Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.

Com os preços elevados nos supermercados e outros segmentos, como combustíveis, por exemplo, o brasileiro tenta cada vez mais economizar e fazer o dinheiro render até o final do mês. As idas ao supermercados, mais do que nunca, são muito bem calculadas e o brasileiro tem comprado somente o necessário.

Mas não é todo mundo que tem esse “olho clínico” para preços e promoções. Muita gente ainda vai nas suas marcas favoritas ou no primeiro item que visualiza, e às vezes deixa passar itens em promoção que estavam ali, bem do ladinho.

A nossa missão neste artigo é te ajudar a prestar mais atenção na hora de comprar no mercado para economizar, afinal, alguns centavos aqui e acolá no final das compras, se tornam um bom desconto no montante geral.

Primeira dica para economizar: não vá ao supermercado com fome ou com pressa


Quando vamos às compras com fome, temos a tendência de gastar mais do que devemos. Acabamos pegando mais produtos por impulso e isso não ajuda em nada a economizar no supermercado.


Sabe aquela expressão “comer com os olhos”, pois é, isso acontece também quando estamos com fome no mercado, produtos deliciosos nos deixam com vontade de comprá-los e na maioria das vezes não são essenciais, muito menos baratos.

A pressa também é inimiga do bolso. Quando você tenta fazer as compras mais rápido acaba esquecendo o que precisa levar, ou acaba pegando mais produtos do que deveria. Então a dica é: coma algo antes de ir ao supermercado e separe um tempo para as compras sem correria, para você poder analisar tudo com tempo.

Ir sozinho ao supermercado ajuda a economizar


Apesar de ser proibido ou inadequado em muitas regiões devido a pandemia atualmente, em que é permitido apenas um membro da família fazer compras para evitar aglomerações, muitas vezes as famílias costumam levar seus filhos ou crianças para participar das compras.

Geralmente costuma ser uma “receita para gastar”. As crianças não entendem de que não é possível passar do orçamento e podem ficar tristes ou frustradas quando seus pais não compram o que desejam, mais um motivo para evitar levar crianças ao supermercado.

Para muitas pessoas isso é difícil, porque elas não têm com quem deixá-las. Mas é importante saber que as crianças podem ser mais atraídas por produtos mais caros e até supérfluos. Se puder, tente não levar as crianças ao supermercado. Isso ajuda a economizar.

Sempre tenha em mente o que é preciso comprar


Essa dica é importante tanto para você comprar apenas o que necessita, como para diminuir o tempo no supermercado. Com uma lista, você pega todos os produtos de uma mesma sessão e não fica dando voltas dentro do supermercado.


Muitas vezes entramos nos corredores do estabelecimento para ver se esse ou aquele produto temos em casa, pois bem, a hora de fazer essa lista e esse levantamento é na sua casa, e não no supermercado.

Às vezes a memória pode nos sabotar, fazendo esquecer produtos essenciais que precisávamos comprar, e comprar produtos que não eram prioridade no momento.

Para economizar sempre defina um limite


Tão fundamental quando a lista é determinar um valor que você pode gastar na compra. Assim, você controla as compras mantendo apenas o que realmente precisa. Essa dica também pode ser usada em outras situações como uma festa, baladas, viagens.


Se eu tenho R$ 300 reservados para as compras, tenha em mente que você poderá gastar somente esses R$ 300. Uma dica importante é ir calculando os valores mentalmente ou até mesmo na calculadora.

Muitas pessoas têm vergonha de calcular as compras no supermercado, mas hoje em dia com os celulares isso se torna muito prático e discreto. Afinal, a lista de compras geralmente costuma estar no próprio celular, e ali mesmo você já vai calculando as suas compras, essa com certeza é uma das principais dicas para economizar.

Não vá apenas em uma rede de supermercado


Muitas vezes ficamos restritos a esse ou aquele supermercado, porque já sabemos onde os produtos estão, ou porque fica próximo de casa, ou porque lá conhecemos colegas e amigos, pois bem, nem sempre essa escolha vai te ajudar a economizar.

Tenha em mente que é preciso buscar informações dos supermercados da sua cidade e ver qual dia da semana estão as promoções mais atrativas para você, e qual deles oferece o produto mais barato.

Obviamente, se o supermercado for muito longe, não valerá a pena você se deslocar só para economizar pouquíssimos centavos, tendo em vista o preço da gasolina. Tudo tem que ir para a ponta do lápis: promoções, deslocamento, qualidade dos produtos, etc.

Cheque sempre a validade dos produtos


Sempre fique de olho nos produtos que você está comprando, há um ditado que diz: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Quando a promoção é bem chamativa, analise bem a qualidade do produto.

Não adianta comprar muitas coisas no atacado, por exemplo, se você não for consumir antes do prazo de validade. Muitos estabelecimentos, para não perderem os produtos e as vendas, jogam os preços lá embaixo para que o consumidor leve os produtos antes de vencer o prazo de validade.

Aproveite essas promoções, mas nunca compre mais do que vai consumir, isso é desperdiçar e você estará “jogando seu dinheiro fora”.

Cursos ajudam a economizar 


Aliado a isso, se você não tem o costume de ser muito organizado financeiramente, separamos um curso que pode te ajudar na gestão do seu dinheiro no dia a dia, o Técnicas Administrativas, além de te ajudar na administração do seu tempo e do seu dinheiro, também te abrirá portas no mercado de trabalho.

Este é um dos cursos indispensáveis para qualquer profissional que deseja melhorar suas habilidades de administração em todos os âmbitos. 

 

 

Powered by Rock Convert
O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!