Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

O básico que você precisa saber para criar jogos

video game

A paixão pelos games deixou de ser algo exclusivo apenas dos meninos adolescentes já faz muito tempo. Hoje em dia, homens e mulheres de todas as idades se mostram apaixonados pelos jogos. E você, já pensou em fazer parte da criação deles? Iremos te guiar para os principais pontos que você precisa seguir para concluir essa meta.

Encontre a ideia perfeita

Muitos jogos já estão no mercado, então você deve querer que a sua ideia seja inovadora. Jogos parecidos aos mais famosos não chamam tanta atenção, tente inovar. E isso não significa que você tem que ser um profissional da programação ou um especialista. Muitas vezes o que chama atenção é mais simples, e não o mais complexo. Se apegue no diferencial, não na dificuldade.  Pois a complexidade não é significado de sucesso. Um dos exemplos clássicos é o famoso “Minecraft“, que possuí gráficos e jogabilidades simples, e que faz, mesmo assim, o maior sucesso. Curso de Mundos Minecraft.

Pesquise sobre os temas mais abordados em jogos e o que mais vem interessando os jogadores, escolha a faixa etária que você deseja agradar e produza um conteúdo próprio para as pessoas daquela idade.

https://www.youtube.com/watch?v=JcJiIMlB5ho

Valide sua ideia

Este termo vem do empreendedorismo e tem a ver com o fato de você não iniciar um projeto no impulso, pensar antes. Você deve ter tudo planejado e ter certeza de que aquilo tem chances de dar certo. Você deve analisar o seu produto, neste caso, o seu jogo. Veja o que ele possui de diferencial, o que ele tem de bom e o que tem de não tão bom assim, sendo sempre realista, pergunte-se: “Por que eu jogaria esse jogo?”.

Procure a opinião de pessoas que trabalham no ramo e/ou entendem do assunto. Tenha uma identidade, crie algo que seja unicamente seu. A partir do momento que você percebe que sua ideia é positiva e tem chances de dar certo, você começa a aprimorá-la para levá-la para frente.

Crie o planejamento

Tudo que você quer fazer com sucesso, exige planejamento. Você deve planejar seus gastos e o lucro que pretende ter. Além de pensar se você está entrando nesse meio para uma futura profissão ou se é apenas um “hobby” que você acha legal. Tudo isso deve ser colocado na balança na hora de pensar em quanto dinheiro será investido nesse projeto.

Aprenda a programar

Programar é uma parte bem importante do processo, e extremamente necessária, par anão falar fundamental. Se você não tem nenhuma noção de por onde começar a estudar programação, iremos te ajudar. Você deve começar filtrando que tipo de jogo você se interessa em fazer, para assim, saber qual o melhor programa para você usar. Saiba mais sobre recursos e cursos na área da tecnologia e programação de games.

Este programa irá juntar tudo que você precisa utilizar, ou seja, facilitando o processo de desenvolvimento. E para você não se preocupar, existem programas disponíveis para todas as plataformas. A partir do momento que você sabe qual programa usar, existem inúmeros tutoriais na Internet, principalmente no YouTube, que ensinam muito bem como utilizá-los. Basta você ter o interesse de aprender.

No entanto, o que nem todos sabem é que você precisa saber programar para criar um jogo, mas não precisa codificar. Qual a diferença entre programar e codificar? Bom, na programação você ordena eventos de uma forma lógica para algum objetivo. Já na codificação, você escreve códigos com comandos para algum objetivo. É possível criar jogos usando Programação Orientada a Eventos. Em que apenas arrastando blocos lógicos com uma interface extremamente amigável, você consegue criar jogos em poucos minutos.  Isso considerando que você nunca tenha programado em sua vida. Viu como é possível?

 

Divulgue seu jogo

A divulgação é o meio que você terá de fazer com que seu jogo chegue nas pessoas, e que elas tenham vontade de jogá-lo. É um investimento, não um gasto. Aposte nas redes sociais, como Facebook e Instagram, patrocine suas postagens. Mesmo que seja um valor pequeno, já irá gerar um grande impulsionamento. Isso, claro, considerando que você irá começar a criar jogos como uma forma de sustento, como sua profissão. Conheça o curso do Instituto Mix de Programação de Games.