Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Dormir com sono de qualidade é possível!

Dormir bem é algo que todos nós precisamos, afinal é neste momento que o nosso corpo se recupera de um dia de trabalho, lazer, exaustão mental, seja qual for o motivo, é no nosso que o processo reparatório acontece.

Mas se você tem problemas para dormir ou simplesmente acorda cansado pela manhã, a qualidade do seu sono não está como deveria.

Entenda que todas as insônias podem ser exacerbadas e perpetuadas por comportamentos que não favoreçam o início ou a manutenção do sono, assim como um ambiente inadequado para dormir.

Primeiro, entendamos uma coisa: passamos aproximadamente ⅓ de nossas vidas dormindo! Nosso sono influencia diretamente em nossa qualidade de vida e na prevenção de doenças.

Sendo assim, nada mais óbvio do que investir em um quarto de qualidade, com um bom colchão, travesseiro e lençol, além de um ambiente agradável. Acompanhe na sequência algumas dicas para melhorar a qualidade do sono e dormir melhor:

Evite alimentos e bebidas estimulantes!


Tente não ingerir qualquer tipo de estimulante até 6 horas antes de deitar-se para dormir. Estimulantes mais comuns são: café, refrigerantes, chimarrão e alguns tipos de chá.

Mantenha os aparelhos eletrônicos longe   


É muito importante evitar o uso do computador e do celular na hora antes de dormir. A luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos prejudica sua produção de melatonina.

Além de prejudicar seu sono, aumenta o risco de várias doenças! Caso seja extremamente necessário o uso, aplique o filtro de luz azul, disponível nos celulares e computadores.

Tudo escurinho


Durma em um ambiente totalmente escuro. Use cortinas blackout se necessário. Até mesmo sua pele tem receptores para luz que quando ativados podem alterar a qualidade de seu sono.

A cama é para dormir!


Lembre-se de usar a cama apenas como lugar para dormir! Parece óbvio, mas muitas vezes utilizamos ela para trabalhar, ler ou assistir televisão.

Quanto mais ficamos na cama para realizar atividades, mas o corpo “entende” que a cama não é apenas para dormir, mas apenas mais um móvel da sua casa para seu conforto. Demorando mais para o corpo que quando deitamos é, de fato, hora de dormir. 

Silêncio é imprescindível para dormir


Mesmo que você não repare diretamente, dormir em ambientes barulhentos diminui a qualidade do sono e pode levar a insônia.


Se certifique de que o lugar em que você dorme não tem muitos barulhos. Se o lugar em que dorme for barulhento, invista em meios de isolar o som ou compre um “tapa-ouvidos”.

Lembre-se de dormir apenas o tempo necessário  


Durma apenas o tempo necessário para se sentir descansado. Se com 7 horas já se sente bem, evite dormir mais do que 8-9 horas, mesmo que não tenha compromisso no dia. Se você acorda bem após 6 horas de sono, recebe a sinalização do seu corpo com um pico de cortisol mas mesmo assim volta a dormir, vai acordar depois muito mais cansado, com um ambiente hormonal totalmente desfavorável!

Cochilos atrapalham a qualidade do sono à noite


Se você tem insônia à noite, recomenda-se evitar tirar qualquer forma de cochilo ao longo do dia. Depois que o sono estiver normal, não há problemas em tirar pequenos cochilos.

Exercícios e meditação ajudam! 


A prática regular de exercícios ajuda a regular o ciclo do nosso sono e vai ser necessário para você dormir com mais qualidade. Contudo, algumas pessoas vão apresentar piora do sono se realizarem exercícios à noite.


Evite fazer exercícios físicos, aproximadamente, de quatro a cinco horas antes de dormir, isso porque a atividade física libera substâncias que nos deixam “ligados”, e isso durante a noite não ajuda muito na hora de dormir, não é mesmo?

Meditar é outra atividade que ajuda muito a relaxar e melhorar a qualidade do sono. O ato de meditar não só tem efeito direto na melhora da ansiedade, que é uma das causas de insônia, como regula os neurotransmissores e hormônios diretamente ligados ao sono. Medite por pelo menos 10 minutos, se possível pela manhã e à noite.

Esperamos ter ajudado você com essas dicas simples, mas muito úteis na hora de melhorar a qualidade do nosso sono e da nossa vida.