Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Empreender: nunca é tarde para começar

Definitivamente nunca é tarde para realizar o seu sonho de começar o seu próprio negócio. Empreender ainda é uma palavra que assusta muita gente que tem o objetivo de, um dia, abrir o seu estabelecimento, de ser autônomo. O sonho de trabalhar para você mesmo e ter o retorno imediato dos seus esforços.

Mas há degraus nesse processo. Chegar ao topo exige alguns sacrifícios, muito foco e determinação e, tão importante quanto, conhecimento! O estudo é um dos pilares mais importantes do seu negócio, afinal conhecimento é um investimento que ninguém nunca poderá retirar de você, não é mesmo?

Em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, se destaca o profissional mais qualificado para lidar com a realidade do mercado, lidar com desafios, crises e novos processos referentes a atividade que você exerce, estar sempre se atualizando sobre tudo isso é fundamental.

A massagista com o sonho de empreender

A vida da Janete Julhano mudou, de uma hora para outra, quando ela pisou pela primeira vez em uma escola profissionalizante, mais precisamente o Instituto Mix de Profissões da cidade dela, Marau, no Rio Grande do Sul.

Na casa dos 40 anos de idade, Janete encarava o desafio de voltar a estudar, ter contato com pessoas desconhecidas, mas unidas pelo mesmo ideal que era terminar o curso sendo uma profissional certificada, habilitada para realizar massagens profissionais.

“Na época foi uma colega que me indicou, ela iria estudar lá e me convidou para fazer também, daí eu entrei no curso de Massagem Profissional e adorei, já no começo das aulas. Não parei em nenhum momento o curso, fui destinada a terminar. Um dos principais fatores que me incentivaram a entrar no curso e mudar o rumo da minha vida, foi o fato de eu querer ser independente financeiramente, ter o meu próprio negócio”, explica Janete.

Empreender requer estar aberto às novidades

A jornada de empreender requer estar, sempre que possível, aberto às mudanças e as novas realidades. Em outras palavras é preciso sair da zona de conforto que, aliás, é muito boa. Mas o problema da zona de conforto é que quem fica nela, raramente consegue sair desse ciclo.

A Janete viu a oportunidade de aderir à mudança quando recebeu aquele convite da sua amiga para estudar em uma escola profissionalizante. O desafio que ela teve de enfrentar foi o medo de voltar para uma sala de aula aos 48 anos, de não conseguir acompanhar a turma. Logo depois, ficou comprovado que todas estavam no mesmo ritmo de aprendizado. Tudo deu certo!

“É uma sensação nova, acho que posso descrever assim. A gente fica meio nervosa no início, quando a professora começava a explicar eu pensava, comigo mesma, que não ia dar conta de acompanhar o raciocínio dela, mas depois a gente vai percebendo que tudo é uma questão de força de vontade e de ter atenção, foco, determinação. O mais interessante do curso, que eu pude notar também, foi que os colegas ajudavam uns aos outros e, assim, um vai aprendendo com o outro, incentivando um e o outro, e todos saíram ganhando nessa troca de experiências, informações e aprendizado”, enfatiza Janete.

Qual seu propósito com um curso profissionalizante? 

Para entrar em curso profissionalizante o ideal é que você tenha um propósito traçado antes, durante e depois do curso. Às vezes o aluno quer começar um curso para agregar conhecimento e qualificação no seu currículo, outras vezes para aprimorar a profissão que já exerce, mas esse aluno sabe que têm muito mais para aprender, ou, como acontece na maioria dos casos, os alunos entram com o intuito de empreender a curto, médio ou longo prazo. Afinal, quem não gostaria de ser dono do seu próprio negócio?

“A gente quando entra em um curso, em uma escola profissionalizante, a gente já pensa lá na frente, com o intuito de melhorar de vida. A minha filha me ajudou muito nesse processo, teve as ideias dela de fazer uma página no Facebook, o logo do meu empreendimento e todo o layout da página foi ela que me ajudou. Cada vez mais estou buscando mais informações e conhecimento, comprando mais materiais para meus trabalhos, que são necessários para as massagens, e espero em breve que o negócio esteja ainda mais estruturado do que já está”, afirma a massagista.

A independência financeira veio cedo

Para muitos a independência financeira é um sonho a ser conquistado, com a Janete essa conquista veio aos poucos, mas graças ao seu esforço e qualidade dos seus serviços, logo ela se deparou com a tão sonhada independência financeira. Ela conta que atualmente, mesmo durante a pandemia, consegue se sustentar graças aos trabalhos como massagista profissional e conta como é gratificante poder trabalhar para ela mesma.

“Eu penso assim: as coisas não caem do céu! Temos que correr atrás dos nossos objetivos, traçar metas e trabalhar, vão ter pessoas para te ajudar no percurso, mas quem terá que fazer boa parte do trabalho será você mesmo. Buscar cursos no mercado, como eu fiz com o Instituto Mix de Profissões, e ir em frente sem desanimar, correr atrás dos seus sonhos, que você chega lá”, enfatiza Janete.

Estudo é fundamental para todo empreendedor

A dona Janete, como já mencionamos, soube aproveitar cada segundo das aulas de Massagem Profissional, assim como ela soube exatamente o que queria fazer quando terminasse o curso, empreender! Mas ela soube desde o começo também, que só iria longe com estudo, uma qualificação.

“O estudo é fundamental, além de aprender uma nova profissão, você aprende a maneira correta de realizar os procedimentos e, quando um cliente vê um certificado, isso passa para ele maior segurança sobre a atividade que você faz, mostra que você tem conhecimento, propriedade para realizar aquele tipo de procedimento, então na minha opinião o estudo é sim fundamental”, conta a massagista.

O sonho não acabou! 

Para a dona Janete ainda há muitos planos a serem concretizados, entre eles está aumentar o espaço de atendimento e dar mais opções de serviços prestados aos clientes. “Quero cada vez me profissionalizar mais, procurar mais conhecimentos, ter o meu próprio espaço, uma sala bem organizada, e no futuro um verdadeiro spa”, conta animada dona Janete.