Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Conheça a história por trás do Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher tem muitos significados, bem mais do que imaginamos, vai muito além de entregar flores e chocolates um dia por ano, não é sobre mensagens de carinho e bichinhos de pelúcia. Se trata de resistência, luta e resiliência todos os dias, sua função é relembrar todos os anos os direitos conquistados politicamente e socialmente pelas mulheres e não deixar esquecer sobre o que ainda deve ser melhorado.

dia da mulher

Mulheres por todo o mundo comemoram esse dia como um momento de liberdade, como um dia especial para chamar a atenção para as necessidades de igualdade no mercado de trabalho, no ambiente familiar e em todos os aspectos de suas vidas, algo que as mulheres continuam buscando, conquistar cada vez mais seu espaço, sem desigualdades.

Onde surgiu?

Há controvérsias em relação à origem da data, mas o que se sabe de certeza é que ela veio de um conjunto de manifestações pelos Estados Unidos e pela Europa, lideradas pelas mulheres em função das suas condições precárias de trabalho e falta de direitos.

Um dos mais famosos ocorreu em 1857, em Nova Iorque (EUA), quando trabalhadoras de uma fábrica têxtil foram reivindicar seus direitos básicos e foram reprimidas de forma violenta e injusta pelos policiais, muitas sendo pisoteadas e agredidas.

Mais para frente, em 1909, também em Nova Iorque (EUA), mulheres que trabalhavam na fábrica de camisetas Triangle Shirtwaist Company, reivindicavam por algo que pareceria óbvio nos dias de hoje, elas protestavam por salários dignos e horários de trabalho justos. E para isso, ocuparam a fábrica em que trabalhavam. Mas não contavam que o patrão iria trancá-las lá dentro e colocar fogo na fábrica, matando 129 funcionárias.

Em homenagem a todas as vítimas, não só desses crimes, mas das que sofrem todos os dias, foi criado o Dia Internacional da Mulher, reconhecido em alguns países até mesmo como um feriado, e em lugares como China e Nepal, um dia de descanso apenas para as mulheres.

A evolução do significado deste dia

As mulheres não pedem muito além de respeito e igualdade, valorização em seus papéis. Nos dias de hoje, esse dia é lembrado para fixar a igualdade de gêneros em protestos pelo mundo todo.

Ainda que tenham adquirido o direito ao voto e cargas salariais justas, seguem ganhando menos que os homens nos seus empregos, mesmo com diversas pesquisas mostrando que mulheres terminam a faculdade com notas melhores.

A caminhada para um mundo justo e igualitário é longo, mas com todos juntos por um único propósito tudo se torna mais fácil. Um feliz dia internacional da mulher a todas, pois vocês são essenciais para tudo ocorrer melhor.