Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Confeitaria e as tendências do momento

O segmento da confeitaria é um dos que mais crescem no Brasil e, ao mesmo tempo, é uma das atividades que mais se diversifica para acompanhar as novas tendências do mercado. São milhares de profissionais que buscam na confeitaria uma fonte de renda e uma oportunidade de começar um negócio próspero.

Para a sua confeitaria manter o crescimento saudável, é preciso se manter por dentro das tendências e das novidades do mercado. Nossas dicas, do Instituto Mix de Profissões, vão desde o preparo de doces específicos, para diferentes públicos, até a criação de um planejamento estratégico para a divulgação da marca.

Confeitaria para pessoas alérgicas e veganas


Existem muitas pessoas com restrições alimentares, como as alérgicas ou intolerantes à
lactose e ao glúten. Essa demanda alimentar especial não é de agora. A novidade está nas inúmeras receitas disponíveis para esse público, assim como para os veganos, que não consomem produtos derivados de animais, mas estão expostos a uma grande variedade de doces e bolos.

Para esses públicos, as receitas devem substituir os ovos, os leites e as manteigas por ingredientes como manteiga de avelã, leite de coco e amido de milho. A partir daí, a criatividade deve compor o cardápio para inovar com as delícias.

A inovação constante da confeitaria com bolos em diferentes formatos


Os bolos estão sempre na moda. Por isso, muitas empresas oferecem as receitas tradicionais e conseguem
ganhar dinheiro comercializando esses produtos. No entanto, para se destacar no mercado é preciso apresentar novidades para os clientes. Esse diferencial pode ser no formato, nos ingredientes e na decoração dos bolos caseiros especiais.

Invista em produtos diferenciados e que podem agradar públicos diversos, por exemplo:

  • Bolos de pote;
  • Cupcakes;
  • Bolos no palito;
  • Cake in box;
  • Fake cakes.

Aproveite a onda gourmet!


Outra forte tendência na área da confeitaria é o consumo de
doces gourmet. Antes, eram encontrados em eventos e ocasiões especiais mas, com a popularização de suas receitas, já podem ser encontrados em momentos mais descontraídos e corriqueiros, como os lanches de final de tarde.

Além de produzir doces de forma inovadora, é importante também se diferenciar no processo de distribuição. Muitas pessoas não podem se deslocar até uma loja física no dia a dia. Ofereça esse diferencial para entregar seus produtos e facilite as encomendas e a vida dos seus clientes!

Os doces gourmet mais tradicionais são:

  • brigadeiros explosivos e recheados;
  • palha italiana com castanha de caju ou pistache;
  • trufas especiais;
  • cupcakes decorados;
  • bombons finos.

Divulgue sempre nas redes sociais e invista em marketing de conteúdo


Para divulgar e propagar as novidades e as delícias preparadas, devemos contar com as redes sociais. Isso porque muitas das tendências apresentadas são visualmente incríveis e combinam muito bem com o Instagram, por exemplo.


Logo, é preciso fazer uma divulgação correta, pois de nada adianta conhecer as tendências e não refletir isso nas redes sociais. Esse pode ser o fator decisivo para garantir o sucesso ou evitar o fracasso de seu negócio. Afinal, os seus potenciais clientes e os consumidores, em geral, estão totalmente presentes nas plataformas on-line.

Então, aproveite o uso desses canais digitais a seu favor e comece a divulgar seus produtos para mostrar que você tem uma confeitaria criativa. O marketing de conteúdo pode ser um grande aliado do seu negócio! Dessa maneira, você pode se mostrar como autoridade no mercado, ser reconhecido por mais clientes e ainda garantir um engajamento forte com a sua marca. Motivos não faltam para investir nessa estratégia, não é mesmo?

Cursos profissionalizantes: o pontapé para um negócio promissor!


Seja para quem já tem um conhecimento na confeitaria ou para quem quer aprender do zero, um curso profissionalizante é sempre uma boa pedida para quem quer investir neste segmento. Qualificação na área da gastronomia é tudo!


Por isso nós do Instituto Mix separamos duas opções de cursos para você: a primeira opção são as aulas presenciais com o Curso de Confeitaria, que você pode encontrar em uma unidade IM mais próxima de você.

A outra opção é muito atrativa, é o Curso de Confeitaria totalmente on-line, e o mais importante, com preço e formas de pagamento super acessíveis. Aproveite todas as oportunidades que só o Instituto Mix de Profissões te proporciona.

Aproveite para acompanhar a live realizada pela equipe pedagógica e comercial do Instituto Mix de Profissões para o segmento da Confeitaria: