Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Costura: como ingressar no segmento da moda! 🧶

A moda é um eterno mercado em desenvolvimento no Brasil e no mundo. E dados de empresas ligadas ao setor apontam um crescimento surpreendente no número de profissionais dedicados a “produzir” moda, ou seja, pessoas que agora costuram, lançam tendências, reaproveitam peças (o chamado upcycling), e que desejam investir e empreender no segmento da costura.

No artigo de hoje do Instituto Mix, vamos mostrar como você pode dar os primeiros passos para ingressar neste mercado promissor que emprega milhões de brasileiros, e que faz com que outra parcela significativa comece a investir em um negócio próprio. Vamos as dicas de como ingressar na moda como costureiro(a) profissional?

Bem, antes de mais nada, vale a pena destacar o segmento de Moda do IM, lá você encontra cursos ligados ao setor, e este é o nosso primeiro conselho.

Após um curso de aperfeiçoamento ofereça serviços de reparo na costura


O serviço de reparo é muito procurado entre as pessoas, afinal, sempre há ajustes a serem feitos nas roupas, como reduzir o comprimento de vestidos, pregar botões que soltaram da camiseta, ajustar a barra de calças, consertar zíperes que não fecham, etc.

Um ponto positivo é que não é preciso ser um especialista em costura para realizar esse trabalho, já que é algo relativamente simples e pode ser feito em pouco tempo, especialmente se você já tiver uma máquina de costura.

Portanto, anuncie esse serviço para seus vizinhos, amigos, familiares e também em redes sociais. Na última opção, não se esqueça de disponibilizar seu nome e número para contato.

Certamente, em pouco tempo, você terá bastante roupas em mãos para reparar.

Que tal criar um canal na internet sobre costura e moda?


Caso você já tenha alguma familiaridade com redes sociais, criar um canal de costura no YouTube para você ou para alguém próximo que costure, como sua mãe ou sua avó, pode ser uma boa alternativa para ganhar dinheiro.

Isso porque hoje em dia cada vez mais as pessoas recorrem ao YouTube em busca de dicas, receitas e tutoriais. Logo, ensinar a fazer bordados ou até mesmo pequenos reparos, pode gerar muitos acessos. Nesse caso, a princípio nem é preciso ter uma máquina de costura, visto que a ideia é ajudar as pessoas a costurarem com o que elas têm em casa e, geralmente, a grande maioria possui apenas linha e agulha.

No entanto, com o crescimento do canal, você pode investir nesse equipamento e, quem sabe, oferecer cursos avançados, se você ou a pessoa à frente dos vídeos tiver o conhecimento necessário.

Como costureira que tal fazer roupinhas de bebês?


O mercado de roupas infantis é bastante amplo e está sempre aberto às novas possibilidades. Afinal, os bebês nascem a todo momento e as pecinhas em miniatura são irresistíveis, especialmente para os pais.

Além disso, existem momentos especiais na vida de uma criança que requerem roupas à altura. É o caso da saída de maternidade, do batismo, do primeiro aniversário, etc. Embora haja diversas lojas de bebês e, consequentemente, milhares de opções de looks festivos, muitos pais buscam algo exclusivo para os pequenos.

Dessa forma, fazer roupinhas de bebês para festas pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro, visto que se trata de um produto totalmente artesanal e, consequentemente, tem um custo mais elevado. No entanto, é fundamental ter habilidades avançadas e uma certa experiência para confeccionar essas peças e atender às expectativas dos clientes.

Uma boa costureira também pode produzir bolsas e mochilas


Bolsas e mochilas são acessórios essenciais para o dia a dia de qualquer pessoa e, além de bonitos, devem ser funcionais e resistentes.

Pensando nisso, você pode oferecer o serviço de produção de bolsas e mochilas por encomenda, em que o cliente tem a liberdade de escolher todos os detalhes do acessório: material, cores, tamanho, compartimentos, etc.

Para isso, você pode criar uma arte digital simples com seu contato e as opções de tecido, tamanhos, cores, etc. disponíveis em plataformas online, como o Canva.

E, para ajudar na divulgação deste trabalho, uma boa alternativa é produzir alguns modelos para servir de amostra e também para disponibilizar à pronta entrega. As possibilidades de modelos são inúmeras: dia a dia, maternidade, praia, trabalho, festas, entre outras.

Itens de decoração em costura são uma boa opção e vendem bem!


Confeccionar itens para decoração da casa, como toalhas de mesas, capas de edredom e fronhas, pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro. Inclusive, você pode abrir um negócio de costura focado nessa área e divulgar para potenciais clientes, além de seus vizinhos, amigos e familiares.

Isso porque quando alguém vai até uma loja de varejo comprar esses itens decorativos, pode não ser tão fácil encontrar exatamente aquilo que procura.

Especialmente se a pessoa estiver procurando por peças ou acessórios mais específicos, com padrões ou cores de acordo com as suas preferências. Dessa maneira, muitos acabam optando por comprar o tecido que deseja e mandam fazer o acessório por conta própria.

É nessa hora que você colocará as suas habilidades em prática e ganhará dinheiro com esse tipo de costura.

Costurar panos de cozinha personalizados


As pessoas que já conhecem esse mercado, sabem que costurar panos de cozinha personalizados é um bom negócio. Afinal, esse tipo de produto é indispensável para qualquer residência, e quando são personalizados a venda é ainda mais certeira.

Para confeccionar os planos personalizados para vender não tem muito segredo, basta somente escolher o tipo que deseja trabalhar: se é pintado à mão, com retalhos decorados ou bordado. Deixe a criatividade e a imaginação falarem mais alto, e comece a ganhar dinheiro com esse tipo de costura.

Roupinhas para pets: super em alta na costura!


O mercado pet com certeza possui um bom público, os donos de pets gostam de vestir seus bichinhos de estimação, seja para protegê-los do frio ou simplesmente para deixá-los mais fofos.

Por esse motivo, se você tem afinidade com esse setor, essa pode ser uma boa oportunidade para ganhar dinheiro com costura. Você pode confeccionar colchonetes, roupinhas, lençol, caminhas, cobertores, almofadas, entre outros produtos que os donos de pets costumam procurar bastante.

Você pode até ousar um pouco mais e tentar uma parceria com os pet shops da sua cidade, para que eles vendam os seus produtos.

Gostou das nossas dicas, acesse a família de cursos de moda para saber e comece o quanto antes um curso no Instituto Mix de Profissões, conheça uma unidade mais próxima de você.