Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Hobbies para começar a praticar

Nós sempre estamos em busca de aperfeiçoamento pessoal e profissional. Trabalhamos, estudamos, mas as vezes esquecemos que precisamos, em meio a todo esse turbilhão, dedicar um tempo para nós mesmos, como os hobbies por exemplo. Fazendo algo que nos oportunize momentos de lazer, diversão e de reflexão.

Bem, uma das muitas funções de se ter um hobby é justamente nos ajudar a focar em nós mesmos em atividades que nos tragam paz e tranquilidade. Afinal, quantas vezes deixamos de fazer algo que nós gostávamos para focar energias em coisas ligadas ao trabalho e crescimento profissional?

A verdade é que quando não separamos um tempo para realizar hobbies e coisas que nos remetem ao lazer e a diversão, a nossa produtividade também sofre, seja no trabalho ou nas tarefas de casa e, principalmente, nos estudos. Tudo precisa estar equilibrado!

Por isso neste artigo do Instituto Mix de Profissões, separamos alguns hobbies que podem te ajudar a encontrar uma nova atividade. Vamos conferir?

Cores, traços e tintas!


Ninguém precisa ser um Picasso ou um Van Gogh, quando falamos em desenhar e pintar. A verdade é que quando ficamos submersos no mundo das cores e da fantasia, relaxamos e colocamos todo o nosso foco e atenção no aqui e agora, naquilo que estamos fazendo.


Esta é uma ótima maneira de controlar problemas como a ansiedade, por exemplo, um dos problemas que mais afetam os brasileiros hoje em dia. Vale destacar que existem muitas formas de pintar. Não apenas quadros, mas em folhas de papel com lápis de cor, ou para você que quer começar a treinar, dá para pintar em toalhinhas de louça também.

As possibilidades são variadas com as cores! Deixe a sua rotina mais colorida pintando e desenhando. Você vai ver que aos poucos isso pode se tornar um hobby e, quando menos esperar, estará realizando desenhos e pinturas incríveis.

Teatro está entre hobbies mais procurados


Atuar ajuda em muitos aspectos. Quando falamos de atuação estamos falando de melhorar capacidades como a de falar em público, melhorar a improvisação de falas e situações, interagir com outras pessoas, ser capaz de vivenciar outros sentimentos e personalidades que muitas vezes “trancamos” dentro de nós mesmos.

Neste quesito podemos citar a raiva, a tristeza, a alegria, soltar o riso, e tantas outras faces do que nos faz ser humano: as muitas emoções!

Que tal tornar os exercícios físicos em um hobby?


Essa é uma forma de buscar um maior condicionamento físico, dar atenção à sua saúde e ainda cuidar da mente, tudo isso em um único hobby: exercícios físicos.

Seja academia, esportes, caminhada, andar de bike, o que você preferir. Mais do que tornar isso um dos seus hobbies, é quase obrigatório tentar buscar uma vida com uma rotina saudável para o seu corpo e sua mente.

Leitura entre os hobbies favoritos da população


Leitura não precisa ser algo chato e monótono, você pode ler aquilo que mais te interessa. Se você gosta de carros e mecânica, pode ler algo sobre o tema, se você gosta de fantasia, pode pesquisar sobre uma história que te interesse. Se você prefere biografias e livros de autoajuda, sem problema! O importante é ler.

A leitura é uma boa forma de conhecer novas histórias e aprender outras coisas sem precisar sair do sofá. É um ótimo hobby para quem busca relaxar e se divertir após um dia corrido. Lembrando que não precisa ser só livros, você pode ler notícias, artigos, estudos, revistas, o que achar melhor, seja em objetos físicos como livros de papel ou leituras de forma digital.

Cartas ou jogos de tabuleiro


Em um mundo viciado em jogos eletrônicos de computadores, consoles e celulares, esquecemos que existe o bom e velho jogo de tabuleiro. Existem muitos no mercado! Eles são ainda mais divertidos quando jogados em um grande número de pessoas. Já pensou em marcar uma data mensal para uma jogatina com os amigos?

Seja cartas ou jogos de tabuleiro, esse é um ótimo hobby para ver as pessoas ao vivo, em carne e osso. Além de aproveitar para deixar o celular de canto um pouquinho para se concentrar no jogo e nos amigos ou familiares. Vale a experiência!