Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Microblading realça e dá formas às sobrancelhas

No sempre inovador mercado da beleza, o que não faltam são novidades para quem quer estudar ou investir em profissões ligadas a esse segmento. A técnica do microblading tem virado febre entre homens e mulheres que desejam dar mais vida e formas para as suas sobrancelhas.

A técnica consiste na utilização de um instrumento que pigmenta a pele de acordo com a cor da sobrancelha do cliente, essa pigmentação é não é definitiva, mas dura um bom tempo.

O microblading utiliza um aparelho denominado Tebori e esse procedimento está disputando, aos poucos, espaço com a micropigmentação fio a fio 3D. O microblading com Tebori tem sido muito eficaz principalmente para quem busca um resultado bem natural de preenchimento, por ser feito fio-a-fio, bem fino e delicado.

Micropigmentação ou microblading?

A principal diferença da micropigmentação fio a fio 3D é que este procedimento usa o aparelho chamado de dermógrafo, no qual o aparelho em questão precisa de eletricidade e possui uma trepidação, dificultando um pouco mais a precisão do traço. Porém existem muitos profissionais especializados e capacitados para fazer um traço perfeito na sobrancelha com essa técnica.

Já no Microblading se usa a técnica do Tebori (que significa “tatuagem à mão”, traduzido do japonês para o português) que surgiu no século XIX no Japão, no qual os tatuadores da época faziam verdadeiras obras de arte na pele com agulhas coladas uma na outra, presas em uma espécie de caneta.

Por aqui adotamos o nome desse instrumento de Tebori e os brasileiros, criativos como sempre, têm modernizado bastante as técnicas para atender a demanda estética da arte de modelar as sobrancelhas. O Tebori é bem parecido com um micro bisturi, seria um tipo de caneta com lâminas, que possuem tamanhos diferenciados. Essas lâminas podem ser descartáveis ou de aço inoxidável para serem esterilizadas.

Aprendendo a técnica

Por ser um procedimento manual é necessário fazer um curso específico nessa área para aprender bem as técnicas e praticar bastante, para o profissional manusear esse tipo de instrumento com segurança e autoconfiança. Seria como aprender a desenhar à mão fio a fio, como em um papel com uma lapiseira, os traços precisam ser leves e com o movimento certo de acordo com o tipo de sobrancelha e direção dos fios do cliente.

Por ser manual e não trepidar como o dermógrafo, pode ser mais fácil e prático para trabalhar com esses equipamentos. Lembrando que o Instituto Mix de Profissões disponibiliza em sua grade de cursos tanto o curso de microblading como o de micropigmentação. Para você que, além de querer aprender as técnicas e poder praticar em você mesmo, quer abrir seu próprio negócio especializado nesse procedimento estético e faturar um bom dinheiro.

Microblading: definitivo ou temporário?

O microblading não é definitivo. Ele é temporário como as tatuagens de henna, que tem duração média de 15 dias por não ter penetração da agulha na pele. Ela é aplicada somente sobre a superfície da derme.

O microblading durará em média de um a dois anos e dependerá muito da forma como a pessoa cuida da região, como evitar exposição demasiada ao sol, seu tipo de pele, qualidade da tinta utilizada, são os mesmos cuidados para quem fez a micropigmentação. Normalmente para quem é loira e utiliza tons mais claros, o microblading tende a desbotar com maior facilidade do que os tons mais escuros.

Contraindicações para quem for fazer microblading

A técnica do microblading não é indicado para pessoas que têm diabetes, que façam uso de medicamentos anticoagulantes, alérgicos a determinados produtos, pessoas com tendências a queloides (cicatrização excessiva da pele) e gestantes.

Qualquer dúvida que você tenha antes de iniciar o procedimento, a dica do IM é sempre consultar previamente um médico para avaliar a sua situação, como um dermatologista, por exemplo.

E sempre busque profissionais qualificados para realizar o procedimento, afinal de contas será algo que ficará no seu rosto por vários meses. É o setor da beleza que não para de inovar e investir em novas técnicas, garantindo mais glamour para a população, emprego, renda e muitas oportunidades.

Para saber mais detalhes sobre o curso do Instituto Mix de Profissões de Microblading, assista a reportagem!