Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Educação financeira nunca foi tão importante para brasileiros

A crise econômica ocasionada pela pandemia de COVID-19 fez ressurgir uma pauta importante, porém, até bem pouco tempo, não muito debatida no país: a educação financeira nas escolas!

Esse momento que estamos vivendo é o cenário ideal para se discutir sobre a importância da alfabetização financeira de crianças, jovens e adultos. Além disso, é preciso analisar e levar em conta o impacto desse contexto na economia do Brasil.

Por que e como conhecer melhor e aprender a lidar com as suas finanças particulares influência na dinâmica econômica do país? Essa é uma das muitas questões que envolvem o tema e vamos abordar a seguir sobre a educação financeira no Brasil.

Vale ressaltar que o Instituto Mix de Profissões é um ótimo aliado para conciliar a educação regular, com educação profissionalizante de reforço. Temos cursos ligados às áreas de gestão como Técnicas Administrativas e muitos outros cursos presenciais ou de forma online, como Gestão Financeira, Auxiliar Administrativo e Financeiro, além de muitos outros, que podem te ensinar a melhorar o rendimento de suas finanças, seja em casa ou no seu negócio.

Dados sobre a educação financeira não são bons


A importância de se ter um componente curricular desse nível na base educacional de crianças, adolescentes e em cursos da fase adulta, técnicos ou profissionalizantes, vai além da organização financeira individual. Afinal, uma vez aprendendo a lidar com o particular, os jovens impactarão o todo.

O efeito da importância da educação financeira na vida do cidadão, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o número de brasileiros endividados cresceu no fim de 2020. Estratégias para amenizar a inadimplência não seriam necessárias se, desde crianças, os brasileiros soubessem lidar com dinheiro, aliado a isso sofremos com os juros mais altos do planeta e a inflação que corrói a renda das famílias.

Ano após ano, o sistema financeiro do Brasil é afetado pelo índice de dívidas não pagas. Além disso, o score de crédito dos brasileiros também fica baixo, uma vez que os hábitos de consumo não são dos melhores.

A pandemia de Covid-19 deixou os brasileiros em uma situação difícil. A necessidade de uma educação financeira no Brasil é tão importante que muitas famílias estão com a renda diminuída ou sofrendo com demissões, boa parte da população acabou perdendo o controle financeiro e não se preparou financeiramente.

Os perigos do “analfabetismo” financeiro


Com a carência desse conhecimento, a preocupação em relação ao aumento da inadimplência acontece porque, quanto menos dívidas são pagas, menos dinheiro circula no mercado. Isso acarreta algumas consequências.

Se as dívidas não são pagas, alguém fica sem receber, certo? Geralmente, são os empresários que absorvem e acabam ficando com sua capacidade de compra comprometida. Isso afeta distribuidores e fornecedores, numa cadeia de prejuízos.

Em alguns casos, a inadimplência ocasiona desemprego. Os empresários não conseguem administrar o déficit financeiro e a alternativa encontrada para contornar a situação é diminuir o quadro de funcionários para poupar.

Para evitar mais inadimplência, as instituições financeiras acabam limitando ou negando a liberação de crédito. Ao mesmo tempo, aumentam os juros de empréstimos, por exemplo.

Todos esses aspectos contribuem para uma bola de neve de problemas financeiros particulares que impactam na economia da nação. Novamente, teríamos um cenário melhor se as pessoas fossem educadas desde cedo a lidar melhor com suas finanças.

As vantagens de ter tido uma educação financeira


A educação financeira nas escolas é um conjunto de ações que faz frente a alguns aspectos econômicos do país. Ensinando a população a administrar e gerir sua situação financeira, capacitando a investir a médio e longo prazo, numa consciência econômica capaz de trazer benefícios através da reserva de emergência e crescimento econômico.

Com o  acesso à educação financeira desde cedo, os jovens aprenderiam que é importante contar com uma boa reserva de emergência. Essa iniciativa reduziria os danos causados em uma crise financeira, seja ela particular ou não. Se não houver na escola, mais uma vez existem os cursos profissionalizantes que podem preencher esta lacuna da educação financeira.

Outra vantagem da educação financeira é o crescimento econômico do mercado. Isso porque, com maior poder de compra, contribuição e investimento, acontece a consequente expansão do sistema financeiro.

Se a população estiver alfabetizada financeiramente, ela saberá como conseguir crédito e terá a capacidade de começar a investir com pouco. Afinal, o que importa é o planejamento e a organização financeira para lidar com a quantia que você tiver disponível.