Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Guia completo sobre qual profissão seguir

Um dilema de muitos, principalmente dos adolescentes, é escolher qual profissão seguir. Realmente, decidir o que fará pelo resto da vida não é uma decisão fácil.  No Brasil, cerca de 56% dos estudantes que ingressaram em uma universidade acabaram desistindo no meio do caminho ou trocaram de curso no decorrer da graduação.

Obviamente, passar tempo estudando e adquirindo conhecimento nunca é desperdício. No entanto, para poupar esse tempo, iremos te ajudar a escolher qual caminho seguir e por onde ir.

Faça uma lista de tudo o que você gosta!

Um primeiro e importante passo é fazer uma lista de tudo o que você gosta, tendo competência para aquilo ou não. De preferência, dê prioridade aquilo que você tem mais afeição. Se você gosta de escrever mas também gosta de música, escolha o que você gosta mais para colocar em cima. Assim você terá uma ordem que facilitará na hora de escolher.

Se você não tiver nenhuma ideia dos seus gostos e do que se encaixa melhor nas suas habilidades, você pode sempre recorrer a um teste vocacional. O site “Que curso?” possui um teste muito completo e gratuito que você pode fazer. A partir dele, tudo provavelmente ficará mais claro e você terá um ponto de partida para escolher qual profissão seguir.

Informe-se sobre as profissões e carreiras

A partir dessa lista, você pode se jogar de cabeça na pesquisa. Muitas vezes nós nos interessamos muito por uma área na teoria mas nem imaginamos como será a prática daquela profissão. Procure informações sobre o tempo de curso e sobre as matérias que serão estudas. E o mais importante, se aprofunde no dia-a-dia das carreiras, no que você fará se seguir aquele ramo.

A partir desta pesquisa, você terá uma base muito mais solidificada e eliminará muitas opções. Ainda que você não tenha certeza do que quer fazer, você provavelmente já saberá em que área você se identifica mais e tem mais chances de permanecer. Vamos para o próximo passo?

Converse com os profissionais da área

Agora sabendo que área te interessa mais, seja ela a de exatas, humanas ou biológicas, você pode ir atrás da vivência dessas profissões. Se você não conhecer ninguém de alguma das profissões de seu interesse, algum parente seu deve conseguir te ajudar.

Assim que você encontrou pessoas da área de trabalho, tire todas as suas dúvidas. De forma respeitosa e cuidadosa, pergunte sobre o ambiente de trabalho, o mercado, o salário e como tudo funciona. Se possível, tente conhecer até mesmo o local em que esse profissional exercita sua função.

Para muitas pessoas este momento será crucial, pois será aí que você vai conhecer o seu possível dia-a-dia por anos. Você terá uma noção mais concreta do que irá te agradar ou não e de quais suas possibilidades para a vida.

Escolha a melhor

Chegou o momento! Depois de saber mais sobre os cursos, sobre a área de trabalho e sobre os colegas de profissão, você deve escolher onde mais se encaixou. Lembre-se que o dinheiro será muito importante para você se manter confortável. Mas nada irá superar a sua vontade de levantar todos os dias para fazer o seu trabalho.

Por mais difícil que essa decisão seja, você não deve se preocupar em errar. Como já citado acima, são inúmeros os casos de estudantes que trocam de curso, e está tudo bem. Escolha algo que você realmente se identifique e se permita errar.

Faça um curso profissionalizante nesta área

Agora que você já sabe o que quer fazer da vida, você deve escolher qual profissão seguir nessa área. Ainda que você queira fazer uma graduação e quem sabe até uma pós ou um mestrado, por que não? Não significa que você sairá da faculdade empregada.

Uma ótima alternativa são os cursos profissionalizantes. Eles irão te dar uma grande vivência de mercado e te facilitarão na hora de mostrar seu currículo para conseguir um emprego. O Instituto Mix possui uma enorme variedade de cursos profissionalizantes para você conferir, é só clicar aqui.