Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Depressão: Como combater o mal do século

A depressão é um assunto muito sério a ser tratado e que deve ser conversado com cuidado. Ela é uma doença psiquiátrica crônica, de verdade, não é frescura. E quem está doente precisa da nossa ajuda. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5% da população mundial sofrem de depressão, o que são mais de 350 milhões de pessoas. Estima-se que até 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo, acometendo mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde.

E nós acreditamos que seja muito importante a sociedade abrir os olhos para o que está acontecendo, entender o que é esta doença e como ajudar quem está precisando ao seu redor. Vamos lá?

Como identificar alguém com depressão?

Hoje em dia existem muitos testes na Internet para te dizerem se você está sofrendo de depressão ou não. No entanto, a opção mais segura é sempre buscar a ajuda de um profissional, não brinque com a sua saúde. O que nós podemos te ajudar é dizer quais sintomas são mais comuns por quem é acometido pela doença, e a partir da sua identificação com a maioria deles, procurar por ajuda.

O site TuaSaúde fez um compilado dos sintomas mais comuns:

 

  • Humor deprimido;
  • Perda de interesse ou prazer para as atividades do dia-a-dia, que são persistentes e surgem em todos ou quase todos os dias;
  • Perda ou ganho de peso acentuado sem estar em dieta;
  • Aumento ou diminuição de apetite;
  • Insônia ou excesso de sono;
  • Agitação ou lentificação;
  • Fadiga e perda de energia;
  • Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada;
  • Indecisão ou capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se;
  • Pensamentos de morte recorrentes, vontade de morrer, assim como tentativa ou planejamento de suicídio.

Se você possui, no mínimo, de 3 à 4 dos sintomas citados acima, procure a ajuda de um profissional. Não importa se você é um idoso ou identificou estes sintomas em uma criança, a depressão não tem idade. E se você possui casos da doença na família, também é bom ficar em alerta. Não deixe para lá, a sua vida vale muito.

O que causa a depressão?

Também conhecida por transtorno depressivo maior, a depressão é uma doença psiquiátrica crônica que provoca alterações muito fortes de humor e em casos mais sérios, até mesmo pensamentos suicidas. São vários os motivos que podem causar a doença, mas basicamente, ela se trata de uma disfunção bioquímica no cérebro. Fatores genéticos têm muito a ver com isto, já que foi observado que pessoas com predisposição genética reagem de forma diferente a gatilhos que podem causar crises. Sendo estes, traumas, estresse intensivo, uso de alguns remédios e outros. 

Qual a diferença entre tristeza e depressão?

Todos nós ficamos tristes às vezes, não estamos livres disto. No entanto, a tristeza sempre vem com um motivo. E por mais que demore um pouco, ela é passageira. A depressão não. Por ser uma doença psiquiátrica, não importa o quão feliz você seja, quanto dinheiro você tenha, o quão realizado você seja nos seus âmbitos profissional e familiar, nada disso será o suficiente. Porque a depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem motivo.

Como ajudar alguém com depressão?

Ajudar quem precisa é muito importante, e o primeiro passo é ter empatia. Ninguém fica doente porque quer, e ninguém quer permanecer naquele estado. Então, entenda que a pessoa quer melhorar, mas dificilmente ela irá conseguir sozinha. 

Não diga para alguém que tem depressão que é frescura ela dizer que não consegue levantar da cama, você não diria para alguém com a perna quebrada para tentar correr. Não é porque você não vê a doença, que ela não existe. Demonstre o seu apoio e mostre que você está ali. 

Se você identificou vários dos sintomas que citamos acima em uma pessoa, incentive ela a procurar ajuda médica. Depressão é uma doença séria e que precisa de tratamento.

Como funciona o tratamento da depressão?

Infelizmente, a depressão ainda não tem cura. Mas isso não é motivo para desespero, pois ela possui tratamento. E com a doença controlada, você consegue seguir com sua vida normalmente. Os tratamentos mais comuns consistem em psicoterapia e antidepressivos. Mas como já falamos, nem o diagnóstico nem o tratamento podem ser feitos sem acompanhamento médico, procure um profissional.

Quais as formas de prevenir a depressão?

É importante que você saiba o seu histórico familiar de doenças, pois se você possui uma predisposição a ter depressão, o cuidado deve ser maior. Coisas simples como manter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos regularmente e cuidar da sua saúde física e mental é tudo que você pode fazer para evitar a doença. Mas se você já foi diagnosticado, não se preocupe, com ajuda e esperança vai ficar tudo bem.