Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

7 Coisas que vocês precisa saber para ser um bom mestre de obras

construção civil

A construção civil possui inúmeras vertentes dentro de sua área, possuindo profissões para todos e sendo comentada como um dos setores mais dinâmicos do país. E hoje em dia, com a urbanização, essa área está crescendo e sendo extremamente requisitada. Seja para a construção de prédios ou apenas para instalação de coisas básicas do dia-a-dia, por quem pretende ser mais independente em casa. E uma profissão que chama atenção nessa área é a de mestre de obras.

O que é mestre de obra?

O mestre de obras é o encarregado pela fiscalização e coordenação das obras, sejam pequenas ou grandes. Ele supervisiona desde o início e é o responsável pelos materiais utilizados e a função de cada funcionário abaixo dele.

Ele que irá coordenar a quantidade de material utilizado, a requisição para mais e as tarefas que cada um exercerá. E é muito mais difícil do que parece. Ser um mestre de obras não é “brincadeira”, é sobre construir o lar das pessoas, o seu local de trabalho, construir, literalmente, um sonho! É oferecer segurança no lugar em que essas pessoas passam grande parte do seu dia. E ainda uma ponte entre todos os trabalhadores da obra, desde os pedreiros até os arquitetos.

Qual salário de mestre de obras

Uma das primeiras perguntas que se passa na cabeça do trabalhador é quanto ganha um mestre de obras. Porque, muito provavelmente, esta pessoa procura esse serviço como uma forma de renda e sustento.

De acordo com o Guia da Carreira, o valor varia de estado para estado, mas um profissional nessa área tem uma média de salário de mais de R$5.800,00. Tudo é claro, podendo variar de acordo com o seu esforço e empenho, pois quanto mais qualificações e especializações, melhor você receberá e mais requisitado você será.

O que um mestre de obras precisa saber

Um mestre de obras precisa sim ter entendimento de construção civil, tanto a parte teórica como a prática, que ele aprenderá as duas em cursos profissionalizantes. Desde como a obra funciona, quais materiais usar e interpretar plantas de arquitetos e engenheiros. No entanto, saber ser um bom líder, se comunicar e saber debater com seus colegas apesar das diferenças também é muito importante.

Como ser um bom mestre de obras

Independentemente da profissão que você exerce, todas exigem nosso esforço e dedicação, muito se consegue a partir disso. Você deve amar a sua profissão, gostar do que faz, assim não se tornará algo cansativo e que você conta as horas para acabar.

Buscar a profissionalização é o que há de mais importante, o mercado exige qualificação atualmente. E sem isso, será muito mais difícil ser contratado. Vá atrás de cursos, pesquise, inove e esteja sempre um passo à frente. Conhecimento gera conhecimento, e ele nunca é demais.

Não se desanime pela falta de experiência, hoje em dia nessa profissão a qualificação vem sendo mais exigida do que a experiência. O mestre de obras mais procurado é aquele que se atualiza e que está sempre ligado nas novidades. Além ainda de ser extremamente necessário que você consiga ser um bom líder e saiba lidar com responsabilidades.

Resiliência é a palavra certa, você irá encontrar muitos desafios pelo caminho e muita competitividade, mas não pode deixar isso te abalar. Isso deve apenas te dar mais vontade de crescer no seu trabalho.

Como está o mercado para o mestre de obras

Pela construção civil ser um dos meios mais dinâmicos e que mais cresce no país, todas as áreas estão expandindo. Para a carreira de mestre de obras não é diferente. Com a urbanização e industrialização, cada vez temos mais empresas e prédios. O que, consequentemente, gera cada vez mais empregos.

Apesar da concorrência, que acaba sendo grande, a profissionalização e as melhorias te deixam a frente dos seus concorrentes.

Qual curso posso fazer para ser um mestre de obras

Há quem pense que ser um mestre de obras é fácil, que é só ir e fazer, mas não é bem assim. Com o crescimento da área, a qualificação vem sendo cada vez mais requerida. E dificilmente você conseguirá um trabalho sem as “armas” necessárias.

Felizmente, o Instituto Mix oferece um curso de mestre de obras objetivo. Mas ainda sim muito abrangente que te incluirá rapidamente no mercado de trabalho. Clique aqui para saber mais. 

O que vou aprender no curso de mestre de obras

Existem muitos pontos importantes que devem ser exaltados no curso de mestre de obras. Durante as aulas, você terá módulos que falarão sobre o meio ambiente, sobre primeiros socorros, segurança, como ser um líder e muito mais. Para a lista completa de módulos, acesse aqui.