Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Melhores fantasias para o Halloween

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma das tradições mais conhecidas nos Estados Unidos e a data de 31 de outubro, antecede o Dia de Todos os Santos (1º de outubro). Por aqui, em terras tupiniquins, o Halloween não tem os mesmos níveis de adesão da população.

Mas ao longo dos anos, devido a forte influência da cultura americana, o Halloween vai entrando em nosso calendário. Prova disso são as festas temáticas, doces e, principalmente, as fantasias!

No artigo de hoje do Instituto Mix de Profissões, vamos dar algumas dicas de fantasias que sempre arrasam no Halloween e mostrar para você que o Dia das Bruxas não precisa ser sempre “macabro”. As fantasias podem ser diversas e bem criativas, só não vale se fantasiar de caipira, deixe essas para os festejos juninos!

Fantasias baseadas em filmes e séries


Elas ainda funcionam muito bem. Até porque existem tantas opções que fica até difícil escolher. Se você gosta do mundo geek, podemos citar fantasias desde Palpatine, Lord Sith de Star Wars até o boneco Chuck.

Temos ainda a opção de fantasias de Coringa dos filmes do Batman, as gêmeas de O Iluminado, a menina que vomita verde de O Exorcista, a Annabelle da série de filmes e a Wandinha Addams.

No mundo das séries temos a novíssima boneca da Batatinha Frita, 1,2, 3. Além de fantasias já consagradas como as da La Casa de Papel, Stranger Things e muito mais. E você não precisa gastar horrores nessas fantasias, basta usar a criatividade, muita maquiagem e voilá! 

Que tal “abrasileirar” o Halloween?


Deixando os grindos um pouco de lado, que tal a gente aprofundar os conhecimentos, e as fantasias, da nossa própria cultura folclórica? Temos um grande diversidade de personagens e fantasias muito fáceis de se fazer baseadas em nossos mitos e lendas.

Vamos de saci? Um personagem bastante popular do folclore nacional, o Saci-Pererê é descrito como um menino negro que tem apenas uma perna (no Halloween você pode usar as duas, sem problemas), usa um gorro vermelho e está sempre com um cachimbo na boca.

Temos ainda a Iara, também conhecida por Uiara (“senhora das águas”, na língua tupi-guarani), esta é a personagem da famosa lenda da Mãe D’Água, uma das mais representativas do folclore brasileiro.

A lenda da Iara conta que esta é uma criatura metade mulher e metade peixe (uma espécie de sereia), que habita os rios da região amazônica. Assim como o Saci, o Curupira é outro personagem do folclore brasileiro que habita as florestas e é conhecido por fazer muitas travessuras.

O Curupira é descrito como um anão de cabelos ruivos, com muitos pelos pelo corpo e os pés virados para trás (obviamente isso não dá para imitar). A criatura usa essa última particularidade como uma artimanha para enganar as pessoas, fazendo com que fiquem presas na mata e não encontrem o caminho para casa.

Muitas vezes confundido com o Curupira, a Caipora é outro personagem tradicional do folclore brasileiro. A sua lenda é muito comum na região amazônica, sendo seu nome originário a partir do tupi-guarani caapora, que significa “habitante do mato”.

Diferente do seu “primo” Curupira, a Caipora não tem os pés virados para trás, mas também é descrita como uma criatura de pele escura, coberta de pelos vermelhos e que anda sempre montada em um porco-do-mato.

Há, claro, muitos outros personagens, como o Boitatá, a mula sem cabeça, e por aí vai.

Sempre é bom costurar nestas horas


Nestas horas é sempre bom saber o mínimo de costura, além de maquiagem, claro. Como atualmente está tudo caro, usar a criatividade a nosso favor é sempre muito bem-vindo, por isso se você quer aprender a fazer fantasias maravilhosas para festividades ou makes das mais diversas, a gente do Instituto Mix separa estes dois cursos para você dar uma olhada.

O de Corte e Costura e o de Maquiagem Profissional, aproveite o Halloween e arrase na fantasia.