Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Curso corte e costura: como funciona o processo de modelagem de roupa?

Durante a confecção de uma peça existem várias etapas que vão desde o esboço até a embalagem para a venda. Dentre eles está a modelagem, que é quando a modelista interpreta o desenho e começa a fazer o molde, além da escolha de detalhes que podem fazer diferença na hora de costurar e finalizar a peça.

É durante a modelagem que muitos pontos importantes são definidos, garantindo que o resultado final seja positivo e a peça caia bem no corpo. Mas como funciona o processo de modelagem de roupa? Neste artigo explicamos como funciona, qual a importância e mais informações sobre o curso de modelagem. Confira!

Como funciona o processo de modelagem de roupas?

A modelagem de roupa é um processo em que a roupa criada sai do papel e se torna uma peça física. Para isso, o primeiro passo é a montagem do molde — ele pode ser feito no papel ou computador. Nesse momento, o desenho é desenvolvido e testado para que o caimento fique perfeito.

Quando criado em larga escala, o molde de papel é feito com um material mais grosso, o que permite utilizá-lo mais vezes. Já no computador, geralmente, a empresa conta com um programa que tem os tamanhos já aplicados e o desenho do modelo é inserido para a impressão.

Qual a importância da modelagem das roupas?

Ao desenhar uma peça, um estilista, designer ou uma costureira faz o esboço do que vai ser montado. Assim, é no momento da modelagem que a roupa se transforma e são adicionados tamanhos, cavas, cós, colarinhos e outras partes, tudo isso para que funcione perfeitamente no corpo.

O produto criado vai se consolidando e sendo tirado do papel. A modelagem é o momento ideal para verificar se é necessário alguma alteração. Esse pode ser considerado um processo demorado na criação da peça, então, se não for realizado adequadamente terá que ser refeito durante a costura, alterando o acabamento e, consequentemente, levando mais tempo, além do desperdício de tecido.

Como a modelagem influencia no caimento das peças?

Como foi explicado, é na modelagem que o desenho sai do papel e é transformado na peça idealizada, por isso esse processo é tão importante. Quando bem modelado, o produto veste bem e tem o caimento perfeito, fazendo com que esse seja muito mais apreciado e valorizado.

Uma boa modelagem influência até mesmo a visão do consumidor sobre as peças (se parece ser cara ou barata). O bom caimento de um produto significa qualidade em vários pontos: no tecido, durante a fabricação e na usabilidade.

Qual a importância dos cursos específicos de modelagem?

Todo designer ou estilista faz modelagem, corta e costura no dia a dia, contudo, o curso específico de modelagem é essencial para que ele aprenda a dar o caimento perfeito e adequado para a peça final. O curso de modelagem não é obrigatório, mas é essencial para quem quer se diferenciar nessa área. Com ele, o profissional se torna mais experiente e capacitado a trabalhar com todos os tipos de peças, tecidos e corpos.

Como funciona o curso de modelagem?

Existem cursos para iniciantes e cursos avançados, geralmente, o primeiro é para quem não tem nenhum tipo de experiência e o segundo para profissionais que já trabalham no ramo.

Nos cursos para iniciantes, o aluno consegue, em pouco tempo, aprender o básico da modelagem, suas técnicas e macetes. Para isso, são apresentados os diversos tipos de máquinas de costura, os métodos para realizar a montagem de roupas, técnicas de modelagem e o passo a passo básico de como costurar uma peça.

Outro ponto importante para o curso de modelagem é a necessidade de saber desenhar, mesmo que o básico. Apesar de atualmente a maioria das modelagens serem produzidas pelo computador, é sempre necessário que seja feito um esboço inicial a mão.

Módulos

Cada curso de modelagem tem seu cronograma e grade curricular específicos, mas, no geral, eles ensinam os principais conteúdos da modelagem e do corte e costura. Veja como os módulos são divididos:

  • conceitos e objetivos: nesse módulo inicial é apresentada toda a teoria da modelagem, ou seja, para que ela serve, quais os conceitos de cada objeto e os objetivos do curso;
  • moldes de trabalho e confecção: os alunos conhecem os moldes tradicionais e aprendem a fazer seus os seus próprios;
  • modelagem tridimensional: a modelagem tridimensional é quando o profissional junta as peças já cortadas e as monta em um manequim, modelando a peça;
  • como tirar medidas: para que a peça tenha o caimento perfeito é necessário que as medidas de cada corpo esteja perfeita. Nesse módulo o aluno aprende técnicas para medir cada parte do corpo;
  • tipos de modelagem: existem três tipos de modelagem (plana, vetorizada e tridimensional) e é nesse módulo que o aluno aprende a distinguir cada uma e quando aplicá-las;
  • tipo físico: como sabemos não existe somente um tipo de corpo. Por isso, o aluno também aprende quais são eles, como identificar e qual tipo de peça ou tecido funciona melhor em cada um;
  • principais tecidos e fibras para vestuário: cada peça tem melhor caimento com um tipo de tecido, e é nesse módulo que os alunos aprendem as especificidades deles.

Com o curso completo, o aluno será capaz de produzir e adaptar a modelagem de blusas, saias, vestidos, shorts, peças íntimas e roupas infantis. Além de identificar os tipos de corpos, tecidos e fibras, escolhendo o que funciona melhor em cada ocasião.

Como vimos, apesar de não ser obrigatório, o curso de modelagem pode ser um diferencial para quem deseja se destacar no mundo da moda.

O Instituto Mix tem um curso de costura e um de modelagem nos quais o aluno aprende tudo sobre o assunto e se torna um modelista capacitado e experiente para o mercado de trabalho. Além disso, a instituição proporciona assistência completa, estrutura de qualidade e garantia de aprendizado para todos os alunos.

E aí, o que achou de saber mais sobre como funciona o processo de modelagem de roupas? Deu para perceber a importância dessa etapa? Aproveite e conheça mais sobre o curso de corte e costura do Instituto Mix.