Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos.

O cronograma capilar basicamente é formado por três passos: hidratação, nutrição e reconstrução.  Qualquer pessoa pode fazer o cronograma capilar. Mas é importante saber a solução correta para sua necessidade, pois a rotina de cuidados intercala os procedimentos conforme as deficiências capilares.

Para isso, sugerimos um teste muito simples para saber a porosidade do cabelo a ser tratado: Em um copo de água, coloque um fio do cabelo. Após alguns segundos observe como ele se comporta no liquido.

Após este reconhecimento, coloque mãos à obra:

Hidratação

Como o nome já diz, é a reposição de água e nutrientes que perdemos todos os dias. Fios hidratados não ressecam. Os principais ativos de hidratação capilar são:

Nutrição

Geralmente acomete cabelos cacheados e crespos, pois a oleosidade do couro cabeludo não chega às pontas. Neste caso, nutrir significa repôs lipídios, que são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Cabelos nutridos são macios, flexíveis e brilhantes.

A nutrição capilar pode ser feita das seguintes formas:

Reconstrução

A necessidade desta operação geralmente surge para cabelos com química que o deixam quebradiços. A reconstrução repõem a proteína dos fios. Este tratamento deve ser feito somente em cabelos extremamente danificados e a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Para reconstruir os cabelos usa-se queratina. A Queratina é uma proteína produzida por nosso corpo, que representa cerca de 90% da constituição do fio. Ela proporciona força, elasticidade e resistência à fibra capilar. Use produtos que contenham:

Depois de tudo isso, organize seu cronograma capilar, siga à risca cada procedimento a cada semana e solte suas madeixas saudáveis!

Powered by Rock Convert
O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!