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Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos.

Gostem dele ou não, na região Centro-Sul do Brasil, que compreende parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, o inverno costuma derrubar as temperaturas com ondas de frio, que vêm e passam durante toda a estação.

E acredite, com a forte influência da La Ninã, o frio deve se estender mais do que o normal, e podemos ter dias mais frios até no mês de outubro, segundo dados de especialistas em meteorologia.

E a chegada dos dias mais frios traz uma série de mudanças, com impactos não apenas ao ambiente, que responde com belas paisagens, mas também ao corpo humano. Com as férias de inverno também surgem novas opções de entretenimento e lazer.

Efeitos do inverno no organismo


A temperatura do nosso corpo deve estar entre 36º e 37º. Por isso, quando as temperaturas mais baixas tornam-se companheiras da rotina, precisamos produzir mais energia para manter o aquecimento em ordem. Um dos primeiros impactos diretos do inverno é, portanto, na alimentação.


A queima de calorias também diminui nos dias frios, por isso é tão difícil levantar da cama quando a manhã chega. Assim, fica reforçada também a importância de práticas mais saudáveis, onde deve-se considerar a inclusão de exercícios entre os compromissos diários. Atividades físicas podem prevenir doenças, como as dores em articulações e até mesmo as famosas gripes e constipações.

Aproveite as frutas da estação!


Além da atenção aos hábitos que tornam o corpo mais saudável, o inverno também pede aquela famosa “bergamota (tangerina) ao sol”, como dizem os gaúchos. No Rio Grande do Sul é comum que as pessoas digam essa frase para enaltecer o hábito de consumir tangerina ao mesmo tempo em que os raios solares iluminam a pele.

A fruta é rica em vitamina C, ajudando assim na prevenção de doenças como gripes e resfriados. Outras frutas como o caqui, a goiaba, a maçã e o maracujá surgem em abundância nesta época do ano.

Aproveite o sol e seus benefícios


É comprovado que a exposição ao sol aumenta a produção de serotonina, responsável pela sensação de bom humor. Uma simples atitude pode evitar até mesmo o mau humor, que pode surgir com as mudanças da chegada da nova estação.

O horário recomendado pelos especialistas para se expor aos raios solares é antes das 10h e após as 16h, para evitar danos oriundos dos raios ultravioletas.

Frio e tempo seco pedem mais hidratação!


Banhos quentes e o vento frio, característico da estação, podem ressecar e pele, que precisa estar bem hidratada. Cada corpo necessita de uma quantidade específica, mas a recomendação média é que se beba 2 litros de água diariamente.

Nós temos mais dificuldades em ingerir água no inverno, pois não transpiramos com frequência e às vezes passamos o dia todo sem sede. Por isso o ideal é deixar sempre uma garrafinha d’água ao seu lado para lembrar de se hidratar, seja no trabalho ou em casa. 

Aproveite a natureza no inverno


Por que não aproveitar para desbravar novos lugares e descansar um pouco? A ciência revela que o excesso de trabalho desestrutura sua capacidade de produção, fragilizando a saúde e até mesmo o estado emocional.

Além das tradicionais opções que a Serra oferece, para quem não gosta de agito e concentração de pessoas, existem trilhas e roteiros incríveis em meio à natureza. Assim, você pode até mesmo aumentar sua proximidade com o meio ambiente.

Viu como o inverno pode ser muito melhor com uma simples mudança de perspectiva? Por mais que acordar cedo fique um pouquinho mais difícil, e tomar banho também, cá entre nós, as delícias da estação mais elegante do ano compensam e podem resultar em grandes histórias e aventuras.

 

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