Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Costura é um dos novos hábitos dos brasileiros

Cada vez mais os brasileiros têm buscado novos jeitos de se entreter, buscando um hobby para passar o tempo. No caso do corte e costura, além de hobby, é uma atividade que pode proporcionar um conhecimento extraordinário para reaproveitar peças de roupas ou até mesmo criar um espaço para empreender.

Afinal, quem não se empolga ao ver as infinitas possibilidades que nossa criatividade é capaz de criar? A costura é uma forma de dar forma e tornar realidade várias das ideias que passam pela nossa cabeça!

Além de tudo isso, a atividade pode passar a ser uma grande terapia! Quem se perde entre linhas e agulhas desfruta de momentos de descontração e esquece dos problemas. Pode parecer exagero, mas não é! Aguçar a criatividade faz com que novas ideias surjam, novos padrões de pensamento se desenvolvam, e, nessa “meditação dos panos” muitos problemas acabam se dissolvendo!

Por isso, nós do Instituto Mix de Profissões, que contamos com um família de cursos especialmente destinada para Moda, separamos algumas dicas para você que quer se aventurar pelo mundo do Corte e Costura.

Primeira dica: lave tudo antes de costurar!


Você com certeza já comprou uma roupa que ficou perfeita no provador, mas depois da primeira lavagem nem entrou mais em você, não é? Acredite, isso gera pânico em muitas pessoas.

Isso acontece porque muitas das roupas são cortadas diretamente no tecido sem que ele tenha sido lavado antes. As suas fibras estão todas esticadas e tensionadas. Ao serem lavadas, as peças retornam à sua condição inicial, com as fibras relaxadas (e também muito mais macias ao toque). É importante que você saiba que isso não acontece com todos os tecidos, apenas com aqueles de fibra natural.

Para evitar que suas peças diminuam à primeira lavada, antes de cortar e costurar, sempre procure lavar e deixar o tecido descansar secando à sombra.

Corte e costura exige organização


Seu local de costura deve ser organizado e limpo. Os itens para costura são vários e, em sua maioria, pequenos. Por isso, é imprescindível que tudo tenha seu lugar, para que você não perca peças, para que suas linhas não se enrolem e sua experiência seja agradável.

Ter um cantinho dedicado somente a isso vai te ajudar a sempre poder sentar ali e praticar um pouco da sua nova arte. Você certamente não vai fazer isso com frequência, se precisar organizar sua área de costura sempre que quiser se dedicar a ela.

Tenha em mãos uma tesoura própria para tecidos


Tesouras para papel não são adequadas para cortar tecido. Elas frequentemente “mastigam” o tecido, e não permitem que o corte seja preciso. Dessa maneira, você terá uma peça toda torta e as bordas do tecido ficarão heterogêneas, com “piques” que com certeza vão atrapalhar sua costura.

Agulhas diferentes para cada tipo de tecido


Uma cena pela qual quase todo mundo que começa a aprender a costurar já passou: logo no primeiro ponto a agulha quebra. Ou então, em vez de furar o tecido, empurra-o para dentro de onde fica a bobina na máquina.

Pois é, isso acontece porque cada tecido pede um tipo certo de agulha. Há variações em formato e espessura, que fazem cada agulha certa para determinado tipo de tecido.

Teste sempre que possível para evitar erros e desperdícios


Sempre teste a costura em um retalho, ou um pedaço do tecido que não será usado nem ficará à vista. Isso vai impedir qualquer imprevisto: de pontos errados, ao ocasional vazamento de óleo que pode manchar o seu tecido. Sempre prefira experimentar alguns pontinhos antes de partir para o item final.

Estudo e capacitações são fundamentais na área da costura


Aqui está a nossa dica mais valiosa de todas: pesquisar e estudar! Informações nunca são demais, e, pesquisando, você vai encontrar conhecimento para expandir as possibilidades da sua costura. Assim você também vai conhecer os jeitos e macetes de cada outra costureira e escolher os métodos mais fáceis ou melhores para você.

Comece o quanto antes um novo hobby ou aperfeiçoe os seus conhecimentos, entre já no curso de Corte e Costura do Instituto Mix de Profissões.