Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Jovens e a busca pelo empreendedorismo

O povo brasileiro é sonhador e criativo por natureza. Podemos observar esse comportamento nas redes sociais e em publicações de revistas de negócios, por exemplo, com artigos de jovens que deixaram de ser colaboradores, empregados em uma empresa, para empreender. Tendência acentuada na atual geração de jovens do mercado brasileiro, que buscam fazer a diferença, cada qual no seu segmento.

Para entender esse comportamento, temos que olhar para o passado. Nossos avós e nossos pais, em muitos casos, sofreram com períodos de inflação, temores e desconfianças com o mercado. Eles almejavam a tão sonhada busca por estabilidade. Hoje, em pleno 2021, a geração e os tempos são outros.

Os jovens estão em um mundo de muitas possibilidades, em que a estabilidade, ainda muito importante, não é mais tão atrativa quanto se aventurar por novos horizontes e possibilidades econômicas. Empreender no Brasil ainda é algo que pede coragem, senso de mercado e visão, mas nada comparado ao que víamos anos atrás.

Com um computador, internet, capacitação profissional e força de vontade, um jovem pode dar início a sua própria história e sua própria empresa.

Escolas deixam de ser “formadoras de empregados”


Há alguns anos, quando íamos às escolas fundamentais, ensino médio, cursos profissionalizantes e universidades, éramos treinados para uma profissão e para atuar nela, ponto. Os jovens aprendiam o básico necessário para desempenhar suas funções e muitas vezes escolas e faculdades faziam a ponte para que o estudante entrasse em uma empresa o quanto antes. É algo positivo, sim, mas é preciso capacitar para que os jovens possam ir além.


Agora as escolas, principalmente as profissionalizantes, como o Instituto Mix de Profissões, vêem em cada aluno um potencial, um futuro empreendedor capaz de abrir o seu negócio, gerar empregos, renda e trazer uma novidade ao mercado como um todo. As escolas deixam de ser “formadoras de colaboradores” para dar espaço para “formadoras de visionários”, proporcionando aos alunos a escolha de seus próprios caminhos.

Essa era, e ainda é em muitos casos, uma das principais deficiências do segmento educacional no Brasil: a falta de incentivo ao empreendedorismo. Como empreender, como funciona, onde posso tirar dúvidas, quem pode me ajudar, quais caminhos a seguir, quem devo procurar? Eram tantos os desafios e questionamentos que muitos logo desistiam de seus sonhos.

Atualmente essa realidade ainda existe, mas, como mencionamos, a mentalidade do mercado educacional começa a mudar, e as escolas profissionalizantes, como o Instituto Mix de Profissões, são mestres nesse quesito.

Time is money” 


Primeiro ponto. Tempo e o dinheiro! Sim, não podemos fugir dessas duas realidades do mercado, tempo é dinheiro e dinheiro é cada vez mais precioso em um mundo onde um investimento preciso deve ser sempre levado em conta. Por que falamos isso?


O que mais existe atualmente são milhões (sim milhões) de jovens formados em cursos superiores de Administração, História, Artes Visuais, Biologia, Direito, Ciências Contábeis (a lista é grande), por exemplo, que não atuam na área em questão. Ou seja, gastaram tempo (aproximadamente quatro anos) e muito dinheiro em algo em que muitas vezes não era o seu real objetivo e acabam não atuando na área, resultando em frustração. A ideia ultrapassada que um curso superior é a garantia de sucesso está defasada!

Obviamente nosso intuito não é desmerecer os cursos superiores, afinal, eles são vitais e muitas atividades não existiriam sem a formação de um profissional em um curso superior. Porém, há que se observar que fazer um curso superior “por fazer”, não faz sentido se você não tem claro o segmento que você quer atuar.

Mais uma vez lembre-se, tempo e o dinheiro, aproveite ambos! Se estiver em dúvida, cursos profissionalizantes são excelentes termômetros para você se descobrir em uma profissão, muito mais baratos, acessíveis em termos de matrícula, curta duração e muita, muita prática! Neste artigo você encontra mais benefícios dos cursos profissionalizantes. 

Lembre-se ainda que empreender não significa perder sua vida social, seus hobbys e sua saúde mental. Empreenda para ter qualidade de vida e não viver para seu negócio e esquecer que existe “vida lá fora”, ponha sempre tudo na balança. Até porque se sua saúde mental e física vai mal, mais cedo ou mais tarde seu negócio também irá!

Jovens: nunca parem de estudar!


Se você traçou metas para a sua vida, como empreender, abrir um negócio que você se identifique, tenha em mente que continuar os estudos não é uma opção para você, mas praticamente uma obrigação para todos aqueles que querem continuar evoluindo no mercado de trabalho.


Imagine um médico idoso, cuja formação aconteceu há muitos anos e que ele seja relutante a se abrir às novas ferramentas de trabalho, cursos, workshops, rodas de discussões, conferências, estudos de médicos mais novos etc. Apesar de ele ter muitos anos de experiência, podendo identificar rapidamente a doença do paciente pelos sintomas, ainda assim, ele não estará totalmente apto para tratar o paciente da maneira mais eficaz ou tecnológica. Isso, ao longo do tempo, resultará em perda de clientes que optam por profissionais que mostram mais conhecimento ou que sejam mais atualizados.

Isso não se restringe ao mundo da saúde, mas a qualquer segmento que você escolher. Parar de estudar não é uma opção em um mundo competitivo e globalizado como o nosso. “Mas o que mais eu poderia fazer?”, você pode se perguntar.

Alguns cursos são vitais para qualquer profissional de qualquer segmento, exemplos são os cursos de inglês, se você ainda não domina o idioma, cursos de gestão de pessoas, técnicas administrativas, cursos de oratória, atualização de programas de informática, e por aí vai. Existem muitos, muitos cursos, só o IM oferece 200 em sua grade, cursos presenciais e EAD.

Onde estudar? No Instituto Mix de Profissões!


Para quem quer empreender, a continuação do processo de capacitação deve ser contínua. Não pode ser interrompida, para que você e seu negócio estejam sempre antenados no que acontece com o mundo à sua volta, estudo é fundamental e no mercado não existe uma empresa mais atualizada nas tendências de cada profissão, dos cursos que oferece, que a marca IM, há mais de 10 anos no mercado e com quase 1 milhão de alunos capacitados. 


Por isso, o Instituto Mix de Profissões é uma das escolas mais bem preparadas para te ajudar a alcançar os seus objetivos. Com nove famílias de cursos, o IM te ajuda a se capacitar de forma rápida, eficiente, e o mais importante neste tempos, de forma tecnológica e digital. 

Em um mundo de jovens empreendedores, aproveite o que uma das maiores e melhores escolhas de cursos profissionalizantes do Brasil tem a oferecer. Acesse os cursos do Instituto Mix e de um start na sua carreira profissional, empreenda e surpreenda!