Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos.

Quem é que não quer trabalhar com o que gosta? Afinal, quando fazemos isso as segundas-feiras se tornam prazerosas e acordamos mais dispostos para começar o dia. Além disso, também é possível perceber uma diminuição significativa no estresse, o que ajuda a melhorar o seu estado emocional, tornando-o mais feliz e realizado profissionalmente.

Mas alcançar esse patamar não é algo que se deve fazer sem um planejamento adequado. Para que os seus compromissos financeiros não sejam comprometidos, antes de “chutar o balde” é preciso se organizar para que nada fuja do seu controle.

Neste artigo vamos mostrar alguns passos indispensáveis para você alcançar esse objetivo sem dores de cabeça. Vamos lá?

Tenha uma reserva financeira

A reserva financeira é tão importante quanto manter suas contas em dia. No entanto, ela é negligenciada pela maioria das pessoas, e isso é um problema sério. Isso porque a reserva é responsável por garantir a sua estabilidade financeira em momentos de crise, como a perda do emprego.

O ideal é que o valor total da sua reserva seja equivalente a seis meses do seu salário. Por exemplo: se você ganha R$ 1.500 por mês, o montante da sua reserva deve ser de R$ 9 mil.

Embora pareça uma quantia um tanto quanto exorbitante para uma reserva, somente em momento de crise você perceberá o quanto esse valor é importante e como o ajudará a não entrar no vermelho.

Conheça seus gostos pessoais

Conhecer melhor seus gostos pessoais é uma alternativa interessante para entender o que lhe proporciona mais prazer. Faça uma lista com o que mais motiva os seus dias, essas atividades podem estar relacionadas à música, escrita, atividades físicas, decoração etc.

Hoje, a Internet abre um leque de oportunidades para você se destacar na carreira escolhida. Os cursos de música, por exemplo, não precisam se limitar mais a um espaço físico, é possível montar um curso online e alcançar pessoas de qualquer lugar.

Converse com quem você admira

Sabe aquela pessoa inspiradora e determinada, que faz você pensar: “um dia, eu quero ser igual ela”? Pois bem, está na hora de marcar um cafezinho e conversar com esse profissional que tanto admira — lembrando que a conversa também pode ser online.

Pergunte o que foi preciso fazer para que ele conquistasse seu objetivo de trabalhar com o que gosta, analise as suas tomadas de decisões e verifique o que pode ser aplicado na sua vida. Contar com um case de sucesso como referência o ajudará a ter insights interessantes para o seu novo modelo de trabalho.

Atualize-se sobre o que o mercado precisa

O produto ou serviço que você oferecer precisa estar diretamente ligado com as necessidades do seu público-alvo. Do contrário, nenhuma das estratégias que você usar, será suficiente para atingir seus objetivos.

Sendo assim, verifique quantos profissionais oferecem aquilo que você gostaria de vender, qual é o preço cobrado por eles, o que eles não oferecem aos seus clientes etc. Com esses dados em mão, você conseguirá identificar o seu diferencial para ganhar espaço no mercado.

Trabalhar com o que gosta é o sonho de muitas pessoas, no entanto, para alcançar esse objetivo é preciso ter foco e disciplina para se organizar e não fazer nada sem planejamento. O seu sucesso depende muito mais da sua determinação do que da opinião dos outros. Portanto, olhe para frente, busque conhecimento e não pare até conseguir chegar onde deseja!

Não sabe se está na profissão certa? Confira essas 4 dicas e tire as suas dúvidas!

Powered by Rock Convert
O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!