Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Como escolher uma profissão?

São tantas as possibilidades hoje em dia que escolher uma profissão, às vezes, requer paciência, atenção e, acima de tudo, noção dos seus gostos e preferências. Por exemplo, se você não gosta de ver sangue, talvez a área da saúde não seja o seu forte. Se você não tem paciência com bichinhos, talvez o segmento pet não seja a melhor escolha.

Estar atento a esses detalhes faz a diferença na hora da satisfação profissional. Quando escolhemos uma profissão em que nos identificamos, a tendência é que nos sintamos realizados com aquela atividade.

Evite sempre, é bom frisar, buscar uma profissão pelo retorno financeiro que ela dará. Dinheiro é importante, mas se você não ama o que faz, dificilmente se sentirá realizado ou feliz desempenhando essa ou aquela profissão. 

Tire dúvidas e interaja com outros profissionais


Depois de você analisar bem o segmento que planeja seguir, a profissão em questão, procure também conversar com profissionais capacitados, formados, para conhecer a parte prática. Se você quer fazer o
curso de Atendente de Farmácia, ou Auxiliar de Laboratório e Análises Clínicas, por exemplo, visite os estabelecimentos e converse com os profissionais que atuam na área, agende um horário para conversar. Dê preferência para aqueles que já possuem bastante tempo de atuação.

Quando estiver escolhendo a sua profissão, lembre-se que todas têm o seu lado positivo e o seu lado negativo: a área da saúde é muito importante, salva vidas e cura doenças, mas vai exigir um grande esforço e sacrifício também, pois muitas vezes você estará lidando com situações delicadas e tristes, e você será a “âncora de apoio” para grande parte destas pessoas.

Tenha calma na hora de escolher uma profissão


A escolha da profissão deve ser muito bem pensada, é uma decisão que precisa ser tomada com calma. Não é interessante deixar para a última hora, no momento de preencher a ficha de inscrição, de matrícula. Pense muito bem sobre o assunto. Afinal, você irá investir tempo e dinheiro em um curso por vários e vários meses.


Claro, nada é pra sempre e a escolha profissional também não precisa ser. Há muitos casos de pessoas que trabalham anos em uma profissão e posteriormente abandonam tudo para começar uma carreira nova.

De qualquer modo, mesmo que você possa mudar de carreira no futuro, não vale a pena perder tempo fazendo um curso do qual você não gosta. Por isso, pense muito bem quando for escolher sua profissão. Voltamos a destacar a importância de pensar naquilo que te faz bem, te faz feliz, e de buscar outros profissionais da área para conversar.

Faça uma avaliação pessoal e profissional sempre que possível


Autoconhecimento é uma das chaves para o sucesso na vida em geral e com a escolha da profissão certa não é diferente. Procure conhecer bem a si mesmo, procure listar os seus principais interesses, talentos e defeitos (ou melhor, pontos que precisa melhorar).


Liste quais são as atividades que você prefere fazer em seu tempo livre, os tipos de filmes de que você mais gosta, os assuntos sobre os quais gosta de conversar e as suas principais qualidades. Liste também o que você não gosta de fazer, quais situações te deixam constrangido e também quais são os seus principais pontos de melhoria. Ter um bom conhecimento sobre si mesmo com certeza ajuda na escolha da profissão certa.

Teste a sua afinidade com a profissão


Para poder ter certeza que você está fazendo a escolha da profissão certa, procure toda a orientação que puder. Faça um
teste vocacional, procure orientação de psicólogos e profissionais vocacionais e leia, leia muito sobre a área que quer estudar.

Procure conhecer o que está acontecendo no universo da sua profissão. Se você gosta do mundo dos computadores e da tecnologia, por exemplo, faça uma pesquisa sobre as novas técnicas de programação, sobre os novos computadores que estão surgindo, sobre as novas empresas que estão despontando, vasculhe tudo que puder sobre o tema.

Quanto melhor você conhecer o universo da sua futura profissão, mais você saberá se tem afinidade com a área.

Não deixe que os outros frustrem seus sonhos!


Nem sempre as melhores intenções levam às melhores escolhas. Não são raros os casos em que pais, amigos ou parentes acabam influenciando na escolha de uma profissão. Essas pessoas, em geral, querem apenas ajudar, mas não cabe a elas escolher: a última palavra deve ser sempre sua!


É muito comum encontrar alunos que abandonam um curso profissionalizante, técnico ou uma faculdade porque não se identificam com a profissão escolhida. Muitos desses casos ocorrem justamente porque a escolha do curso foi feita com base na influência de outras pessoas.

Na hora de escolher uma profissão, nunca se deixe levar por comentários ou qualquer tipo de influência. A carreira é sua, o sonho é seu, a escolha da profissão certa só cabe a você.

Ah, lembre-se que os cursos profissionalizantes são ótimos para ingressar no mercado de trabalho e se descobrir profissionalmente. Acesse os nossos cursos do Instituto Mix de Profissões para saber mais e comece o quanto antes a construir, passo a passo, o seu futuro!