Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Minecraft: cinco modos para jogar!

O famoso jogo Minecraft, da Microsoft, começou sua carreira com modos de jogo bem simples, que permitiam aos usuários entrar no mundo de blocos, mas nada muito além disso.

Com o passar do tempo, a aventura foi ficando mais completa e várias formas de jogar foram adicionadas. Nós, do Instituto Mix de Profissões, que temos o curso de Mundos Minecraft, listamos alguns modos para jogar este que é um dos jogos eletrônicos preferidos dos jovens.

Modo Minecraft Survival


O modo mais tradicional é o Survival. Nele, você é “jogado” no mundo e precisa sobreviver. O personagem sentirá fome, sofrerá dano por quedas e monstros surgirão para atacá-lo com frequência, na maioria das vezes, sem motivo.

Conhecido pela natureza desafiadora e punitiva, esse é o modo mais popular de Minecraft. Os jogadores começam sua jornada bem fracos. Porém, ao extrair recursos do mundo a sua volta, como madeira, pedra e ferro, os gamers começam a construir, se equipar e se armar até conquistar seu espaço.

Ao contrário do que muitos jogadores imaginam, há um final e um objetivo em Minecraft. A meta é alcançar outras dimensões mais perigosas, como o Nether e o The End. Esta última onde você poderá enfrentar o chefe final: o Ender Dragon.

Modo Creative


Em contrapartida, o modo criativo é completamente o oposto do Survival. Ele é dedicado apenas a construção, não oferecendo qualquer tipo de desafio e dando acesso direto aos jogadores a todos os blocos que existem em Minecraft, sem precisar captar recursos. Ainda assim, se algum bloco ficar no seu caminho, você pode destruí-lo com um único clique.

No modo Creative, o personagem é completamente imortal, e os monstros continuam aparecendo em locais escuros. Porém, eles são inofensivos. É possível ainda voar para melhor posicionar blocos, se locomover em grande velocidade e ainda utilizar poções para ganhar efeitos úteis, como se mover ainda mais rápido ou enxergar no escuro.

Minecraft Adventure


Esse é um dos modos mais recentes adicionados ao jogo que introduz um pouco mais de controle ao mundo caótico de Minecraft. Normalmente qualquer bloco pode ser quebrado, independente da ferramenta que você tem. É possível tentar quebrar uma pedra com um graveto ou com as mãos nuas, porém leva muito tempo.

Já no modo Adventure, os blocos não podem ser destruídos livremente. Somente é possível destruir blocos utilizando as ferramentas corretas, picareta para pedra, machado para madeira, pá para terra e assim por diante. Dessa forma, é possível criar mapas e fases mais parecidas com as de jogos comuns.

Mapas de Aventura podem ter locais onde o jogador consegue ir desde o início ou limitar seu acesso. Talvez o exemplo mais simples seja o de uma fase de labirinto. Nela, o usuário realmente precisará resolver o labirinto, já que não seria possível quebrar as paredes para atravessá-lo.

Modo Hardcore


Basicamente, o modo Hardcore é o mesmo que Survival. Você ainda precisa sobreviver, se alimentar e enfrentar monstros. A grande diferença é que ele vem com uma cláusula de autodestruição.


Você terá apenas uma vida e, quando morrer, todo o seu mundo será apagado com você. Esse modo é voltado para jogadores que queiram viver grandes emoções e sentir que cada perigo é realmente mortal.

Superflat Survival


Os gamers que desejavam apenas construir, não apreciavam o terreno acidentado de Minecraft para suas construções. Então, foi introduzida a opção de criar mundos “super planos”, que não possuem nenhum nível subterrâneo, apesar de poderem ter construções como vilas.

No entanto, entusiastas do modo sobrevivência tentaram jogar em mundos super planos no modo Survival, criando uma espécie de subgênero. Neste tipo de aventura, os recursos são muito limitados, e o jogador depende principalmente das vilas para manter-se vivo à noite. Isso porque no subterrâneo todos os monstros se concentram na superfície.

Gosta de Minecraft? Acesse o nosso curso Mundos Minecraft para mais informações.