Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos.

Temos nos deparado com frequência com o termo híbrido. Seja sobre carros híbridos, ensino híbrido, animais híbridos e muito mais. Mas afinal, o que faz com que algo seja híbrido? Bem, neste artigo vamos tentar explicar um pouco sobre esse conceito.

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, híbrido tem origem na biologia, e significa um organismo formado pelo cruzamento de dois progenitores de raças, linhagens, variedades, espécies ou gêneros diferentes. O termo híbrido pode, ainda, ser utilizado para designar um tipo de atendimento, ou um tipo de motor de um veículo.

Híbrido na biologia


Animal ou vegetal híbrido são aqueles procriados por duas espécies distintas mas pertencentes ao mesmo gênero. É o resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes, ou entre duas linhagens puras de uma mesma espécie. Um exemplo de animal híbrido é o cruzamento de uma égua com um jumento, que resulta em um burro ou mula, tendo a esterilidade como sua principal característica.

Segundo a biologia, quanto mais afastados geneticamente forem os progenitores, maior é a probabilidade de o híbrido resultante ser estéril. A esterilidade acontece quando ocorrem erros no emparelhamento dos cromossomas durante a meiose.

Outro exemplo em que podemos encontrar o termo


Existe também o agente híbrido, que é um termo técnico relacionado a central de atendimento telefônico (atendimento híbrido), o que acontece no telemarketing.

Normalmente são operadores que recebem a chamada e têm a opção de tentar recuperar a chamada através da discagem do número obtido pela bina (aparelho que identifica o número de telefone que fez a chamada).

Certamente você já ouvir falar de carro híbrido


Um automóvel híbrido é um automóvel que possui um motor de combustão interna, geralmente a gasolina, e um motor elétrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões. Um automóvel híbrido é aquele que combina motor a combustão e motor elétrico, por exemplo.

Normalmente, o automóvel híbrido polui menos do que os automóveis somente com motor a combustão, mas seus custos são altos se comparados à diferença de emissão de poluentes. O primeiro carro híbrido produzido em série no mundo foi o Toyota Prius, no Brasil, para se ter uma ideia, seu valor chega perto dos R$ 200 mil.

E quanto ao ensino híbrido?


Para aplicar o ensino híbrido na pandemia, é preciso entender que a modalidade possui duas categorias de modelos, chamados de sustentado e disruptivo. Vamos aos detalhes:

O ensino na pandemia


O ensino híbrido na pandemia ganhou muito destaque por ser uma tendência e um legado para a educação. Sendo assim, é importante conhecer os diferentes modelos para colocar a metodologia em prática no plano de ensino. Vamos começar com a sala de aula invertida!

O aluno estuda o material da aula antes do encontro presencial e já tem informações para tirar dúvidas e aprofundar o conhecimento.

Diferente do que é feito no ensino tradicional, o aluno estuda sozinho primeiro para depois aplicar os conceitos e tirar dúvidas entre os colegas e com os professores. Este modelo de ensino híbrido na pandemia é sustentado, que mantém características do ensino tradicional.

O modelo flex


Muito usado como metodologia do ensino híbrido na pandemia, o Flex dá protagonismo ao aluno e coloca o professor na posição de tutor e mediador para tirar dúvidas, motivar e organizar o estudo. Sendo assim, as atividades podem variar entre individual e coletivo com toda a turma. Este modelo de ensino híbrido na pandemia é disruptivo, pois rompe totalmente com o ensino tradicional.

Temos ainda o laboratório rotacional


De forma alternada, a turma é dividida em dois grupos, sendo que uma parte realiza atividades online e a outra tem o apoio do professor em sala de aula. Ou seja, o estudante tem autonomia no estudo com apoio da tecnologia, mas continua com o suporte do professor presencialmente para fazer exercícios e tirar dúvidas. Este modelo de ensino híbrido na pandemia é sustentado, que mantém características do ensino tradicional.

 

Powered by Rock Convert
O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!