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Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.

A barbearia voltou a moda! E agora ela é muito mais do que apenas “barba, cabelo e bigode”. Agora elas inovaram e além de sair de cabelo cortado, você toma uma cervejinha, ouve uma boa música, joga um vídeo game, assiste aquela partida de futebol de “boas” e coloca a conversa em dia com seus amigos.

Investir em algo assim virou um negócio certo, e muito lucrativo! E é por isso que trouxemos as melhores dicas para barbearia para você abrir um empreendimento e conquistar esse mercado que não para de crescer, afinal de contas, o homem moderno cuida cada vez mais da aparência.

Aprenda sobre empreendedorismo para barbearia

As melhores dicas para barbearia é que, você deve saber mais do que apenas cortar cabelos e fazer a barba. Você deve ter a noção de que está investindo, abrindo um empreendimento e entender do que isso se trata. 

Para empreender, você deve saber um pouco de “tudo”. Desde como funciona o seu negócio e cada produto oferecido, até o mínimo de administração e finanças. Você pode contratar pessoas para fazer essa parte por você, mas ainda sim, você deve saber o que está acontecendo dentro do seu negócio. Sem falar que, com você cuidando da sua empresa, existe uma confiança muito maior de que tudo está ocorrendo da forma certa e desejada.

E que melhor forma de aprender a empreender se não estudando, aprendendo e evoluindo? O Instituto Mix possui um curso de Barbearia Profissional e Barbearia Profissional Avançada, que além de te ensinar técnicas e as melhores dicas para barbearia, irá ensinar você a lidar com o seu negócio e a fazê-lo dar certo. Acesse para mais informações.

Use e abuse das redes sociais

As redes sociais estão aí para serem as suas aliadas, utilize-as. Com elas você pode, além de divulgar o seu trabalho, divulgar promoções e sorteios, chamando a atenção de possíveis clientes para a sua barbearia.

Mantenha elas sempre atualizadas, coloque muitas fotos do seu trabalho, faça sorteios para conseguir mais seguidores e aumentar o movimento do seu perfil e patrocine fotos que chamem atenção para sua conta.

Crie estratégias para fidelizar seus clientes

Os clientes gostam de se sentir importantes, gostam de se sentir em casa no seu negócio. Para resolver isso, existem várias estratégias já utilizadas. Mandar fazer cartões da sua marca é um ótimo ponto para começar! 

Para fazer isso, você pode colocar em um cartão, com círculos brancos vazios, que a cada 10 carimbos nos mesmos você ganha pacote completo na barbearia. Carimbos estes que você ganhará a partir da compra dos seus serviços. Você não acha que chamará atenção? A pessoa irá ter que cortar o cabelo de qualquer forma, então por que não escolher você, já que ela ainda irá ganhar um bônus com isso? E é assim que você fideliza seus clientes.

Crie promoções atrativas

Promoções atraem não apenas os seus costumeiros clientes como também os novos. Utilize as redes sociais como Facebook e Instagram para isso. Como exemplo, você pode sortear um pacote completo com barba e cabelo, além de oferecer algumas cervejas do seu BarberShop para quem seguir as regras do seu sorteio.

As regras geralmente envolvem curtir a foto publicada, curtir o perfil do sorteador e marcar amigos nos comentários, fazendo com que o sorteio se espalhe mais rapidamente. E se você se interessa por isso, também existem outros meios. Para aumentar o público do sorteio também pode fazer parcerias com marcas conhecidas. Mas você deve garantir que elas possuam produtos que possam interessar seu público.

Tenha um ambiente criativo

O ambiente que você constrói para o seu cliente é a primeira impressão dele sobre o seu negócio. Você deve ter um lugar agradável para se trabalhar e para ficar. Hoje em dia, as barbearias em um geral vêm adotando um estilo industrial na decoração de seus espaços. Desde móveis antigos, papel de parede de tijolos, muita madeira e algumas atrações para distrair o seu cliente. Outras também se encontram com uma vibe retrô, com bancos diferenciados, itens que se referem à carros antigos, um piso quadriculado e muito da cor vermelha.

Dica Bônus: Você não precisa vender apenas corte de cabelo e barba

O que vem se mostrando como um diferencial nas barbearias de hoje em dia é a variedade no atendimento e nos produtos oferecidos. Eles são os famosos Barber Shops. Hoje, os homens não vão mais até as barbearias apenas para fazer barba e cabelo. Mas também para passar um tempo, encontrar conhecidos, beber uma cerveja… 

Você pode oferecer um espaço de descanso e bate-papo, também como um bar dentro da sua barbearia. Além, claro, de uma área de entretenimento, podendo conter uma televisão, jogos, talvez uma mesa de sinuca ou pebolim. E você também pode investir no espaço exterior ao seu estabelecimento, oferecendo um estacionamento, por exemplo. Tudo isso pode ser cobrado ou oferecido como cortesia de acordo com o serviço oferecido. Tudo vai de como você pretende lucrar quanto a isso ou não.

Isso fará com que seu cliente ache o ambiente agradável, queira voltar, passe mais tempo ali e ainda aumente os seus lucros. 

E ficam por aqui as nossas dicas para barbearia, confira os outros artigos do blog!

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