Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Gastronomia: um negócio promissor

Existem algumas atividades que mesmo durante crises, ou épocas de economia, sempre vão bem se comparadas a outros segmentos do mercado. O setor da gastronomia é sem dúvida uma dessas áreas praticamente “inabaláveis”. É claro que, em qualquer situação, uma boa gestão e um serviço de primeira são fundamentais, mas, de modo geral, a gastronomia sempre será um negócio promissor para quem ama a arte de cozinhar e quer empreender.

O brasileiro em especial adora culinária e não é para menos. Temos uma das cozinhas mais diversificadas e saborosas do mundo. Passando desde o Sul com o churrasco e as delícias herdadas dos descendentes europeus, subindo até o Nordeste e a deliciosa, e apimentada, cozinha nordestina. Sem deixar de mencionar o Norte do Brasil e seus sabores exóticos que só uma floresta como a Amazônica pode proporcionar.

O nosso solo rico e fértil nos proporciona diversos alimentos, sem falar da pecuária que nos destaca como um dos maiores produtores de proteína animal do mundo. Temos recursos alimentícios, criatividade e muita força de vontade, receitas para o sucesso na gastronomia!

Por que investir na gastronomia?

Como já mencionamos o brasileiro adora comer bem, experimentar coisas novas e está disposto a pagar bem por comida de qualidade. Comer é, definitivamente, um dos prazeres da vida para muitos brasileiros. Outro ponto importante para se investir nesse segmento é a crescente demanda por alimentação fora de casa. Cada vez mais o brasileiro não tem tempo para comer em casa, é dispendioso demais.

Parar para cozinhar com tempo, em família, passa a ser uma das atividades do fim de semana. Para grande parcela da população que trabalha durante a semana, refeições prontas são a salvação em um mundo agitado. A gastronomia diversificada tem proporcionado essa salvação aos brasileiros. São vários as opções nas cidades para todos os gostos, recursos financeiros e dietas. Aos poucos as cidades do interior vão proporcionando, também, um vasto leque de opções na área gastronômica, principalmente as turísticas.

Tudo tem saída na gastronomia!

Se alguém deseja abrir uma churrascaria o negócio sempre será rentável e promissor (muita gente ainda não abre mão de uma boa carne), para quem aposta em um buffet “basicão” (arroz, feijão, salada, bife, batata frita), público é o que não vai faltar! Se o estabelecimento tiver um perfil mais “fitness” pegará um nicho promissor e certamente irá conquistar um público significativo.

Seja qual perfil você escolher para seu futuro ou para o seu negócio, saiba que na gastronomia tudo é bem-vindo. Obviamente que é preciso ter um bom atendimento e um espaço físico agradável, que seja aconchegante e, claro, comida saborosa e de qualidade, atento a esses cuidados o sucesso é garantido.

O trabalhador da gastronomia

De acordo com a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de gastronomia cresceu 10% nos últimos cinco anos. Com a pandemia do Coronavírus em 2020 o setor sentiu um pouco os reflexos da crise, mas não desistiu. O delivery cresceu de forma estrondosa e fez com que os restaurantes continuassem a lucrar mesmo com o isolamento social.

Para quem quer estudar gastronomia, seja para trabalhar ou empreender, saiba que o ramo de atuação vai muito além do chef de cozinha, que cria pratos, planeja o cardápio e comanda o estabelecimento e pode trabalhar em restaurantes comerciais, navios, hotéis, bares e bufês.

O profissional pode atuar como consultor, prestando assessoria para a abertura de bares ou restaurantes e propondo melhorias para estabelecimentos já abertos.  Pode também atuar em confeitaria e panificação, nichos que nunca entram em crise. Outra área de atuação é a de segurança alimentar, na qual o profissional inspeciona cozinhas industriais e restaurantes para verificar o cumprimento das normas de higiene e armazenamento dos alimentos, principalmente agora, no período pós-pandemia.

Comida de pessoas enfermas não precisa ser sem graça e sem gosto. Hospitais têm contratado cozinheiros profissionais para, junto com um nutricionista, elaborar cardápios que atendam às necessidades de seus pacientes e sejam ao mesmo tempo variados e atraentes.

Etapas na carreira são fundamentais

Vale ressaltar também que para construir uma carreira sólida na gastronomia é importante não pular etapas.  Normalmente se começa como ajudante de cozinha. Em seguida, pode-se passar a auxiliar, que cuida de preparos básicos como os caldos, e depois a assistente. Preparando, limpando e desossando carnes, aves e peixes, por exemplo.

O cozinheiro é o próximo passo: pode trabalhar na grelha e finalizar pratos.  O chef de praça é quem coordena um dos setores da cozinha e o subchefe é quem trabalha mais diretamente com o chef de cozinha e é preparado para poder substituí-lo.

Remuneração

Os salários para quem trabalha com gastronomia, desde o estagiário até o chef,  podem variar bastante de acordo com a experiência do profissional,  o porte da cidade e do estabelecimento.

De acordo com o Guia da Profissões e Salários da Catho, a média salarial nacional para cozinheiros é de R$ 1.250. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a média para um chef de cozinha gira em torno de R$ 7 mil, valor que pode chegar mais do que dobrar no caso de chefs mais experientes. Para quem quer empreender o lucro depende de vários fatores, como já mencionamos no começo do artigo, mas, se ele seguir todos os passos (atendimento, qualidade, conforto), as chances de lucrar um bom dinheiro são altíssimas.

Importância da qualificação

Um curso na área da gastronomia não vai apenas te ajudar a abrir os olhos para novos horizontes (receitas, empreendedorismo, administração do negócio) vai te ajudar também a lidar com as pessoas, clientes, colaboradores, entender o público e suas necessidades.

Atualmente o Instituto Mix de Profissões conta com uma gama de cursos na área da gastronomia de forma presencial, nas escolas físicas Instituto Mix de Profissões, ou no conforto de sua casa com o Store IM, cursos on-line na área da gastronomia.

Seja qual for a opção que você escolher, saiba que uma qualificação é essencial em um mercado cada vez mais concorrido como o da gastronomia e em termos de currículo, quanto mais cursos você tiver, maiores as chances de empregos, boa remuneração e de você abrir o seu próprio negócios graças a todo o suporte e apoio que recebeu nos cursos.