Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos.

Este mês é marcado pela campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde, em especial o câncer de próstata, que é o principal tema do período. 

O tumor na próstata é o segundo tipo de neoplasia que mais atinge a população masculina, atrás apenas do câncer de pele. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que quase 70 mil novos casos surjam todos os anos, o que equivale aproximadamente a sete diagnósticos por hora.

Entendendo o que é a próstata e sua função no organismo masculino


A próstata é uma glândula (por isso ela é também pode ser chamada de glândula prostática), que apresenta uma forma arredondada e possui, em média, 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, totalizando um volume de aproximadamente 15 a 20 centímetro cúbicos (ou 15 a 20 gramas).


A glândula prostática fica localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto (porção final do intestino grosso). Colada à próstata também ficam as vesículas seminais, órgãos responsáveis pela produção de parte do líquido presente no esperma.

Apesar de ser um órgão importante, cuja principal função é a proteção dos espermatozoides no líquido ejaculado, ela não é essencial para a vida. Pacientes com doenças graves, como o câncer da próstata, podem ter a glândula retirada cirurgicamente sem que isso necessariamente acarrete maiores transtornos.

Outros problemas da próstata observados no Novembro Azul


Além do câncer, a próstata pode ser afetada por outras duas doenças: a prostatite (inflamação) e a hiperplasia (aumento) prostática benigna (HPB). Estas três enfermidades podem ser diagnosticadas com o exame de toque retal e a dosagem do PSA no sangue.

A recomendação é que a partir dos 50 anos, os homens devem se consultar anualmente com um urologista. Mas aqueles que têm casos de câncer de próstata em parentes próximos (pai, irmãos ou tios) precisam procurar atendimento com um especialista aos 40 anos, porque fazem parte do grupo de risco, assim como os negros, que, segundo estudos, são mais propensos a desenvolver esse tipo de câncer mais cedo.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa e não apresenta sintomas alarmantes. Por isso, é importante ir frequentemente ao urologista para diagnosticar a doença no começo.

Instituto Mix e seu compromisso social com as campanhas de prevenção

O Instituto Mix de Profissões, todos os anos, se une às campanhas de conscientização social, seja para chamar atenção da sociedade para problemas como o do Setembro Amarelo, de combate ao suicídio, do Outubro Rosa, que visa chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção das mulheres quanto ao câncer de mama e, neste mês, se une a milhões de brasileiros na campanha do Novembro Azul.

“Nosso objetivo com essa campanha é promover em nossos alunos, colaboradores e a população em geral, a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e diabetes”, afirma a gerente do setor de mídias sociais da rede Instituto Mix de Profissões, Natasha Eliza.

Escolas IM reforçam compromisso social com o Novembro Azul


Ela enfatiza ainda que por meio de parcerias, muitas escolas pelo Brasil têm possibilidade de promover e participar de ações sociais com foco em homens a partir dos 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros. O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema cercado de muito preconceito.


O público masculino pode procurar mais informações a respeito do exame de próstata e diabetes nas Unidades Básicas de Saúde do seu município, além de Unidades de Pronto Atendimento e hospitais, quanto antes o câncer for diagnosticado maior a chance de cura.

Mais informações sobre o câncer de próstata no site oficial do Ministério da Saúde

 

Powered by Rock Convert
O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!