Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Depilação com cera: tudo o que você precisa saber

A depilação não é mais algo restrito às mulheres. Muitos homens não abrem mão de uma pele lisinha. Não é à toa que a depilação é tão adorada entre os brasileiros. Tanto é que este é um dos cursos mais procurados do Instituto Mix de Profissões.

Entretanto, na hora de se depilar com cera, é fundamental que você tenha alguns cuidados antes e depois do procedimento, a fim de evitar desconfortos e prejuízos à pele, como os vermelhidões, as alergias e a sensibilidade.

O Instituto Mix de Profissões separou algumas dicas essenciais para você, seja para ingressar no mercado como um profissional de depilação ou para começar a fazer o procedimento em casa.

Pele e os cuidados antes da depilação com cera


Diversos procedimentos depilatórios foram desenvolvidos nos últimos anos, entretanto, depilar com cera continua sendo unanimidade entre a maioria das pessoas.

Apesar de tradicional, alguns cuidados são fundamentais para obter uma pele bonita e sem danos após o procedimento. O preparo da pele para a depilação com cera deve se iniciar alguns dias antes do procedimento.

Diversos fatores podem influenciar o resultado que é obtido com a depilação, tanto em relação à aparência quanto à saúde da pele. A exposição ao sol e a utilização de hidratantes, por exemplo, determinam a eficiência da retirada dos pelos e a ocorrência de desconfortos pós-depilatórios.

Durante as 24 horas anteriores à depilação com cera, evite exposição ao sol. A pele bronzeada fica mais propensa a adquirir manchas e vermelhidão após o processo.

Além disso, a exposição ao sol pode deixar a pele ressecada, aumentando a sensibilidade e a sensação dolorosa durante a depilação.

Evite uso de produtos na pele antes da depilação


Antes da depilação, evite a utilização de cremes, óleos ou qualquer outro produto cosmético na pele. Ao entrar em contato com a cera, esses produtos podem modificar a textura da cera, aumentando ou diminuindo a aderência à pele, o que pode dificultar a retirada dos pelos ou causar prejuízos à pele, como alergias e irritações.

Outra dica é quanto à esfoliação, que deixa a camada superficial da pele mais fina e mais sensível e, por isso, mais suscetível à dor, vermelhidão, infecções e manchas. Portanto, evite esfoliar a sua pele nas 24 horas anteriores à depilação com cera.

Tomar um banho com água morna ajuda no processo


Antes de iniciar a depilação, tome um banho com água morna, pois ela ajuda a abrir os poros, facilitando a retirada dos pelos e diminuindo a sensação dolorosa. Outra vantagem do banho, anteriormente à seção, é a diminuição dos microrganismos da pele, diminuindo os riscos de infecção.

Já no pós depilação com cera, existem alguns cuidados que devem ser tomados que podem ajudar a diminuir a chance de ocorrência de pelos encravados, irritação, dor e sensibilidade da pele.

Os géis específicos para serem utilizados após a depilação não contém álcool ou outras substâncias irritantes, sendo importantes para amenizar a dor, oferecer uma sensação de alívio e frescor para a pele.

Após a depilação com a cera, a pele geralmente fica um pouco sensível. Por esse motivo, é importante evitar o uso de roupas apertadas e feitas com panos grossos, como o jeans. As roupas largas e leves, além de trazer mais conforto para a pele depilada, previnem a ocorrência de vermelhidões, irritações e assaduras.

A importância de manter a hidratação e a esfoliação


Passadas, aproximadamente, 48 horas após a depilação, você pode retomar os seus cuidados com a pele. Beba bastante água e utilize hidratante diariamente.

Além disso, após 24 horas da depilação com cera, inicie uma rotina de esfoliações semanais, para retirar impurezas e células mortas da sua pele. A hidratação somada à esfoliação facilita o crescimento, evitando o surgimento de pelos encravados, que costumam aparecer após os processos depilatórios.

Para terminar separamos outras dicas importantes sobre o procedimento

 

  • Escolha um local especializado em depilação e dê preferência para aqueles que você conhece e confia. Essa dica é importante para evitar danos provocados pela utilização de produtos e técnicas inadequadas durante a depilação com a cera.
  • Certifique-se de que serão utilizados materiais esterilizados e descartáveis, inclusive a cera. Alguns locais reaproveitam a cera depilatória, expondo você ao risco de contração de infecções e outras doenças.
  • Avalie a limpeza e a higiene da clínica de estética antes de iniciar a sua depilação, incluindo a utilização de luvas descartáveis pelo profissional que for fazer o procedimento.
  • Evite depilar-se durante o período menstrual, pois a sensibilidade da pele costuma ficar maior, favorecendo a sensação dolorosa durante a depilação.
  • Evite depilar-se caso você tenha alguma irritação ou ferida na pele, pois o processo depilatório deixa a pele mais fragilizada, podendo piorar a inflamação.
  • Não existe um período exato entre uma depilação e outra, pois o crescimento dos pelos varia de pessoa para pessoa e depende de fatores hormonais.
  • Geralmente, o tamanho ideal do pelo para a depilação com a cera é de cerca de 5 mm de comprimento. Se o pelo estiver mais curto ou muito maior do que esse tamanho, a remoção com a cera ficará dificultada.


Ficou interessado? Aprenda muito, muito mais em nosso curso de Depilação Profissional do Instituto Mix de Profissões.