Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Meio ambiente: atitudes que fazem a diferença

Você faz parte do grupo de brasileiros que está preocupado com o futuro do nosso planeta, mas faz pouco (ou nada) para mudar essa realidade? Não se preocupe, você não está sozinho, mas que tal começar a mudar essa realidade? Juntos nós podemos ajudar o meio ambiente!

Saiba que o futuro do “gigante azul” depende de cada pequeno gesto, de cada pessoa presente nele, por isso ainda dá tempo de você se mobilizar em prol do meio ambiente, da nossa casa, afinal, não existe planeta B.

Todos nós sabemos que o planeta Terra não está bem, há sinais evidentes a cada ano. Estamos observando de perto as mudanças climáticas e, infelizmente, estamos sofrendo diretamente com todo o impacto negativo que o homem causa na Terra.

Você deve estar pensando: “como eu, uma única pessoa, posso salvar o planeta?” Realmente não é uma tarefa fácil, entretanto, pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazer desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações.

Atitudes simples para ajudar o meio ambiente

Sabe as árvores que você vê por aí? Elas desempenham um papel fundamental no meio ambiente, elas renovam o ar, consumindo o CO2 e liberando o Oxigênio. 

Então, você pode começar protegendo as árvores mais próximas de você. Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas.

Tente manter sempre bonita e saudável a árvore no seu pátio (se tiver). E lembrar aos vizinhos que é importante cada um cuidar das suas árvores, fazendo o mesmo. É algo bem significativo, um importante passo. E para você que quer agregar uma renda extra, saiba que está em alta o ramo da venda de plantas, cada vez mais as pessoas querem ter um “verde” em suas residências, cuidando de plantinhas ornamentais (decorativas).

Recursos hídricos merecem nossa atenção

Cuide bem dos cursos de água. Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento. Se a sua cidade têm rios, tente plantar árvores nos barrancos, reforçando assim a mata ciliar e, como já mencionamos, ela “devolve” oxigênio para a atmosfera. 

Outra dica importante é reforçar para aquelas pessoas que gostam de pescar, de respeitar as épocas de reprodução dos peixes, e para que obedeçam às regras que indicam a quantidade de pescado permitida. Também é importante não realizar a caça ilegal. Pode ser um parente, um tio, um conhecido, sempre tem alguém que gosta de pescar ou caçar.

Ah! Que tal incentivar a pesca esportiva? Afinal a diversão é em esperar e capturar, não é mesmo? Tirar aquela foto bacana com o seu “troféu”, depois deixar o animal seguir a vida…

Cuidar dos animais é cuidar do meio ambiente!

Os animais desempenham um papel fundamental no ecossistema. Tem a função de equilíbrio. Espalhar sementes, promover alimento, controlar pragas, manter a estabilidade da natureza.

Quanto a nós, podemos ajudar eles com atitudes contra o abandono de animais domésticos, por exemplo, ou nunca comprar animais silvestres sem registro. Ao comprar animais ilegais, você está construindo para o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade de uma região, podendo até mesmo levar espécies à extinção.

Outra dica importante para a preservação dos animais é cuidar do seu lixo. Quantas vezes você já viu reportagens de animais marinhos mortos com o estômago cheio de lixo? Várias, não é mesmo?

Cuide bem do seu lixo. Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades. Reforçando mais uma vez, que são os pequenos gestos que fazem a diferença.

“Ah, mas sou só eu quem faz a separação dos resíduos na minha casa (ou no meu condomínio!)” Não desanime e continue a separação sempre que puder, incentive os outros a seguirem o seu exemplo. Um fazendo o certo, é melhor do que nenhum.

Os três R’s

Temos palavras chaves quando o assunto é ajudar o meio ambiente, os chamados 3 R’s. O “reutilize”, o “reaproveite” e o “recicle”, siga esses R’s sempre que for possível.

Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos. Roupas que você não utiliza mais podem ser doadas ou recicladas. Alguns produtos podem virar itens de decoração. O importante é sempre ter em mente que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente.

Reduzir ajuda o meio ambiente

Sempre que você puder reduza o consumo de água. Para isso, basta criar maneiras de aproveitar melhor a água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas com água potável, diminuir o tempo de banho, cuidar com a água escorrendo da torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça. Detalhes que, mais uma vez, fazem a diferença!

Outra dica (ainda sobre o termo “reduzir”), reduza o consumo de energia elétrica. Evite o consumo exagerado, lembrando sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados e apagar as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários. Maneire o “abre e fecha” da geladeira, otimize as lavagens na máquina de lavar roupa e use o ar condicionado de forma inteligente, não colocando a temperatura do ar no mínimo ou deixando o ar ligado com portas e janelas abertas.

Viu, é fácil fazer a nossa parte e, ainda por cima, vamos ter uma ótima surpresa na conta de luz!

Mexa-se! É bom pra saúde do corpo e do “bolso”

Evite andar apenas de carro. É bom, nós sabemos. Mas as vezes usamos o carro para tudo, literalmente. Até para ir em locais muito, muito próximos. Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, opte por deixar o carro em casa.

Você sempre pode optar por utilizar o transporte público de sua região, criar sistemas de caronas, andar de bicicleta (está na moda inclusive) ou ainda ir a pé, dependendo da distância a ser percorrida. Você vai gastar gordura corporal e economizar em gasolina. Que tal pensar por essa perspectiva. Ajudar o meio ambiente gera economia!

Falando em compras, compre apenas o necessário. A dica aqui é sempre se perguntar antes de uma compra: eu realmente preciso, ou é apenas consumismo? A produção exagerada de produtos ocasiona a exploração de nossos recursos de maneira descontrolada. Por tanto, só consuma o necessário e só adquira produtos realmente importantes.

Viu gente, ajudar a proteger o meio ambiente não é um bicho de sete cabeças. É fácil e nós podemos fazer no dia a dia, na nossa rotina.

Ah! Compartilhar esse artigo conta pontos quanto a preservação do meio ambiente, passe adiante essas dicas e juntos vamos conscientizar o maior número possível de pessoas.