Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Da renda extra da barbearia nasceu uma paixão para toda a vida!

Quando entrou pela primeira vez no Curso de Barbearia Profissional do Instituto Mix de Profissões, o Anderson Souto queria apenas aprender algo novo, uma nova profissão para agregar ao trabalho que já realizava no segmento de radiologia. Só que o futuro reservava muito mais que isso para ele!

Vendo que tinha horas vagas durante o dia e ansiava ir além, resolveu buscar mais informações sobre o Curso de Barbeiro Profissional do Instituto Mix de Profissões.

Ao longo das aulas na unidade IM de Quirinópolis, no Estado de Goiás, Anderson Souto foi se aperfeiçoando e vendo nossas possibilidades para ele, possibilidades estas que ele foi aprimorando durante o curso.

“O IM é uma família. São pessoas que te abraçam e te dão apoio, mesmo depois de ter terminado o curso e estando bem encaminhado no mercado. O Instituto Mix foi o início de tudo e hoje estou realizado no que faço. O curso me abriu todo um mercado e aproveitei para fazer outros cursos na área”, enfatiza Anderson que atualmente conta com uma barbearia própria.

“O processo é de muita persistência e se deve correr atrás dos seus objetivos”


Com o andamento do curso, o Anderson Souto foi realizando planos, projetos, estratégias, tudo com o apoio e incentivo do Instituto Mix e o incentivo incondicional da sua família. Conversando com outros profissionais da área, vendo na prática o que dava certo e o que não dava tão certo assim, ele foi testando.

A verdade é que empreender é aprender e acertar e errar, aprender com os erros e melhorar os processos. Foi isso que Anderson fez durante toda a montagem e construção de sua barbearia.

“É possível ser dono do seu próprio negócio fazendo um curso profissionalizante. Não adianta você querer muito ter sucesso e não correr atrás daquilo que você almeja. Foi uma batalha no começo, cheguei a cortar apenas um cabelo na semana, mas nunca desisti. Hoje estou sendo contemplado com o resultado do esforço e da perseverança”, ressalta o empreendedor que, diferente do início, já tem muitos clientes fixos.

Barbearia foi ganhando forma e melhorias com o tempo


Ninguém começa no topo, não é mesmo? Com o tempo, o espaço de atendimento ao público foi ganhando forma de barbearia profissional. Anderson colocou literalmente a mão na massa para realizar o sonho do espaço próprio. Transformou uma sala comum em um ambiente agradável para os clientes.

Com foco no público masculino, ele adaptou até mesmo uma Kombi para servir de bancada, deixando o ambiente ainda mais aconchegante ao público e dando aquele diferencial que só as barbearias profissionais conseguem dar aos clientes. Não foi fácil, mas Anderson sempre acha uma maneira de dar certo!

Ele investiu até mesmo em sustentabilidade, com painéis solares que também é um investimento inteligente visto que a energia que você produz, além de limpa e sustentável, gera energia para todo o seu espaço e o excedente volta para a rede em forma de créditos de energia.

“Para alcançar o sucesso persista! Nunca desista mesmo nos momentos ruins, ergue a cabeça para ver o que tem de errado e assim você vai alcançar o tão sonhado objetivo. No futuro quero pesquisar mais sobre o modelo de franquias em barbearias, são projetos que estão no papel ainda, mas o mais importante é que já dei o primeiro passo”, explica Anderson.

Família ajudou a concretizar a construção da barbearia 


Anderson sempre contou com o apoio e o amor da família para fazer tudo o que sempre sonhou. Não foi fácil, mas olhando para trás todos vêem que todo o esforço e os sacrifícios valeram a pena, e o espaço ficou lindo! Religioso, ele também agradece e credita a Deus todos os seus feitos.

E quanto ao futuro? Bem, como já mencionamos ele continua planejando e colocando no papel novas ideias a todo o momento. E para conseguir tudo o que coloca como meta, ele sabe que só será possível com estudo e capacitações.

“Penso em fazer novos cursos principalmente na área de administração e estética. Até porque esses cursos fazem parte da minha profissão atual na barbearia. Vale ressaltar que não abandonei a função na radiologia, mas está em segundo plano. Hoje a barbearia se tornou a prioridade na minha vida e na minha carreira profissional!”, conclui o empreendedor.

No vídeo ele explica como a barbearia e o curso do Instituto Mix transformaram sua vida: 

Seja como o Anderson Souto, escolha um dos cursos do Instituto Mix e transforme sua vida profissionalmente! Veja uma unidade IM mais próxima de você e comece o quanto antes um curso profissionalizante que vai te encaixar no mercado de trabalho!

Veja outros cases de alunos do IM que se descobriram na barbearia!

Entre eles o Armando Kauê, de Teresina, Piauí e o Murilo Dantas, de São Carlos, interior do Estado de São Paulo.