Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Cupcake: aprenda a fazer essas delícias

Pequeno, mas saboroso! Com formatos e sabores diferenciados, nasceram os cupcakes e logo eles conquistaram o mundo da confeitaria.

A verdade é que o cupcake é irresistível: massa fofinha, recheio gostoso, cobertura bonita e decoração de encher os olhos, aliás a gente sempre como cupcakes primeiro com os olhos! E qual é a receita do cupcake perfeito? O Instituto Mix de Profissões, mestre na arte da confeitaria, te ajuda a preparar um delicioso cupcake!

Comece pelo início: as forminhas de cupcake!


Esse é um momento decisivo, pois o tamanho preciso da forma e as técnicas corretas para utilizá-las são fundamentais para se alcançar o resultado do cupcake perfeito.

Mas só uma ressalva: cozinhar tem que ser divertido também! E, genuinamente, fazer cupcake nos remete ao lúdico, desperta momentos alegres e de descontração. Sim, é diversão na cozinha, pode até chamar o papai, a mamãe, a criançada e todos para participarem do cupcake perfeito!

Voltemos ao cupcake. Primeiramente, é importante estar munido de utensílios de cozinha adequados. Neste caso, forma específica para o nosso bolo em miniatura. Veja como usar forminhas de cupcake:

  • Utensílios: forma de papel ou de silicone cupcake próprias para assar, assadeira específica para cupcakes, já com cavidade para os bolos em miniatura.
  • Forma de papel: utilize três forminhas de papel, uma dentro da outra, para cada cupcake, assim fica mais firme e mantém a forma certinha do bolo.
  • Forma de silicone: é a ideal, porque você economiza e sempre terá uma forma a disposição, além de ajudar o meio ambiente, evitando o descarte de resíduos.
  • Assadeira para cupcakes: unte com óleo as cavidades da assadeira. Outra opção é colocar as forminhas (papel ou silicone) dentro das cavidades da assadeira, assim não precisa untar, e caso você não tenha assadeira específica para cupcakes, é só colocar as forminhas dentro de uma assadeira normal que não tem erro.
  • Preenchimento das forminhas: despeja a massa de cupcake dentro de cada forminha, preenchendo até ⅔ para evitar que transborde quando crescer.

Cupcakes simples mas deliciosos


Rápido, prático e gostoso, o cupcake simples é um verdadeiro bolo em miniatura. Muito semelhante ao tradicional bolo de vó, com a massa bem fofinha, leve e macia. Nem precisa de recheio e muito menos de cobertura, porque já é uma delícia. Combinação perfeita para acompanhar um chá ou um café, enquanto você curte a companhia de uma pessoa querida.


Ingredientes: em suma são farinha de trigo, açúcar, leite, manteiga, ovos, óleo e fermento em pó.

O preparo: utiliza-se técnicas de confeitaria de bolo para fazer cupcake. A diferença é que a quantidade dos ingredientes e o tempo de preparo são menores. Basicamente, o passo a passo é esse:

  • Você mistura todos os ingredientes em um recipiente até obter uma massa de cupcake homogênea.
  • Depois distribua em forminhas de papel (ou silicone) dentro da assadeira.
  • Leve ao forno (180°C), pré-aquecido, por cerca de 25 minutos ou até dourar. Pronto, cupcake simples perfeito!


Que tal uma receita de cupcake simples de chocolate? Assim você já pode treinar o uso das forminhas e entender melhor as quantidades de ingredientes, o modo de preparo e o passo a passo para fazer um cupcake. Você pode incrementar o cupcake simples com algumas delícias a mais, como castanhas, nozes, frutas, entre outros.

Cupcake com recheio


O cupcake recheado é maravilhoso, vai muito bem em qualquer ocasião como sobremesa, no café da tarde, no intervalo da faculdade, na pausa do home office, no escritório, nas festas e nas confraternizações, definitivamente, está no paladar de todos!

E como fazer um cupcake recheado? Embora não tenha muito segredo, vale saber algumas técnicas que facilitam na hora de rechear.

  • Depois que a massa estiver pronta, já fria, corte um círculo no topo do cupcake com o auxílio de uma faca (dica: se você tiver um bico de confeitar, pode usar o lado invertido para cortar o topo).
  • Retire a “tampa” que você cortou do topo do cupcake e pressione, delicadamente, a massa para dar espaço para o recheio.
  • Feito isso, é só rechear, cuidadosamente, com o seu sabor preferido e tampar com o círculo que você cortou do topo do cupcake.
  • Se você tiver o bico de confeitar e o saco de confeitar, utilize-os para rechear. Facilita bastante. Mas pode usar uma colher pequena também.

Matricule-se em um dos melhores cursos de confeitaria do Brasil

O Instituto Mix de Profissões tem atualmente um dos melhores cursos de confeitaria do Brasil, nele você vai aprender diversas receitas, técnicas e novidades do mundo da confeitaria. Seja você aprendiz ou veterano. Acesse o link para saber mais informações sobre o curso de Confeitaria do IM.

Ah! Temos a opção de curso de Confeitaria totalmente on-line, para você que é conectado, quer comodidade e praticidade na hora de aprender. Acesse o link para ter mais informações.