Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Como escolher uma profissão?

Esta é uma das dúvidas mais frequentes de muitos jovens, e não são só eles. A essa altura do campeonato tem muita gente pensando em mudar de carreira ou de profissão e investir em algo próprio. Por isso o artigo especial do Instituto Mix de Profissões, em alusão ao Dia do Trabalhador, vai te ajudar a elencar alguns pontos a serem observados na hora de repensar sua carreira ou escolher uma profissão.

Afinal de contas, uma profissão nos dá sentido e nos ajuda, além de ganhar dinheiro para o sustento, manter-se ativo e saudável em um mercado cada vez mais cheio de oportunidades para quem sabe criar, planejar e investir em novas ideias.

Escolher uma profissão não é tarefa fácil. Mesmo que você seja mais voltado às exatas, existem inúmeras carreiras pela frente. Professor, engenheiro, cientista da computação, pesquisador, meteorologista etc. É um momento extremamente importante na vida de um jovem e precisa ser vivenciado com muita cautela.

Uma boa dica é você se auto-observar. Analise quais atividades você gosta, não só nas disciplinas do Ensino Médio, mas nos momentos de lazer, de hobby, enfim, veja o que te inspira. Sabe aquela hora do dia em que você se concentra na elaboração de algo e nem vê os ponteiros giram? Pois é exatamente nisso que você deve concentrar seus esforços na escolha da profissão.

Pode ser programando um site, fazendo um artesanato, elaborando um texto, calculando rotas, enfim, é preciso se autoconhecer para fazer uma escolha sintonizada com o seu jeito de ser. Dessa maneira, as chances de você trabalhar com o que gosta aumentam consideravelmente.

Conversar com outras pessoas pode ajudar a escolher uma profissão


Conversar com familiares e profissionais de recursos humanos faz toda a diferença! Fazer um teste vocacional também é uma alternativa que pode ajudar. Visite feiras de profissões e veja como é o dia a dia de quem conclui o curso que você almeja na graduação, mesmo se você é um profissional calejado no mercado, pesquise novos horizontes.

Busque conhecer os seus pontos fracos e fortes tanto quanto as habilidades. Por exemplo, se você é uma pessoa tímida, dificilmente se sairia bem com relações-públicas, mas pode se tornar um excelente veterinário, apenas um exemplo, claro.

Ouça ainda a voz interior que geralmente destina algumas pistas ao longo da vida sobre o que te atrai. Afinal, a escolha vai representar o seu futuro e as suas possibilidades para fazer mais coisas interessantes e que preenchem a vida de uma forma agradável e produtiva.

“Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida” – Confúcio 


Quem trabalha com o que gosta produz mais e se sente mais útil. Trata-se de uma realidade dos profissionais que são proativos e estão sempre prontos para ajudar, buscando soluções viáveis.

O sentimento de prazer vai aumentar assim como a autoconfiança, ou seja, você vai viver melhor e com mais saúde, inclusive tendo uma organização para reservar momentos de lazer que realmente valham a pena. Além disso, a otimização do tempo será bem visível, pois quem trabalha com o que gosta não fica contando as horas para acabar o expediente e nem se apega quando precisa ficar um pouco mais de tempo na atividade profissional.

Isso porque existe um sentido no que se faz, sendo uma verdadeira vocação que motiva o profissional a evoluir. Além disso, quem trabalha com o que gosta tem mais chance de crescer na profissão, pois a dedicação será bem maior em comparação a quem, literalmente, se arrasta no trabalho.

Dessa maneira, a qualidade de vida se torna real, fazendo com que a pessoa tenha mais prazer nas demais atividades do dia a dia. A disposição aumenta assim como o humor, fazendo com que os pensamentos positivos ganhem espaço.

Tenha em mente que dinheiro e ficar rico não é tudo na vida e em uma profissão!


Um erro muito comum cometido por jovens que acabam trabalhando com o que não gostam é ficar focados somente no valor do salário pago pelas diferentes carreiras. Atualmente, o mercado está bem aberto e há muitas oportunidades para todas as profissões, inclusive na internet.

Com isso em mente, vá atrás dos seus sonhos, pois o dinheiro certamente será uma consequência. Afinal, quem faz algo com prazer e amor consegue alcançar os objetivos de vida, tanto profissionais quanto pessoais. Quem trabalha com que não gosta por causa do dinheiro, certamente se tornará um profissional frustrado e infeliz. Pense bem nos prós e contras.

Invista em cursos profissionalizantes para ter um norte quanto aos seus objetivos


Cursos profissionalizantes são ótimas ferramentas de ingresso no mercado de trabalho, e um ponto positivo é que eles te ajudam e muito a enxergar quais caminhos seguir, seja na área de humanas ou exatas, ou se você deseja ser um empreendedor ou colaborador. Além de te ajudar e muito a abrir a mente para novas oportunidades. Aqui você pode escolher uma das áreas que mais te agradam ou procurar uma unidade mais próxima de você!

Outra orientação que auxilia no momento da escolha da profissão é investir no autoconhecimento. Vale a pena escrever sobre si, sentimentos, analisando os seus comportamentos. Você gosta mais de ler ou de fazer contas? Prefere atividades físicas? Ou cozinhar? São indicadores que ajudarão na escolha da sua profissão.

Seguindo as nossas dicas, certamente você vai conseguir trabalhar com o que gosta, tornando a sua vida mais agradável e com atividades que preencherão o dia a dia com sentido e motivação. Sucesso!