Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Comece a aprender inglês hoje mesmo

Você quer começar o ano aprendendo  inglês? Todos sabem que esse idioma é essencial para conquistar uma vaga de emprego melhor ou para se comunicar, já que o mundo está tão globalizado. Separamos 12 dicas práticas para você começar hoje mesmo. Vamos lá?

Leia notícias online na língua que está estudando

Se manter sempre muito bem informado é um desafio, devido a tantas fontes de informação, mas é, definitivamente, necessário. No entanto, você pode unir o útil ao agradável. Além de estar sempre a par das notícias, você pode treinar uma língua nova em sites de comunicação estrangeiros.

Um ótimo exemplo para você iniciar os seus estudos é a corporação britânica BBC (British Broadcasting Corporation), que traz informações de todo o mundo. Para acessar, você pode clicar aqui

Leia livros infantis e juvenis, que têm linguagem fácil para o aprendizado

Há quem pense que livros infantis são apenas para crianças, porém, hoje viemos te mostrar que não. Por serem feitos para um público jovem, este tipo de livro possui uma linguagem de muito mais fácil entendimento do que os produzidos para o público adulto. E para quem tem como intuito aprender uma outra língua e procura uma forma de entendimento prática, aí está.

Como exemplos, temos alguns:

  • Peter Pan, de James M. Barrie – surgido de uma peça de teatro, foi escrito em 1911 e conquista todos os públicos até os dias de hoje;
  • Curious George, de H.A. Rey and Margret Rey – a história do macaco curioso, chamado George, foi publicada em 1941;
  • The secret garden, de Frances Hodgson Burnett – o livro inglês, também de 1911, foi o mais importante da carreira da autora.

Rotule os itens ao seu redor com palavras na outra língua

Aprender inglês também pode ser uma brincadeira. Falar sozinho, por mais bobo que pareça, consegue ser muito eficiente em aprender uma nova língua. Repare os itens que estão ao seu redor, pegue uma caneta e um papel. Agora você irá colocar rótulos em casa objeto com o respectivo nome dele em inglês. Assim, cada vez que você o ver, irá lembrar como falá-lo em inglês.

Inscreva-se em podcasts com o idioma desejado

Mas nem todo mundo curte ler, por isso há outras maneiras de se aprender o idioma. O podcast é conteúdo em áudio, o que consegue facilitar muito a vida dessa parcela da população. Imagine limpar a casa enquanto recebe informações? Esse meio de comunicação está se tornando cada vez mais comum e segue popularizado. Utilize esta ferramenta e teste-a. Se inscreva em podcasts que são no idioma que você deseja aprender. Sendo nesse caso, o inglês.

Cozinhe com receitas escritas totalmente na língua estrangeira.

E quem disse que não dá para aprender cozinhando? Além de aprimorar em novas áreas a nova língua, você ainda se delicia no final com a sua receita. Claro que iremos te ajudar, aqui você encontra receitas completamente em inglês. Para todos os níveis de inglês e de cozinha. Em caso de dúvidas, dê uma pesquisadinha no tradutor que não há erro.

Procure um amigo que fale o idioma e pratique por Skype

Todo mundo conhece alguém que fala inglês, não é mesmo? Pois então, se junte com essa pessoa para adquirir conhecimento. O Skype é uma ótima plataforma para isto. Você pode praticar através de chamadas de vídeo, ou apenas de áudio.

Ouça a músicas infantis na língua a ser aprendida

Novamente na linha infantil, repito que é super útil para quem aprende uma nova língua. Além dos livros, também temos as músicas. Eu sei, pode novamente parecer inútil, mas não é. Com as músicas, de preferência aquelas que “grudam na cabeça”, você aprende todo o básico do inglês. Seja os números, as cores e várias outras coisas.

Um exemplo bem famoso é a música Baby Shark, ela é aquele tipo de música bem “chiclete” mesmo, então prepare-se para ficar com ela na cabeça por horas. E, além de tudo, você aprende a falar em inglês todos os familiares. Abaixo você pode ouvir ela e cantar com a gente. (colocar link do youtube)

Leia piadas nessa língua

Todo mundo gosta de se divertir e é ainda mais legal quando você ri de piadas em outra língua. Existem vários sites de piadas estrangeiros que você pode se entreter enquanto aprende. Dê uma olhadinha

Assista canais do youtube americanos

Se tem uma plataforma que nós gostamos é o YouTube, fornecendo sempre conteúdo e sendo aberto a todos os públicos. Ouvir em inglês é muito importante, por isso trouxemos dois canais para diferentes públicos se interessarem.

How To Cook That – começando com o canal de uma australiana, aqui você verá vídeos com dicas de receitas fáceis para quem não tem jeito na cozinha.

Sky Does Minecraft – e para quem gosta do mundo dos jogos, temos o canal do Adam Dahlberg, que dá dicas sobre Minecraft.

Traduza suas músicas favoritas

Não é apenas ouvindo músicas infantis que você pode aprender inglês. Traduzir as suas músicas preferidas, e do ritmo que você mais gosta também, irão te ajudar muito. Seja jogando no tradutor ou em um dos milhares sites de músicas com suas traduções, você irá aprender muito.

Cadastre-se no site Couchsurfing e hospede estrangeiros em sua casa

O Couchsurfing é um site que você se inscreve e oferece um serviço de hospedagem. Ele é utilizado no mundo inteiro, e com a sua inscrição, podem vir pessoas de todo o mundo se hospedar na sua casa. E não seria uma ótima forma de aprender um outro idioma, além de fazer novas amizades? Pense nisso! 

Leia nosso artigo sobre dicas valiosas para aprender inglês

Gostou deste artigo? Pois temos outras opções, com ainda mais dicas aqui. Neste artigo que postamos há algum tempo, damos dicas preciosas para você aprender inglês. E não só ficar fluente, mas manter o inglês sempre afinado.