferencial para garantir o aprendizado está em manter uma rotina disciplinada com um planejamento bem elaborado.

Como resultado, você preserva a saúde mental e evita tomar atitudes que servem apenas para agravar o desgaste. Ao optar por traçar metas certeiras, fica muito mais simples direcionar os esforços sem deixar de lado o comprometimento com cada etapa da especialização.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais para vencer o desafio de um curso noturno. Acompanhe:

Evite distrações

Para quem se dedica aos estudos no período noturno, uma das maiores dificuldades é lidar com as distrações. Pode até parecer simples à primeira vista, mas ao longo do dia surgem diversos convites de interações sociais ou até mesmo a tentação de assistir um evento esportivo na televisão.

O mais importante, nesse caso, está em focar nos seus objetivos e pontuar que existem momentos adequados para o lazer aos finais de semana ou em dias de folga. Sem contar que a famosa turma do fundão costuma bagunçar nas aulas e dificultar a concentração. Dessa maneira, a recomendação é sempre sentar na frente para ouvir melhor os professores em matérias mais complicadas.

Crie um planejamento de estudos

Ao comparecer a aula durante a noite, muitos alunos já chegam cansados, principalmente quando trabalham durante o dia. Por este motivo, criar um planejamento de estudos faz toda a diferença para se manter em dia com o conteúdo e ir bem nas provas.

Lembre-se que o melhor caminho é usar os momentos em que você se sente mais disposto para estudar. Assim, fica mais simples aproveitar o tempo de maneira eficiente e dormir o bastante para descantar tanto o corpo quanto a cabeça.

Faça pausas

Assim como é importante ter um cronograma bem detalhado de horários, as pausas também são indispensáveis para garantir a produtividade. Isso porque de nada adianta forçar sua mente se o corpo e o cérebro estiverem esgotados. Busque entender os seus limites e respeitá-los o máximo possível.

Quando uma pessoa deixa para estudar a madrugada inteira na véspera da prova, as chances de ter um apagão mental e não lembrar de nada são muito altas. Então, não se arrisque. Use os momentos de estudos para registrar as informações de maneira tranquila sem grandes loucuras que podem colocar tudo a perder.

Cuide da alimentação

Pouca gente sabe disso, mas cuidar bem da alimentação interfere diretamente nos estudos. O grande segredo está em manter uma rotina saudável, com oito horas de sono, pratos repletos de nutrientes e vitaminas. Para quem estuda de noite, é importante apostar em alimentos que fornecem energia com a intenção de aumentar a produtividade.

Além disso, existem também os conhecidos por serem estimuladores de memória que podem dar aquele reforço em dias de prova. Veja, a seguir, alguns exemplos que ajudam na concentração de modo geral:

  • ricos em ômega 3: salmão, atum, linhaça, noz e chia;
  • castanhas;
  • chá verde e de canela;
  • chocolate com 70% de cacau;
  • azeite de oliva;
  • suco de uva.

Estabeleça prioridades

Com a grande quantidade de afazeres que acumulamos no dia a dia, manter uma rotina produtiva exige bastante dedicação. Por conta disso, você precisa estabelecer prioridades para não acabar se esforçando demais em questões que não são essenciais.

Ao determinar um planejamento, defina as metas e, consequentemente, os caminhos que devem ser trilhados até a realização de cada uma delas. Só assim será possível identificar o que traz resultados positivos e mudar os rumos caso os investimentos de tempo estejam incorretos.

Pronto! Agora você já sabe como vencer o desafio de estudar a noite e manter uma rotina saudável. O primeiro passo é priorizar sempre os limites do seu corpo para evitar surpresas desagradáveis ao esquecer do conteúdo em um momento importante. Além de não virar a noite estudando, outra dica preciosa é prestar bastante atenção nas aulas como forma de diminuir o tempo de estudos.

Aproveitou as informações do artigo? Então deixe seu comentário no post e compartilhe conosco suas dicas para ser um aluno nota 10.